quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

O Super Bowl e sua grandeza explicada fora do campo



Faltam dez dias para o Super Bowl LI. Ao mesmo tempo que a grande decisão se aproxima, aumenta a expectativa para o jogo entre Atlanta Falcons e New England Patriots, em 5 de fevereiro, às 21h30. A decisão da NFL não define apenas o campeão da liga, como também ajuda a movimentar a economia.

As maiores audiências da história dos Estados Unidos são de Super Bowls. Os três últimos eventos foram os com mais espectadores. A edição XLIX, em 2015, entre New England Patriots e Seattle Seahawks, foi a mais assistida por lá, por 114,5 milhões de pessoas. Em segundo lugar está o Super Bowl XLVIII, entre Seattle Seahawks e Denver Broncos. Na terceira posição está o último Super Bowl, o 50, vencido pelo Broncos contra o Carolina Panthers. A decisão passada foi vista por 111,9 milhões.

Fora dos EUA, o Super Bowl é o segundo evento esportivo anual mais visto no mundo, perdendo apenas para a final da UEFA Champions League. Nessa estatística, não são contados eventos como a Copa do Mundo de futebol, e nem os Jogos Olímpicos, por não ocorrerem em todos os anos.Nas redes sociais, apenas no Super Bowl 50, foram mais de 16 milhões de mensagens publicadas no Twitter durante a partida.

O consumo de alimentos também é altíssimo. Apenas o Dia de Ação de Graças tem um consumo de alimentos maior que o Super Bowl.

Não há dúvidas de que o Super Bowl ajuda a inflacionar os cofres das  emissoras que o transmitem. Os intervalos da decisão são os mais caros do ano no mundo. No ano passado, para apenas 30 segundos, o custo era de US$ 5 milhões para a CBS, que transmitiu aquele jogo. Em 2017, o canal que exibe o evento nos Estados Unidos será a FOX. Anualmente, FOX, CBS e NBC revezam a transmissão. Não há dados sobre os valores de anúncios do Super Bowl no Brasil - que pode ser visto na ESPN e Esporte Interativo.

Este foi mais um texto explicativo sobre o Super Bowl. Até o dia 5 de fevereiro, mais textos assim serão apresentados por aqui. Fique ligado.

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