domingo, 22 de janeiro de 2017

Ataque devastador coloca Atlanta Falcons no Super Bowl LI

Matt Ryan (2) participa do primeiro Super Bowl de sua carreira (foto: Atlantafalcons.com)

Há dias em que tudo dá certo para um time, e nada para o outro. Tem decisões em que o desejo da vitória é tão grande, que se a outra equipe não entra tão motivada, ela é derrotada sem dó nem piedade. Foi assim a final da NFC neste domingo (22). O Atlanta Falcons não tomou conhecimento do Green Bay Packers, e venceu por 44 a 21. A vitória na última partida realizada na história do Georgia Dome deu o título da Conferência Nacional para Atlanta, e confirma a presença da equipe no Super Bowl LI, no dia 5 de fevereiro.

O Falcons mantém vivo o sonho de ser campeão da NFL. A franquia fundada em 1966 nunca venceu um Super Bowl. Esta é a segunda vez que o time vai para a decisão. Na temporada de 1998, Atlanta venceu a NFC, mas foram derrotados para o Denver Broncos. A equipe enfrentará o New England Patriots, que conquistou a AFC ao vencer o Pittsburgh Steelers por 36 a 17.

Com uma atuação excepcional em seu ataque, o Atlanta Falcons chutou apenas dois punts na partida inteira. Todos os outros drives terminaram em touchdowns ou field goals. O time não cedeu também nenhum turnover. O quarterback Matt Ryan teve uma atuação gigantesca, e chega ao Super Bowl pela primeira vez na carreira, iniciada em 2008. Ele passou para 392 jardas e quatro touchdowns, e ainda correu para outro TD. O principal recebedor foi o wide receiver Julio Jones, com 180 jardas e dois touchdowns.
O quarterback Matt Ryan começou sua grande atuação comandando uma excelente campanha. Os donos da casa anotaram um touchdown na redzone. Foram quatro recebedores diferentes acionados em sua primeira posse de bola. O TD veio em um passe do QB para Mohamed Sanu. Na primeira vez que Green Bay teve a bola, Aaron Rodgers conectou dois bons passes para Jordy Nelson, colocando o time em ótima posição de ataque. O time não conseguiu um touchdown, e tentou um field goal. O kicker Mason Crosby errou o chute de 41 jardas.

A vida do Packers se complicava mais após este erro, pois o Falcons conseguiu chegar de novo à redzone. Atlanta ampliou a vantagem apenas com um field goal de Matt Bryant. Quando Green Bay chegou à redzone pela primeira vez em um ótimo drive, o full back Aaron Ripkowski sofreu um fumble, justamente em uma jogada em que quebrou dois tackles. Com isso, o time seguiu sem pontuar. O turnover resultou em outro touchdown após algumas jogadas, com o quarterback Matt Ryan achando um espaço livre para correr 14 jardas até a endzone, no TD terrestre mais longo de sua carreira.

O drama seguiu para Green Bay, com a equipe não conseguindo ter um bom drive. Aaron Rodgers foi muitas vezes pressionado. Quando o QB teve uma oportunidade de lançar um passe em profundidade, ele foi interceptado por Ricardo Allen. Com o intervalo se aproximando, o Atlanta Falcons conseguiu mais um touchdown, em um passe de Ryan para Julio Jones, deixando a vantagem em 24 a 0.

Quando começou o terceiro quarto, a primeira posse foi do Packers. A defesa de Atlanta logo forçou o punt. Na segunda jogada de ataque do Falcons, Matt Ryan passou para Julio Jones, que quebrou tackles, e conseguiu um touchdown de 74 jardas, que devastou ainda mais Green Bay, que já perdia por 31 pontos.
Logo, os visitantes, enfim, pontuaram. Um drive de jogadas longas, mas de pouco tempo, fez o time conseguir anotar seu primeiro touchdown, em passe de Aaron Rodgers para Davante Adams.

Seguindo sua ofensiva perigosa, o Falcons estava no meio campo, até o safety Morgan Burntett cometer uma falta no tight end Levine Toilolo dentro da endzone, colocando os donos da casa na linha de uma jarda. Na sequência, Ryan passou para mais um touchdown, recebido por Devonta Freeman. Foi o quarto lançamento para TD do quarterback.

Com uma larga desvantagem no placar, logo o Packers conseguiu chegar à endzone de novo, com passe de Rodgers para Jordy Nelson. Com a conversão de dois pontos, Green Bay ainda perdia por 37 a 15. Já sem muito o que fazer, a equipe tentou um onside kick, para manter a posse de bola. Não adiantou, e algumas jogadas mais tarde, Atlanta conseguiu outro touchdown, em corrida de Tevin Coleman.

A pouco mais de seis minutos do fim, o Packers conseguiu pontuar de novo, com um TD recebido por Jared Cook. Mas já não havia mais tempo para uma improvável virada. E assim, o Atlanta Falcons chega a decisão. O time ainda pode sonhar com seu primeiro título da National Football League.

Nenhum comentário:

Postar um comentário