Times se enfrentam em um Super Bowl pela primeira vez |
O Super Bowl LI já é uma realidade. Sabemos quem são os adversários, e em 12 dias conheceremos o próximo campeão da NFL. No dia 5 de fevereiro, Atlanta Falcons e New England Patriots se enfrentam na 51ª decisão, em Houston, no NRG Stadium.
Este é o período mais fácil para atrair mais fãs da NFL. Por se tratar de uma decisão, a liga passa a ter um grande destaque na mídia em todo o mundo - incluindo em sites que não dão tanta importância ao futebol americano. Mas nem em todos os lugares é possível conhecer de fato, quem são os dois finalistas.
Para isso, apresentaremos neste post as histórias de New England Patriots e Atlanta Falcons. Não será uma análise do desempenho da temporada, e sim, servirá como uma forma de conhecer os dois times que disputam o título neste ano. Este texto não é só para quem acompanha a NFL há algum tempo, mas também é para quem ainda não conhece bem a liga, e que quer ter um time para torcer neste Super Bowl.
Falcons tenta conquistar o primeiro Super Bowl de sua história (foto: Atlantafalcons.com) |
Atlanta Falcons: a busca pela realização de um sonho
O Falcons completa 52 anos em 2017. O time surgiu em 1965, ainda na era clássica da NFL, sempre residindo em Atlanta. O empresário Rankin Smith comprou uma franquia, e a colocou na cidade da Georgia, na região Sudeste dos Estados Unidos. O nome "Falcons" foi escolhido através de um concurso feito por uma rádio local, que reuniu milhares de sugestões. A ideia da professora Julia Elliott foi a vencedora, que ofereceu o nome Falcons em homenagem ao falcão, com a justificativa de que é uma ave corajosa, e que jamais abandona sua presa.
Sua primeira temporada atuante foi em 1966. A partir de 1970, com a fusão entre NFL e AFL, o Falcons passou a representar a National Football Conference, a NFC, ou, traduzindo ao português. Conferência Nacional.
Os primeiros anos do time foram bastante difíceis. Até a temporada de 1977, só em duas oportunidades, a equipe teve mais vitórias do que derrotas. O ano de 1978 marcou a primeira presença da equipe nos playoffs. Dois anos mais tarde, o Atlanta Falcons conseguiu o primeiro título de divisão, a NFC Oeste - na época, as divisões da NFL eram Leste, Central e Oeste.
Antes do seu segundo título de divisão, o Falcons revelou um dos maiores nomes da história da NFL - e que curiosamente foi desprezado pela franquia. Em 1991, o time selecionou no Draft o quarterback Brett Favre, que teve poucas chances de atuar em Atlanta, e logo foi cedido ao Green Bay Packers - onde fez história e se tornou uma lenda.
Voltando a história da equipe, o auge foi em 1998, quando o time liderado pelo técnico Dan Reeves venceu a divisão, e pela primeira vez conquistou a Conferência Nacional, chegando ao Super Bowl XXXII. Na única decisão disputada até então, o Falcons acabou derrotado pelo Denver Broncos.
Com a reorganização das divisões em 2002, a franquia passou a representar a recém criada NFC Sul. Neste mesmo ano, Arthur Blank comprou o time, e é o dono do Falcons até hoje. Em 2004, o Falcons conquistou o título da divisão, e chegou até a final da conferência, quando perdeu para o Philadelphia Eagles. O time também venceu a NFC Sul em 2010, 2012 e 2016, na atual temporada, quando voltou ao Super Bowl. Em 2012, a equipe também foi à decisão da NFC, perdendo para o San Francisco 49ers.
Os principais nomes do atual elenco do Atlanta Falcons são: Matt Ryan, Julio Jones, DeVonta Freeman, Ricardo Allen, Mohamed Sanu, Matt Bryant, Levine Toilolo, entre outros. A franquia é comandada pelo técnico Dan Quinn.
Depois de um 2015 traumático (iniciando o ano invicto com cinco vitórias, e terminando fora dos playoffs), o Atlanta Falcons fez uma excelente temporada de 2016, com campanha em 11-5, sendo o segundo melhor na classificação geral da NFC. A franquia chega ao segundo Super Bowl de sua história, e mantém vivo o sonho do inédito título da NFL.
Robert Kraft (E), Tom Brady e Bill Bellichick (segundo à direita) - os nomes que mudaram a história do New England Patriots (foto: Patriots.com) |
New England Patriots: das vacas magras à dinastia vencedora dos tempos atuais
Quem conhece hoje o New England Patriots pode acreditar que o time sempre foi tradicional, mas não foi bem assim. A franquia fez sua primeira temporada em 1960, na então AFL. Originalmente o time se chamava Boston Patriots, por jogar nesta cidade. Depois que se mudou para Foxboro, o nome passou a ser New England Patriots, como forma de adquirir mais fãs no estado de Massachussetts e regiões vizinhas. New England, Nova Inglaterra, em inglês, foi o nome dado à região quando os ingleses colonizaram, no local, e Patriots, é em homenagem aos americanos patriotas que deram os primeiros trâmites para a independência dos Estados Unidos. Atualmente o time manda seus jogos no Gillette Stadium.
Na AFL, o Patriots foi vice-campeão em 1963. Quando passou a fazer parte da NFL (na atual Conferência Americana), o time foi três vezes aos playoffs nas décadas de 70 e 80. Até o ano de 1985, quando a equipe teve sua primeira grande temporada e venceu a AFC pela primeira vez - chegando ao Super Bowl XX. Mas o título não veio neste ano, quando o time foi derrotado pelo Chicago Bears, que tinha uma das melhores defesas de sua história.
Depois de 85, New England entrou numa grande má fase até parte dos anos 90 - quando figurou entre os piores times da NFL. Em 1994, a franquia como conhecemos dava seus primeiros passos rumo ao sucesso, quando Robert Kraft comprou o time, e continua como atual dono. Com o quarterback Drew Bledsoe, a equipe voltou ao Super Bowl na temporada de 1996, mas o título não veio, em uma derrota para o Green Bay Packers.
Na virada do século, o New England Patriots passou a ter um novo treinador, chamado Bill Bellichick. No Draft de 2000, lá pela sexta rodada, a franquia escolheu um quarterback chamado Tom Brady, na 199ª posição - um atleta que passou praticamente despercebido por aquele processo. Era o início da maior parceria entre um técnico em um quarterback em todos os tempos. Na semana 2 da temporada de 2001, Drew Bledsoe sofreu uma lesão no meio da partida, e deu lugar à Brady, que se tornou o QB titular em definitivo. Aquele ano foi um sucesso, e o time não só chegou ao Super Bowl, como conquistou seu primeiro título, ao vencer o St Louis Rams.
Em uma liga tão equilibrada como a NFL, o Patriots é um dos poucos times que consegue manter um alto nível por muitos anos. Nas temporadas de 2003 e 2004, New England chegou novamente ao Super Bowl, conquistando mais dois troféus, contra Carolina Panthers e Philadelphia Eagles - foram três títulos em quatro temporadas. Na era com Tom Brady e Bill Bellichick, apenas em 2002 e em 2008 o time não venceu a divisão e não foi aos playoffs - sendo que em 2008 o QB ficou de fora por uma lesão.
O time ainda chegou mais uma vez ao Super Bowl na primeira década do século XXI, em 2007, classificado de maneira invicta. Mas a temporada perfeita não aconteceu, e o time foi derrotado pelo New York Giants na decisão. Quatro anos depois, em 2011, o Patriots voltou ao Super Bowl, mas de novo perdeu para o Giants.
A era de grandes resultados da equipe permaneceu, mesmo com Brady aos 37 anos, e com Bellichick no comando há 15 temporadas, a franquia conquistou o seu quarto Super Bowl, em 2014, vencendo o Seattle Seahawks
No atual elenco do time, além de Brady e Bellichick, a equipe também conta com outros jogadores importantes, como Julian Edelman, Chris Hogan, Danny Amendola, LeGarrette Blount, Stephen Gostkowski, Malcolm Butler, Rob Ninkovich, entre outros.
Em 2016, o Patriots teve a melhor campanha da AFC, com 14-2. O time conquistou a AFC Leste pela oitava vez consecutiva, e chegou pelo sexto ano seguido à final da Conferência Americana. Agora o New England Patriots retorna ao Super Bowl, e busca o seu quinto título. A franquia já viveu tempos difíceis, e hoje são os maiores vencedores deste século. Um time tão acostumado a grandes resultados tentará provar mais uma vez a sua força.
Nenhum comentário:
Postar um comentário