sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Los Angeles Chargers mudou de cidade, mas perdeu sua identificação

Logo antigo da franquia ainda é utilizado - time fez três mudanças em sua marca desde que se mudou para Los Angeles

Estamos às vésperas das finais de conferência, e um Super Bowl se aproxima. Mas algo me intrigou nestes últimos dias, envolvendo uma equipe já eliminada nesta temporada. Desde que o Chargers oficializou sua saída de San Diego para Los Angeles, há oito dias, uma coisa se perdeu. A identidade visual da franquia.

A mudança de cidade não é algo tão comum no esporte fora dos Estados Unidos, mas a troca de logotipos já está virando rotina. Só para ficar no exemplo do futebol, em agosto de 2016, o Manchester City, da Inglaterra, mudou sua marca. E nesta semana, a Juventus também resolveu mudar seu escudo. Aliás, ficou bem estranho o novo emblema da Juve, tradicional time italiano.

Mas voltamos ao Los Angeles Chargers. Em janeiro passado, quando o Rams foi a primeira equipe a retornar à LA, a NFL deu o prazo de um ano para que o dono do Chargers, Dean Spanos, decidisse para que seu time fizesse ou não o mesmo caminho. Uma troca de cidade era esperada, já que o time jogava em um dos piores estádios da liga - o Qualcomm Stadium, e a população de San Diego votou contra uma lei que destinaria verba pública para a construção de uma nova arena. Se o Chargers quisesse mudar seu logo de maneira definitiva, a franquia teria todo o ano de 2016 para oficializar sua nova marca.

Quando a saída do Chargers de San Diego se tornou oficial, o time apresentou o logo abaixo.


Mal foi revelado, e as críticas sobre a sua originalidade já iniciaram. O LA lembrava muito o de outra equipe que também joga em Los Angeles, o Dodgers, da MLB. Além disso, o tom em azul é idêntico ao do Tampa Bay Lightning, da NHL. O próprio time de hóquei no gelo fez um tweet ironizando a mudança da marca da equipe da NFL. Há uma semelhança entre Chargers e Lightning. Ambos tem o apelido de "Bolts".

A saga dos emblemas do Los Angeles Chargers teria continuidade um dia depois. Diante dos comentários, o time manteve o LA, mas resolveu adaptar para cores que a franquia usava quando jogava em San Diego em algumas partidas.


Mas no sábado passado, a franquia mudou sua identidade visual pela terceira vez (em dois dias). O LA sumiu, e o time adotou o nome completo, 


Se este é o logo definitivo da equipe, jamais saberemos. Mesmo com as três mudanças na última semana, o Chargers segue usando sua marca antiga nas suas redes sociais. Vejam esta arte publicada há três dias:

Com tantas trocas, fica difícil ver como o time buscará ter novos torcedores em Los Angeles. A franquia já teve uma temporada bem ruim em 2016, com cinco vitórias e 11 derrotas, sendo um dos piores em toda a NFL. Uma identidade visual consolidada seria o ideal para que o Chargers conseguisse angariar novos fãs em sua nova sede. Caso a marca antiga fosse mantida, talvez até fãs de San Diego não pegariam raiva da franquia. Ou melhor, alguns destes fãs, porque desde o anúncio da mudança, houve protestos nem tão carinhosos da torcida que recém ficou órfã de time.

A saída do Chargers de San Diego para Los Angeles já foi bastante dolorosa. Compreensível de acordo com os argumentos do seu dono, mas triste para os torcedores, que se acostumaram com a franquia em San Diego por 56 anos. Um time sem identidade visual é um time sem apoio. Logo, é de se esperar um futuro bem complicado para a franquia em seu novo lar.

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