terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Road To Super Bowl LI - cinco equipes já estão garantidas nos playoffs

Este é o cenário atual entre as equipes que iriam à pós-temporada
As duas últimas semanas da temporada regular da NFL serão emocionantes, principalmente se tratando da disputa para os playoffs da liga, que começam a partir de 7 de janeiro. Antes da semana 15 da NFL, somente o Dallas Cowboys estava classificado à pós-temporada. Entre sábado, domingo e segunda-feira (19), mais quatro equipes se garantiram na próxima fase. Ainda restam mais sete vagas para a sequência da temporada.

Dentro de cada conferência, se classificam os quatro campeões das divisões, mais os dois melhores times da temporada regular que não venceram suas divisões. São seis equipes na Conferência Nacional, e outras seis na Conferência Americana, que mantém suas chances de chegar ao Super Bowl LI, que será em Houston, no NRG Stadium, a casa do Houston Texans.

Única equipe já classificada em 2016 antes da semana 15, o Dallas Cowboys (12-2) ainda briga pela primeira posição geral. A vitória por 26 a 20 sobre o Tampa Bay Buccaneers deixou a equipe liderada por Dak Prescott e Ezekiel Elliott a uma vitoria da primeira colocação dentro da NFC, o que daria a vantagem de mando de campo para Dallas até a final da Conferência.

No último Thursday Night Football, na quinta-feira (15), foi o Seattle Seahawks (9-4-1) quem garantiu o título da NFC Oeste, e assim, confirmando uma vaga na pós-temporada, com uma vitória sobre o Los Angeles Rams por 24 a 3. A equipe ainda briga em 2016 pela segunda posição geral na Conferência Nacional, o que dá direito a uma semana de folga durante os playoffs.

A rodada de domingo (18) confirmou mais duas equipes na pós-temporada. Sem grandes surpresas, o New England Patriots (12-2) conquistou sua classificação ao vencer o Denver Broncos por 16 a 3, garantindo o título da AFC Leste pela oitava vez seguida - maior sequência de títulos de divisão na história da NFL. Nestas duas últimas semanas, o Patriots de Tom Brady ainda disputa pela primeira posição geral da Conferência Americana. Se vencer os dois confrontos que tem pela frente, mantém o primeiro lugar.

Entre os já confirmados na pós-temporada, nenhuma equipe estava há tanto tempo fora dos mata-matas que o Oakland Raiders (11-3). Com sua vitória contra o San Diego Chargers por 19 a 16, os Raiders confirmaram sua volta aos playoffs, o que não acontecia desde 2002, quando foram ao Super Bowl XXXVII. Eram a terceira equipe da NFL há mais anos fora da pós-temporada (à frente apenas de Cleveland Browns (2002) e Buffalo Bills (1999)), e sai desta longa fila. Voltando ao ano de 2016, o Raiders ainda briga não só pelo título da AFC Oeste como também pela primeira posição geral da Conferência Americana. Na pior das hipóteses, Oakland vai ao wildcard, mas aí faria seus jogos de mata-mata fora de casa.

Segunda-feira (19) à noite, foi a vez do New York Giants (10-4) garantir sua vaga aos playoffs, mesmo sem ter entrado em campo no Monday Night Football. A equipe jogou no domingo, venceu o Detroit Lions por 17 a 6 e fez sua parte, mas dependia de uma derrota do Washington Redskins para o Carolina Panthers - o que aconteceu, e confirmou a classificação da equipe liderada pelo quarterback Eli Manning. Desde 2011 que o Giants não ia para a pós-temporada, quando venceram o Super Bowl XLVI. A franquia ainda tem chances de garantir a primeira posição na Conferência Nacional, mas para isso, precisa vencer seus dois últimos jogos, e torcer para o Dallas Cowboys perder suas partidas. É mais provável que o Giants fique com a quinta posição dentro da NFC.

Além destes classificados, algumas outras equipes ainda possuem alguma chance de se classificar à pós-temporada. Abaixo, você confere como está a situação de cada franquia da NFL neste final de ano.

Conferência Americana (AFC)

Times que estão na zona de playoffs: New England Patriots* (12-2), Oakland Raiders* (11-3), Pittsburgh Steelers (9-5), Houston Texans (8-6), Kansas City Chiefs (10-4) e Miami Dolphins (9-5);

Equipes que ainda brigam por alguma vaga: Denver Broncos (8-6), Baltimore Ravens (8-6), Tennessee Titans (8-6), Buffalo Bills (7-7) e Indianapolis Colts (7-7);

Sem chances de classificação: Cincinnati Bengals (5-8-1), San Diego Chargers (5-9), New York Jets (4-10). Jacksonville Jaguars (2-12) e Cleveland Browns (0-12).

Conferência Nacional (NFC)

Times que estão na zona de playoffs: Dallas Cowboys* (12-2), Seattle Seahakws* (9-4-1), Atlanta Falcons (9-5), Detroit Lions (9-5), New York Giants* (10-4) e Green Bay Packers (8-6);

Equipes que ainda brigam por alguma vaga: Tampa Bay Buccaneers (8-6), Washington Redskins (7-6-1), Minnesota Vikings (7-7), New Orleans Saints (6-8) e Carolina Panthers (6-8).

Sem chances de classificação: Arizona Cardinals (5-8-1), Philadelphia Eagles (5-9), Los Angeles Rams (4-10), Chicago Bears (3-11) e San Francisco 49ers (1-13).

A semana 16 da NFL começa já nesta quinta-feira (55). Ainda há muita disputa pela frente neste estágio final da temporada regular.

* Equipes já confirmadas nos playoffs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário