quarta-feira, 5 de outubro de 2016

As semelhanças e diferenças nos invictos de 2016

Calouro Carson Wentz (11) é o grande destaque do Eagles neste início de temporada (foto: Philadelphiaeagles.com)


O sucesso da NFL pode ser explicado justamente pelo equilíbrio entre as equipes. Desde 2009 que não se repete um campeão do Super Bowl. Em uma temporada tão curta, todo jogo é decisivo para definir quais serão os rumos de cada uma das 32 franquias da liga. Já se passaram quatro semanas de um total de 17 da temporada regular, e somente três times ainda estão no grupo dos invictos - e que não eram favoritos antes do kickoff de abertura.

Denver Broncos, Minnesota Vikings e Philadelphia Eagles são as equipes que ainda não sabem o que é derrota em 2016. São menos de 10% do total de participantes da NFL. Em comum, as três franquias passaram por drásticas mudanças na última offseason, e essas alterações vem fazendo a diferença até aqui, e de maneira positiva.

Apesar de invicto, o Philadelphia Eagles tem uma vitória a menos que Vikings e Broncos, pois o Eagles já teve a sua bye week em 2016, na semana 4. O ataque da equipe da Pensilvânia funciona muito bem, liderado pelo quarterback calouro Carson Wentz (segunda escolha geral no Draft de 2016). Nestas três vitórias, o atleta já lançou para 769 jardas e cinco touchdowns, e ele ainda não foi interceptado na carreira - números surpreendentes para um jogador que era cotado como reserva de Sam Bradford até este ser contratado pelo Minnesota Vikings, a poucos dias da estreia. Além de Wentz, o ataque tem como destaques o running back Ryan Matthews (104 jardas e 3 TD's), e os wide receivers Jordan Matthews (204 jardas e 2 TD's), Nelson Agholor (120 jardas e um TD) e Darren Sproles (160 jardas e um TD).

Atual campeão do Super Bowl, Broncos deixou as incertezas da offseason para fazer uma boa temporada (foto: Denverbroncos.com)

Atual campeão do Super Bowl, o Denver Broncos viveu o maior dilema da offseason, sobre quem seria o QB titular da equipe neste ano, após a aposentadoria do lendário Peyton Manning. A franquia buscou Mark Sanchez para fazer uma transição para o jovem Paxton Lynch, selecionado no Draft, mas foi Trevor Siemian quem assumiu o comando do time nesta posição. E seus números também são ótimos (824 jardas e 6 TD's), contando com uma forte linha ofensiva e uma ampla presença de pocket para realizar seus passes. Quem também vai bem na equipe é o running back C.J. Anderson (252 jardas e 3 TD's), e os wide receivers Emmanuel Sanders (293 jardas e 3 TD's) e Demariyus Thomas (332 jardas e 2 TD's) pelo ataque, e pela defesa, o MVP do Super Bowl 50 também continua forte, com 5,5 sacks e um fumble forçado em 2016.

Mesmo com importantes desfalques, Vikings segue com uma temporada invicta (foto: Vikings.com)

Dilacerado por importantes lesões em seu elenco, o Minnesota Vikings é outra grande surpresa entre os invictos. Antes da temporada regular começar, a lesão do quarterback Teddy Bridgewater soou como tragédia anunciada para um ano que prometia ser promissor à equipe de Minnesota. Após a semana 2, tudo piorou ainda mais com a grave lesão do running back Adrian Peterson. Mas estas ausências não influenciaram no jogo da equipe. Pelo ataque, Sam Bradford (que desembarcou na equipe de última hora) está com boas atuações. Já são 419 jardas, quatro touchdowns e nenhuma interceptação nas três partidas em que foi titular - pois na semana 1 o atleta ainda não conhecia todo o play book dos Vikings. Com a ausência de Adrian Peterson, Jerick McKinnon vem comandando bem o jogo terrestre de Minnesota, com 138 jardas e um TD. O wide receiver Steffon Diggs (372 jardas e um TD) e o tight end Kyle Rudolph (221 jardas e 3 TD's) são os melhores no jogo aéreo da franquia. Além disso, a defesa já forçou seis fumbles e conseguiu 15 sacks nestes quatro jogos iniciais.

Ainda tem cerca de três quartos de temporada regular em jogo, e é incerto afirmar se estas três equipes irão aos playoffs neste ano. Mas o desempenho inicial de Eagles, Broncos e Vikings é bem positivo, e faz os torcedores sonharem com horizontes mais distantes para a atual temporada. O desenrolar das próximas semanas é o que vai definir se o bom rendimento destas franquias vai permanecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário