segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Duelos imprevisíveis marcam a semana 11 da NFL

Mahomes novamente brilhou em vitória do Kansas City Chiefs (foto: Getty Images)

Se domingo é dia de rodada da NFL, a segunda-feira marca o dia de contar aqui no Left Tackle Brasil um resumo dos principais lances e jogos da semana. Abaixo, contamos aqui tudo o que aconteceu de importante.

Dos 32 times da liga, agora é oficial: há o primeiro eliminado da temporada de 2020. Depois de dez derrotas em 11 semanas, o New York Jets está matematicamente fora da disputa para os Playoffs. O que era esperado, claro, já que o time está com atuações terríveis desde o início do ano. Porém, a insanidade que permite ousadas combinações de resultados ainda deixava o time no páreo neste domingo. Agora não mais.

Chiefs vence Raiders em insano Sunday Night Football

Voltamos a falar de um Sunday Night Football como tópico mais importante da rodada de domingo. Se algumas partidas realizadas em horário nobre no domingo foram abaixo do esperado, não podemos dizer o mesmo de Las Vegas Raiders e Kansas City Chiefs. O jogo foi bastante ofensivo para ambos os lados, com direito a duas viradas no placar a menos de dois minutos do fim.

O Raiders foi o único time que venceu o Chiefs em 2020, há algumas semanas, e por muito pouco, não foi o time a fazer isso novamente. A defesa de Las Vegas novamente interceptou o quarterback Patrick Mahomes – ele lançou apenas duas interceptações na temporada, ambas contra o Raiders –, enquanto o ataque jogou muito bem, principalmente com o QB Derek Carr, que lançou para três touchdowns na partida. Por outro lado, o ataque do Chiefs também foi bem, com Mahomes lançando dois passes para TD. 

Os minutos finais foram os mais épicos do jogo. A 1:43 do fim, e precisando de um touchdown para virar, o Raiders conseguiu chegar na endzone com o veterano tight end Jason Witten. Com um único timeout para pedir, rapidamente o Chiefs recuperou a liderança no placar, graças aos passes de Patrick Mahomes. O TD da virada foi para o também tight end Travis Kelce. E no que seria a tentativa de Las Vegas para tentar virar de novo, Carr foi novamente interceptado. No fim, o Chiefs venceu por 35 a 31, e Mahomes volta com tudo para a briga para ser o MVP da temporada.

Colts flerta com o fiasco, mas vence Packers

No Maratona NFL, o podcast que faço junto com Carlos Oliveira e Mia Mastrocolo, temos a "Editoria Odell Beckham Jr", voltada para decisões ruins feitas por técnicos ou times durante as partidas – é melhor não explicar aqui o porquê do nome da editoria ser do wide receiver do Browns. E o Indianapolis Colts flertou para ser o time destaque deste fato do nosso programa.

Isso porque contra o Green Bay Packers, o time fazia um jogo eletrizante, e vencia por 31 a 28 no final do quarto período. O Colts estava em área de field goal, e poderia fazer com que o Packers gastasse seus timeouts para assim matar a partida. Porém, o ataque de Indianapolis cometeu muitas faltas, e por muito pouco o quarterback Philip Rivers não teve um fumble retornado para touchdown – na análise do replay, os árbitros confirmaram ser passe incompleto. Por conta desta série de erros, o time devolveu a bola à Green Bay.

Quando Aaron Rodgers está jogando e com pouco tempo para o jogo acabar, é real a possibilidade de que qualquer adversário perca. O quarterback do Packers lançou passes inacreditáveis em uma rápida última campanha para colocar seu time em área de field goal. A equipe empatou o jogo. Porém, na prorrogação, a sorte voltou para Indianapolis, já que o wide receiver Marquez Valdes-Scantling sofreu fumble ainda no campo de defesa, permitindo que o kicker Rodrigo Blankenship decidisse a partida em favor do Colts, que venceu por 34 a 31.

Titans volta a vencer, batendo o Ravens na prorrogação

Em um eletrizante confronto, o Tennessee Titans voltou a vencer no domingo, batendo o Baltimore Ravens na prorrogação por 30 a 24. O time agora segue na perseguição ao Indianapolis Colts, na liderança da AFC Sul. O destaque da partida vai novamente para o running back Derrick Henry, que correu para impressionantes 133 jardas e um touchdown, justamente o da vitória de Tennessee.

Por outro lado, o Baltimore Ravens caiu bastante na briga para chegar na pós-temporada, e acumula sua segunda derrota consecutiva. O time tem agora campanha em 6-4, e caiu para terceiro em sua divisão, a AFC Norte, atrás de Pittsburgh Steelers e Cleveland Browns.

Steelers derruba mais um time na temporada

A saga de invencibilidade do Pittsburgh Steelers continua. Sem maiores problemas, o time bateu o Jacksonville Jaguars por 27 a 3, consolidando a sua décima vitória na temporada. Foi um jogo em que a defesa teve grande destaque, conseguindo quatro interceptações no quarterback do Jaguars, Jake Luton (Gardner Minshew continua se recuperando de uma lesão). 

Na próxima rodada, o Steelers tem um desafio e tanto pela frente, e jogará com o Baltimore Ravens no horário nobre do Dia de Ação de Graças. Além de ser um duelo de divisão, o Ravens ainda vem de uma sequência de derrotas. 

Na volta de Andy Dalton, o Cowboys volta a vencer

O quarterback Andy Dalton, reserva imediato do Dallas Cowboys, finalmente voltou a jogar. Ele estava no protocolo de concussão e durante o período ainda teve de se isolar por ter tido contato com alguém infectado pela Covid-19. E seu retorno foi com boa atuação contra o Minnesota Vikings. Na vitória por 31 a 28, Dalton passou para três touchdowns e uma interceptação, colocando o time novamente na briga pelo título da NFC Leste.

Apesar disso, vale lembrar que o Cowboys conseguiu apenas a terceira vitória no ano, mas todos os outros times da divisão também têm apenas três triunfos – reflexos de más administrações e lesões por todas as equipes. E o regulamento da NFL permite ao campeão de divisão ir para os Playoffs, independente da campanha obtida. O líder da NFC Leste no momento é o Philadelphia Eagles, pois o time tem campanha em 3-6-1, e este empate dá vantagem ao time na comparação com os demais rivais.

Browns tem a melhor campanha em 26 anos

O Cleveland Browns venceu o seu sétimo jogo de 2020, e vai trilhando uma bonita história na temporada. A franquia luta neste ano para retornar aos Playoffs, o que não acontece desde 2002, e nesta semana 11, bateu o Philadelphia Eagles por 22 a 17. O destaque na partida vai para a defesa de Cleveland, que fez duas interceptações no quarterback Carson Wentz, uma delas retornada para touchdown.

Apesar da campanha, o time ainda está longe de tirar a liderança do Pittsburgh Steelers, líder da AFC Norte. Isso porque o Browns tem campanha em 7-3, enquanto o Steelers continua invicto, com 10-0.

Na estreia de Taysom Hill como QB titular, Saints bate Falcons e vira líder da NFC

Sem Drew Brees, que vai ficar de fora por algumas semanas devido à onze costelas fraturadas, o New Orleans Saints foi à campo na semana 11 com Taysom Hill como quarterback titular. Hill já é presença constante nas partidas da franquia, fazendo alguns passes, correndo com a bola, recebendo passes, bloqueando, retornando chutes e muito mais. Porém, Hill ainda não havia tido um jogo efetivamente jogando na sua posição de origem. 

E ele foi relativamente bem. Na vitória sobre o Atlanta Falcons por 24 a 9, Hill passou para 233 jardas e correu para dois touchdowns. Os TDs de New Orleans foram todos terrestres (Alvin Kamara também conseguiu uma corrida na endzone). E com esta vitória, o time alcança agora a campanha em 8-2, e passa a ser o líder na classificação geral da NFC. 

Em derrota para Washington, quarterback Joe Burrow se lesiona e está fora da temporada

Cotado para ser o Calouro Ofensivo do Ano, o quarterback do Cincinnati Bengals, Joe Burrow, infelizmente não jogará mais nesta temporada. Contra o Washington Football Team, o jogador rompeu os ligamentos do joelho durante a partida. A lesão requer tratamento que dura cerca de oito meses, e com isso, não há mais chances de o calouro entrar em campo pela NFL em 2020. 

No mesmo jogo, quem saiu vencedor foi justamente a equipe de Washington, alcançando sua terceira vitória em 2020. Depois de voltar à titularidade após uma lesão que quase tirou a sua vida, o quarterback Alex Smith conseguiu no domingo a sua primeira vitória desde o seu retorno. Ele passou para 166 jardas, um touchdown e uma interceptação. Washington segue na briga pelo título da NFC Leste, dadas as circunstâncias atuais em que os quatro times estão com campanhas ruins.

Outros resultados

A semana 11 da NFL também contou com a vitória do Houston Texans sobre o New England Patriots, por 27 a 20, sendo apenas o terceiro resultado positivo de Houston no ano, enquanto New England amarga uma campanha em 4-6; sem Teddy Bridgewater e Christian McCaffrey, o Carolina Panthers venceu o Detroit Lions por 20 a 0, em um jogo relativamente tranquilo; o Los Angeles Chargers voltou a vencer, batendo o New York Jets por 34 a 28; e o Denver Broncos também voltou a sorrir, com vitória sobre o Miami Dolphins por 20 a 13.

Fechando a rodada, nesta segunda-feira tem Monday Night Football, entre Tampa Bay Buccaneers (7-3) e Los Angeles Rams (6-3). O jogo vale a liderança da NFC Oeste, caso o Rams vença, ou então vale para manter o Buccaneers na briga pela primeira posição da NFC Sul, se a equipe vencer seu confronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário