Hoje é Dia de Ação de Graças, e tem rodada dupla da NFL (foto: Paul Sancya/AP) |
Estamos na última quinta-feira de novembro, exatamente no dia 26. Aqui no Brasil, é um dia comum na maioria das cidades brasileiras, exceto em alguns lugares onde é feriado municipal em celebração por seu aniversário. Porém, nos Estados Unidos, onde acontece a NFL, é o dia do maior feriado daquele País, o Dia de Ação de Graças, Thanksgiving Day em Inglês. A título de comparação, é como se fosse o nosso Natal, em uma data onde familiares se reúnem e passam o feriadão juntos, agradecendo a tudo o que têm – e saboreando um peru assado também. Que fique claro que os norte-americanos também comemoram o Natal, mas é no Dia de Ação de Graças em que as celebrações por lá são mais representativas.
Na NFL, o Thanksgiving é tão tradicional hoje que a liga costuma realizar três partidas na data, como se fosse uma rodada de domingo, com a exceção de ter apenas um jogo por vez, e não vários. Agora, você sabe por que sempre tem um jogo do Detroit Lions ou do Dallas Cowboys? Sabe quem joga nesta quinta-feira? Sabe que uma das piores jogadas da história da NFL foi exatamente no Dia de Ação de Graças? São perguntas que iremos responder nos parágrafos seguintes.
História
Apesar de hoje ter a tradição de Lions e Cowboys jogarem, a realização de partidas no feriado vem de antes mesmo da NFL surgir. No College Football, o futebol americano universitário, desde 1876, ou seja, nos primeiros anos da modalidade, havia a realização de jogos no Thanksgiving. Quando a National Football League surgiu, em 1920, houve praticamente uma rodada completa no Dia de Ação de Graças, com a realização de seis jogos, mas aos poucos foram diminuindo no total de partidas realizadas.
O Detroit Lions não foi o primeiro time a ter uma tradição de jogar no Thanksgiving – o Chicago Bears realizou jogos na data entre 1920 e 1938. Enquanto Chicago parou de atuar no feriado, o Lions impôs uma tradição que já dura quase 90 anos. Em 1934, o time se mudou para Detroit, onde joga até hoje. Mas a cidade tinha maior ligação com o time de beisebol, o Tigers, do que com o próprio Lions. O estádio nunca estava cheio. Por conta disso, o dono da franquia, George A. Richards, resolveu mudar a data do duelo programado contra o Chicago Bears para ser exatamente no Dia de Ação de Graças. E por sua influência como dono de uma emissora de rádio afiliada à NBC (que já era uma poderosa nas comunicações dos Estados Unidos), a partida teve a transmissão para todo o país, além de ter alcançado o recorde de público presente no estádio. Mesmo com a derrota por 19 a 16, Richards definiu que faria do feriado uma tradição. E assim, até hoje, o Lions joga no Thanksgiving, com a exceção entre 1939 e 1945, por causa da Segunda Guerra Mundial.
Passados 32 anos, foi a vez de outra equipe da NFL aderir à tradição, o Dallas Cowboys. O time surgiu em 1960 e queria se popularizar. Em 1966, a liga pretendia ter um segundo jogo de Ação de Graças a ser realizado, e procurava por uma outra equipe para ser a mandante fixa. E o Cowboys era o time interessado em jogar no feriado. Assim, em 24 de novembro daquele ano, teve o primeiro jogo de Dallas no Thanksgiving, quando bateram o Cleveland Browns por 26 a 14. Desde então, o time só não jogou no feriado americano em 1975 e 1977, quando a NFL tentou emplacar o então St. Louis Cardinals como mandante e não deu certo.
Por serem apenas dois jogos de Ação de Graças, sendo que os mandantes eram sempre as mesmas equipes, significava que apenas dois times diferentes de Lions e Cowboys poderiam jogar por ano na data. E a NFL queria ganhar mais dinheiro no feriado. Assim, surgiu o jogo de horário nobre do Thanksgiving. É uma tradição relativamente nova, iniciada em 2006. Este jogo extra ganha os moldes do Sunday Night Football, já que desde 2012 é a NBC quem transmite. Portanto, ele reúne outras duas equipes que são rivais de divisão, ou times populares, que podem fazer um bom jogo.
Apesar disso, em 2020, a tradição de um jogo de horário nobre de Ação de Graças terá de ser interrompida, devido ao adiamento do confronto entre Pittsburgh Steelers e Baltimore Ravens por causa da Covid-19. Houve um surto de casos do novo coronavírus em atletas e membros da comissão técnica de Baltimore, e por isso, foi necessário que o jogo fosse transferido para o domingo, 29, às 15h15.
Mas vão ter os outros dois jogos. Como já é comum, é o Detroit Lions quem sedia a primeira partida, às 14h30 (de Brasília) contra o Houston Texans. E na sequência, às 18h30, o Dallas Cowboys enfrenta o Washington Football Team, em duelo que vale a liderança da NFC Leste.
Fatos curiosos
Dos 32 atuais times da NFL, apenas um deles nunca jogou uma partida no Thanksgiving: o Jacksonville Jaguars. A franquia é uma das mais jovens da liga, surgiu apenas em 1995, e ainda não teve a oportunidade de entrar em campo no feriado. Entre os que já jogaram, quem mais apareceu em campo neste dia foi, obviamente, o Detroit Lions, com 80 partidas. Em segundo está o Dallas Cowboys, com 52 jogos e em terceiro aparece o Chicago Bears e o Green Bay Packers, ambos com 36 aparições.
Quatro franquias fizeram apenas um jogo no Dia de Ação de Graças, o Carolina Panthers (2015), o Cincinnati Bengals (2010), o Tampa Bay Buccaneers (2006) e o Houston Texans (2012), mas este sairá desta estatística logo mais. Adversário do Dallas Cowboys, o Washington Football Team fará seu 12º jogo de Thanksgiving, apenas dois anos depois de sua última aparição, em 2018.
Como falamos de quem mais apareceu na rodada do feriado, agora vamos citar quais são os times há mais tempo ausentes do Dia de Ação de Graças. O primeiro deles é o Los Angeles Rams, fora do feriado desde 1975, e o segundo é o Cleveland Browns, que desde 1989 não joga. São as únicas franquias da NFL que ainda não jogaram no Thanksgiving no século XXI.
Possível pior jogada da história foi no Dia de Ação de Graças
Esse lance é uma festa |
Quando comecei a ver a NFL, em 2011, nem sabia que tinha a rodada do Thanksgiving, e só fui acompanhar mesmo no ano seguinte, em 2012. No primeiro jogo que vi deste feriado, foi justamente um em que foi protagonizada uma das piores jogadas da história da NFL. O "Butt Fumble". E eu vi ao vivo o lance.
Não poderia finalizar este texto sem falar deste momento. Há oito anos, o New York Jets recebia o New England Patriots no horário nobre, e perdia por 14 a 0. Até que ainda no segundo quarto, o quarterback Mark Sanchez recebeu o snap e foi tentar correr com a bola, batendo de cabeça na bunda de um jogador de linha ofensiva e soltar a bola. O fumble foi retornado para touchdown. O jogo moralmente acabou ali, e terminou com uma surra de New England, por 49 a 19. Felizmente temos o vídeo do lance, devidamente registrado para o mundo inteiro ver.
Após os jogos, é comum que os atletas comam peru na beira do gramado |
Nenhum comentário:
Postar um comentário