sábado, 24 de dezembro de 2016

Partidas decisivas marcam a rodada de Natal da NFL

Se o Papai Noel visitar sua casa, pode ser que ele queira ficar para ver a NFL com você

A semana 16 da NFL já está em andamento, após o Thursday Night Football vencido pelo Philadelphia Eagles em cima do New York Giants, por 24 a 19. Mas é a partir deste sábado (24) que a magia do Natal presenteará os amantes do futebol americano, com muitos duelos importantes neste fim de temporada regular. Das 15 partidas que ocorrem até a segunda-feira (26), apenas em duas delas não terão algum valor na briga por uma vaga aos playoffs, envolvendo equipes já eliminadas.

Desta vez, a maior parte dos jogos será no sábado, e não no domingo (25), como ocorre tradicionalmente. Isso porque no dia de Natal haveria um enorme conflito com a rodada da NBA, que neste feriado traz cinco jogos especiais, entre equipes populares na liga norte-americana de basquete. Sendo assim, 12 partidas da NFL serão na véspera, e apenas dois duelos ficarão restritos ao domingo, um deles, o Sunday Night Football.

Isso quer dizer que se você for passar a ceia de Natal próximo a uma televisão, ou se seu celular tiver uma internet boa, será possível aproveitar todas aquelas comidas apreciando o esporte da bola oval. Além disso, há a possibilidade de que você possa ensinar seus parentes a também curtirem o futebol americano, já que muitas famílias se reunirão na noite deste sábado. E se você for a visita, não se envergonhe, peça para sintonizarem a NFL e seja feliz.

Para quem ainda não está habituado ao sistema da National Football League, as 32 equipes são divididas em duas conferências, a Nacional (NFC) e a Americana (AFC), e estão dentro de quatro divisões com quatro times - Leste, Oeste, Norte e Sul. Classificam-se para os playoffs os oito campeões das divisões, mais os dois melhores em cada conferência que não conquistaram o título divisional - que jogam a rodada de Wildcard.

O New York Giants já fez sua partida nesta penúltima semana de temporada regular. A franquia pode garantir sua classificação se Detroit Lions, Tampa Bay Buccaneers, Green Bay Packers ou Atlanta Falcons perderem. Basta que apenas uma destas derrotas aconteça para os Giants confirmarem seu acesso à pós-temporada.

Agora vamos aos jogos, e apresentar o que cada equipe ainda briga neste final de semana, ou se uma franquia já eliminada pode causar algum estrago em um favorito nesta rodada, como aconteceu no último TNF do ano. Informaremos as datas, horários e transmissões dos canais brasileiros, se tiver. Neste texto, não falaremos dos duelos entre Cleveland Browns e San Diego Chargers, nem de Los Angeles Rams e San Francisco 49ers, que só cumprem tabela até o dia 1º de janeiro, data em que se encerra a temporada regular.

Buffalo Bills x Miami Dolphins (24/12 - 16h) - transmissão para o Brasil pela ESPN+

Com a sexta posição na AFC, o Dolphins precisa da vitória para manter a vaga. Uma derrota de Miami ascende as ambições do Buffalo Bills, e o Dolphins ainda pode sair da zona de playoffs caso o Denver Broncos vença na rodada. O Bills é rival de Miami na AFC Leste, e ainda tem chances de classificação. Precisa vencer o confronto, e ainda terá de torcer por outros resultados, para chegar vivo na semana 17.

Carolina Panthers x Atlanta Falcons (24/12 - 16h)

Vice-campeão do Super Bowl 50, o Carolina Panthers está praticamente eliminado. Matematicamente, ainda há uma mínima chance da equipe se classificar, mas é muito improvável que haja tal reviravolta. O Atlanta Falcons é líder da NFC Sul, e caso consiga a vitória, somada a uma derrota do Tampa Bay Buccaneers, leva a divisão e confirma sua ida à pós-temporada depois de quatro anos. Se perder, Atlanta pode correr um risco de ficar de fora dos mata-matas.

Chicago Bears x Washington Redskins (24/12 - 16h)

O Chicago Bears já está eliminado. Mas o Redskins ainda não. A derrota para o Carolina Panthers na última semana pesou contra Washington, e neste sábado, precisa vencer para manter vivas suas esperanças de classificação, e tentar a sexta posição no Wildcard. Mas o time da capital americana também não depende mais de suas forças.

Green Bay Packers x Minnesota Vikings (24/12 - 16h) - transmissão para o Brasil pela ESPN

É um confronto direto dentro da NFC Norte. Quem perder, pode dar adeus à temporada. A situação é mais delicada para o Vikings, que precisa vencer, e ainda torcer para que o Detroit Lions perca nesta segunda-feira. Caso Detroit vença, a equipe de Minnesota pode ser eliminada. A situação do Packers é mais confortável, e a matemática é mais simples. Duas vitórias para Green Bay, e a equipe leva a divisão.

Jacksonville Jaguars x Tennessee Titans (24/12 - 16h)

Apesar das boas expectativas antes da temporada começar, o Jaguars já está eliminado há algum tempo. O Titans, porém, vem embalado em uma grande fase, e briga pelo título da AFC Sul com o Houston Texans. Se vencerem o Jaguars, e o próprio Texans na semana 17, levam a divisão. Mas uma derrota de Tennessee pode derrubar a franquia neste ano.

New England Patriots x New York Jets (24/12 - 16h)

O Jets já está assegurado na lanterna da AFC Leste. O Patriots já garantiu o título desta divisão, mas para New England, a vitória pode valer algo ainda maior - a primeira posição geral na Conferência Americana. Em caso de triunfo do Patriots, somado a uma derrota do Oakland Raiders, o time de Tom Brady e do técnico Bill Bellichick garante a melhor colocação da AFC.

Oakland Raiders x Indianapolis Colts (24/12 - 19h05) - transmissão para o Brasil pela ESPN

De volta aos playoffs depois de 14 anos, o Raiders já está tranquilo para a pós-temporada. Certo? Errado. Oakland ainda pode ter a primeira posição geral, e vencer o Colts em casa pode ajudar a franquia nesta conquista. O Raiders precisa de duas vitórias, fazendo a sua parte, além de torcer para que o New England Patriots perca uma partida. Caso não consiga o primeiro lugar, Oakland ainda pode terminar em segundo na conferência - o que também dá direito a uma semana de folga nos playoffs, mas inviabilizaria uma final da AFC em casa, se o adversário fosse o New England Patriots. Já a franquia de Indianapolis vive um momento mais delicado. Para levar a AFC Sul, precisam vencer seus dois últimos duelos, torcer por derrotas de Houston Texans e Tennessee Titans neste sábado, e ainda por uma vitória do próprio Titans na semana 17.

New Orleans Saints x Tampa Bay Buccaneers (24/12 - 19h25)

O Saints de Drew Brees tem remotas chances de classificação - situação semelhante a do Carolina Panthers. Já o Tampa Bay Buccaneers vive um bom momento, e está bem vivo na briga pela sexta vaga de Wildcard, ou até mesmo pelo título da NFC Sul, caso vença e o Atlanta Falcons sofra uma derrota. Dois triunfos dos Bucs deixam a franquia bem próxima da classificação à pós-temporada.

Seattle Seahawks x Arizona Cardinals (24/12 - 19h25) - transmissão para o Brasil pelo Esporte Interativo

No início da temporada, Seahawks e Cardinals fizeram o jogo maluco que terminou empatado - com direito a dois field goals bizarramente perdidos na prorrogação. Aquele confronto foi um divisor de águas para as equipes. Arizona definhou e já está fora, enquanto Seattle garantiu a NFC Oeste, e joga pela vitória, para ficar próximo de alcançar o segundo lugar na Conferência Nacional, e assim, folgar na rodada de Wildcard. A rivalidade pode deixar o duelo bem acirrado.

Houston Texans x Cincinnati Bengals (24/12 - 23h30) - transmissão para o Brasil pela ESPN

É a partida de horário nobre nesta véspera de Natal. Tem o atrativo de ser o primeiro jogo de Tom Savage como QB titular de Houston, após a decisão técnica de colocar Brock Osweiller no banco de reservas na semana passada. Sobre o duelo, depois de cinco anos consecutivos indo aos playoffs - perdendo sempre na primeira fase de mata-mata - o Bengals de 2016 joga para cumprir tabela e está eliminado. Enquanto isso, o Texans pode até mesmo garantir o título da divisão Sul da AFC se vencer, e o Tennessee Titans perder. Caso a classificação não venha no sábado, ela pode vir na próxima rodada, quando enfrentam o próprio Titans. Porém, se o cenário para a última rodada for de vitórias de Tennessee e Houston na semana 16, o confronto entre os dois pode ser um duelo de playoff antecipado, em que quem perder, estará fora da pós-temporada.

Pittsburgh Steelers x Baltimore Ravens (25/12 - 19h30) - transmissão para o Brasil pela ESPN+

Esta partida é um pleno confronto direto entre rivais. Pittsburgh lidera a AFC Norte, mas com apenas uma vitória a mais que Baltimore. Se os Steelers vencerem, garantem a divisão e confirmam sua ida aos playoffs, Mas se os Ravens conseguirem a vitória, assumem a frente da AFC Norte, e ficam a uma vitória na última rodada para alcançarem a pós-temporada. É bem difícil que ambos se classifiquem, por isso o confronto de domingo é tão importante.

Kansas City Chiefs x Denver Broncos (25/12 - 23h30) - transmissão para o Brasil pelo Esporte Interativo e ESPN

As duas equipes da AFC Oeste fazem o Sunday Night Football - como há algumas semanas atrás, em que os Chiefs venceram com um field goal de Cairo Santos na prorrogação. Se Kansas City vencer, garante pelo menos a quinta posição como Wildcard, mas ainda podem liderar a divisão se o Oakland Raiders perder. Em caso de o Denver Broncos ser o vencedor, os atuais campeões do Super Bowl se aproximam do próprio Chiefs, e ainda dá esperanças para alcançar a sexta vaga na AFC. Será um grande jogo.

Dallas Cowboys x Detroit Lions (26/12 - 23h30) - transmissão para o Brasil pela ESPN

No último Monday Night Football da temporada, o Dallas Cowboys entra em campo já garantido com o primeiro lugar geral na NFC, mas ainda há o que disputar nesta temporada regular. O quarterback Dak Prescott está a uma vitória de alcançar a marca de 13 triunfos, e igualaria o feito de Ben Roethlisberger em 2004. É do QB do Pittsburgh Steelers o recorde de maior número de jogos vencidos em sua temporada de calouro. Enquanto isso, o Lions tem uma difícil tarefa para manter a liderança da NFC Norte. Porém, Detroit pode conquistar a divisão nesta segunda-feira, se ganhar do Cowboys, e ainda o Minnesota Vikings vencer o Green Bay Packers. Mas se o Lions perder, o confronto contra o Packers na semana 17 terá proporções dramáticas na luta por este título.

Tem muita bola oval nestes próximos dias, e valerá a pena acompanhar cada partida da penúltima semana da temporada regular da NFL, Se você chegou até aqui, desejamos um Feliz Natal, e que aproveite o feriado com este esporte apaixonante antes, durante e depois das festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário