terça-feira, 24 de novembro de 2020

Jogador do Bills é diagnosticado com problema cardíaco após ter Covid-19 e está fora da temporada

Tommy Sweeney está em seu segundo ano como profissional (foto: divulgação Buffalo Bills)

O tight end do Buffalo Bills, Tommy Sweeney, está fora da temporada de 2020 da NFL. O atleta foi diagnosticado com uma inflamação no miocárdio, consequência de ter contraído a Covid-19. A informação foi divulgada pela franquia nesta segunda-feira, 23 de novembro.

Em entrevista coletiva, o técnico do Bills, Sean McDermott, declarou que o problema cardíaco no jogador tem relações com a Covid-19, e lamentou a ausência dele para o restante da temporada. "É muito triste. Sabemos que ele é um bom jogador, um cara que nós acreditamos e mal podemos esperar para colocá-lo de volta em campo quando pudermos."

A miocardite, como é chamada a doença, é quando o músculo do coração, o miocárdio, inflama, havendo o risco do comprometimento do desempenho do órgão vital. Pacientes nestas condições correm o risco de sofrer arritimia, se não houver tratamento adequado. Quanto à sua relação com a Covid-19, há estudos em que apontam que a miocardite pode ocorrer em pessoas que contraem o novo coronavírus e, entre os sintomas, têm insuficiência cardíaca. O problema também pode ser diagnosticado em pessoas com outros problemas de saúde, como consequência de gripe comum, doença de Chagas, febre reumática, AIDS, e outras doenças.

Tommy Sweeney está em seu segundo ano como profissional. Ele ainda não havia jogado em 2020, por conta de uma lesão no pé, mas estava em fase de recuperação. Na semana 7, ele contraiu a Covid-19 depois que o colega de time, o também tight end Dawson Knox, também foi infectado. Sweeney é o primeiro atleta da NFL a ter miocardite após ser infectado por coronavírus.

Infelizmente, a Covid-19 continua infectando bastante, e a tendência de uma segunda onda da doença também preocupa, reflexos do afrouxamento da quarentena por parte do poder público e também de parte da população, que resolveu voltar a viver como se não estivéssemos mais em uma pandemia. O caso de Tommy Sweeney merece ser destacado, pois ele foi infectado pelo coronavírus, e seu "histórico de atleta" não o deixou livre de ter uma sequela grave – felizmente tratável. Fica aqui o nosso alerta para que todos evitem aglomerações, que fiquem em casa o máximo que puder e se for necessário sair de casa, que saiam de máscaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário