domingo, 25 de dezembro de 2016

Três confirmados nos playoffs, fim do jejum do Browns e lesões preocupantes marcam a véspera de Natal na NFL


Falcons confirma ida aos playoffs, e ainda pode terminar em segundo na NFC (foto: Atlantafalcons.com)

As expectativas para a rodada de véspera de Natal na semana 16 da NFL eram ótimas, já que quase todos os confrontos deste sábado (24) envolviam pelo menos uma equipe na briga por uma vaga aos playoffs. Algumas franquias confirmaram seu favoritismo, outras tiveram mais sorte graças aos resultados paralelos, e teve também quem decepcionou e acompanhará a pós-temporada pela televisão.

Na véspera de feriado, três equipes confirmaram sua classificação à fase de mata-mata, uma delas, sem nem ter entrado em campo - caso do New York Giants. Derrotados no Thursday Night Football pelo Philadelphia Eagles, a vaga que era quase certa dependia de apenas de um resultado paralelo para se classificar, o que aconteceu. Com a derrota do Tampa Bay Buccaneers para o New Orleans Saints, o time de Nova York liderado por Eli Manning e Odell Beckham Jr confirmou seu retorno aos mata-matas depois de cinco anos. Da última vez que o Giants avançou, foi campeão do Super Bowl XLVI, em 2011/12. O caminho da franquia passará pela fase de Wildcard, já que o Dallas Cowboys garantiu a primeira posição da NFC Leste.

Outra classificação confirmada foi a do Atlanta Falcons, que conquistou o título da NFC Sul, após vencer o Carolina Panthers por 33 a 16, e ainda contou com a sorte de ver Tampa Bay Buccaneers e Seattle Seahawks sofrerem derrotas. Com isso, Atlanta agora tem a segunda colocação geral na Conferência Nacional, e fica a uma vitória de confirmar a posição - o que já coloca a franquia na semifinal da NFC, em que aguardarão um dos times vindos do Wildcard para enfrentar.

Quem também garantiu sua ida aos playoffs foi o Houston Texans, que venceu o Cincinnati Bengals por 12 a 10, e ainda contou com a sorte e ver o Tennessee Titans perder para o Jacksonville Jaguars. Assim, Houston leva a AFC Sul e fará a rodada de Wildcard em casa. Agora com Tom Savage como quarterback titular, e não mais Brock Osweiller (colocado no banco de reservas por decisão técnica), o Texans tem a difícil tarefa de tentar ser a primeira equipe a sediar um Super Bowl e participar da decisão jogando em casa. A edição 51 da grande final da NFL será no NRG Stadium, a casa da franquia, e nunca teve a presença do time dono do estádio. Será que desta vez o tabu será quebrado? O que pesa contra o Texans é a troca de QB's ao final da temporada, o fato de que a franquia nunca chegou a um Super Bowl, e também, que tem outros times com elencos melhores dentro da AFC nesta pós-temporada.

Além dos três classificados, a semana 16 da NFL também confirmou a eliminação de algumas equipes. Minnesota Vikings, New Orleans Saints, Carolina Panthers, Tennessee Titans, Indianapolis Colts e Buffalo Bills já não tem mais o que fazer para ir aos playoffs.

Cotado para MVP em 2016, Derek Carr fraturou a fíbula e não jogará por tempo indeterminado (foto: Raiders.com)
Infelizmente, a penúltima rodada também foi marcada por lesões. A mais grave delas foi a que o quarterback do Oakland Raiders Derek Carr sofreu. Ele fraturou a fíbula, na perna direita, e ficará de fora por tempo indeterminado. Pior ainda é que isso acontece justo em seu melhor ano na NFL, em que é cotado a ser o MVP da temporada, além de ser a peça fundamental no ataque para colocar os Raiders na pós-temporada depois de 14 anos. Quem também se machucou foi o quarterback Marcus Mariota, do Tennessee Titans, e o wide receiver Tyler Lockett, do Seattle Seahawks - e que perderão o restante de seus jogos.

O garoto pediu uma vitória do Browns ao Papai Noel, e o Bom Velhinho atendeu o desejo dele
Fechando os fatos destes duelos da véspera de Natal, neste sábado o Papai Noel deu ao Cleveland Browns o presente que eles tanto desejaram neste final de semana - a sonhada primeira vitória em 2016. Pior time da NFL neste ano, o Browns tinha grandes chances de terminar a temporada com 0-16, repetindo o feito do Detroit Lions de 2008. Êis que neste dia 24 de dezembro, 377 dias depois de seu último triunfo, Cleveland resolveu dar este presente aos seus torcedores. Vitória por 20 a 17 sobre o San Diego Chargers, vinda de maneira suada, como tinha que ser - afinal de contas, é o Browns. Foi um alento para quem vive tempos tão difíceis com esta franquia, que tem uma grande história em seu passado, mas que de 17 anos para cá só tem acumulado derrotas e sofrimentos.

Neste domingo, apenas dois jogos serão realizados - ambos com transmissão para o Brasil. Às 19h30, a ESPN+ exibe Pittsburgh Steelers e Baltimore Ravens, em um confronto que pode encaminhar ou definir o campeão da AFC Norte. E às 23h30, tem Kansas City Chiefs e Denver Broncos pelo Sunday Night Football, na ESPN e Esporte Interativo. O Chiefs precisa da vitória para assegurar pelo menos uma vaga no wildcard, enquanto o Broncos joga a vida para permanecer sonhando com uma ida aos playoffs na semana 17.

Confira os resultados dos jogos deste sábado (24) na NFL:

Buffalo Bills 31x34 Miami Dolphins

Carolina Panthers 16x33 Atlanta Falcons

New England Patriots 41x3 New York Jets

Green Bay Packers 38x25 Minnesota Vikings

Chicago Bears 21x41 Washington Redskins

Cleveland Browns 20x17 San Diego Chargers

Jacksonville Jaguars 38x17 Tennessee Titans

Oakland Raiders 33x25 Indianapolis Colts

Los Angeles Rams 21x22 San Francisco 49ers

New Orleans Saints 31x24 Tampa Bay Buccaneers

Seattle Seahawks 31x34 Arizona Cardinals

Houston Texans 12x10 Cincinnati Bengals

Nenhum comentário:

Postar um comentário