domingo, 18 de outubro de 2020

Vote no Left Tackle Brasil no Prêmio Press 2020



Em tempos de campanha eleitoral, venho aqui pedir o seu voto. Mas não é para vereador ou para prefeito da sua cidade. O meu pedido é para que você, leitora ou leitor que me já acompanha aqui – ou que está chegando agora neste post porque alguém lhe indicou – vote em mim no Prêmio Press 2020, considerado o Oscar do jornalismo no Rio Grande do Sul.

Em 21 anos deste prêmio, realizado pela Revista Press, nunca um jornalista que cobre o futebol americano no Estado ficou entre os cinco finalistas nas 17 categorias. Portanto, te convido a contribuir para que, pela primeira vez, alguém que acompanha o esporte da bola oval tenha a oportunidade de vencer o Prêmio Press.

Para quem ainda não me conhece, eu me apresento agora. Sou o Ruan Nascimento, tenho 29 anos e sou de Estância Velha, cerca de 45 quilômetros de Porto Alegre. Decidi ser jornalista ainda na adolescência, com 12 anos, mas digo que nasci com o jornalismo em mim desde cedo. Eu aprendi a ler quando tinha três anos de idade, antes mesmo de ir para a escola, com os jornais que o meu avô assinava na época. Me lembro de, ainda criança, adorar assistir aos telejornais como o Jornal Nacional, o Fantástico e o RBS Notícias, por exemplo. Mas o que mais me chamava a atenção eram as coberturas esportivas, seja com as partidas de futebol, as corridas da Fórmula 1 ou com os Jogos Olímpicos. Então, quando decidi que seria jornalista, sabia que o caminho dos esportes era o que eu deveria seguir.

A primeira partida que vi da National Football League foi em 2008, quando em um domingo de Carnaval, por acaso descobri que a Band passaria a reprise do Super Bowl XLII, em que o New York Giants venceu o então invicto New England Patriots – que viria a ser meu time quando, de fato, passei a ver a competição. Porém, na época ainda não sabia disso (risos). Nesta partida, não entendi nada, apesar de ter gostado do esporte. E como não tinha TV por assinatura na época, e nem tinha internet em banda larga, vi este jogo apenas e nada mais nos próximos três anos.

Entrei na faculdade de Jornalismo em 2010, pela Universidade Feevale. Em 2011, finalmente pude acompanhar a NFL, e me apaixonei pela liga, mesmo sem entender muita coisa do que estava acontecendo. Aos poucos, fui consumindo mais conteúdo do esporte, e aprimorando o meu conhecimento  – compartilhando, via Twitter, o que eu já conhecia. Até que, em 2015, ganhei a oportunidade de participar de um programa especial na Rádio Guaíba que seria todo dedicado ao Super Bowl, que naquele ano foi o Super Bowl XLIX, entre New England Patriots e Seattle Seahawks, passando para o público ouvinte as regras do esporte, os fatos que envolviam aquela decisão – que seria no dia seguinte – e curiosidades da modalidade. 

E foi deste momento que, pela primeira vez, mirei a possibilidade de usar a minha paixão pela NFL como forma de gerar conteúdo. Como estava no meu ano de conclusão de curso, a ideia foi adiada para o ano seguinte. Aos poucos, fui estruturando o projeto, estudando que nome usar, e como o usaria. Assim, em 17 de julho de 2016, surgiu o Left Tackle Brasil. 

Já são quatro anos de blog, e cobrindo a NFL em nossa quinta temporada. Sobrevivemos durante crises, retomadas, e também na pandemia do novo coronavírus – na qual, sempre que publicamos notícias sobre algo relacionado à Covid-19 no futebol americano, utilizamos dados e sem esquecer das recomendações de prevenção da doença. O Left Tackle Brasil cresceu, e está aqui, onde você confere nosso conteúdo; em nosso Twitter, no qual durante a rodada, tem cobertura em tempo real; no Facebook, publicando o que também é notícia aqui no blog; e no Instagram, onde publicamos fotos e vídeos, além de análises, opiniões e explicações sobre o tema – além de transmitir as lives do nosso podcast, o Maratona NFL, produzido em parceria com Mia Mastrocolo e Carlos Oliveira. O LT também está presente nas minhas participações, seja com comentários, como na própria Rádio Guaíba e na GaúchaZH, ou com textos, como em fevereiro deste ano, em que publiquei uma reportagem sobre o Super Bowl LIV no jornal ABC, do Grupo Sinos.

Por toda esta trajetória eu só tenho a agradecer a vocês. Por isso eu peço o seu voto para o Prêmio Press, e assim buscar o reconhecimento também a nível estadual. Para votar, basta acessar o link da premiação, e na categoria "Jornalista de Internet", digitar "Ruan Nascimento - lefttacklebrasil.blogspot.com" (o link do meu blog). O site permite um voto por dia a cada CPF. Se até o dia 1º de novembro estivermos entre os cinco mais votados, vamos para a final e,  Eu digo "vamos" porque carrego cada um de vocês comigo nesta jornada. E sem seu apoio eu não teria chegado até aqui.
 
Votação é até o dia 1º de novembro

E se você ainda não conhece o meu trabalho, siga o Left Tackle Brasil nas redes sociais, e acompanhe o nosso conteúdo. Muita coisa boa ainda virá pela frente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário