Cleveland Browns garantiu sua classificação depois de 18 anos (foto: Getty Images) |
Feliz Ano Novo! Este é o nosso primeiro texto de 2021. E nele, falaremos da semana 17 da NFL, a rodada que definiu as últimas vagas aos Playoffs da temporada de 2020. Vale lembrar, aos navegantes de primeira viagem do futebol americano, que o ano mudou, mas na NFL, a referência ainda vale para o ano anterior.
Entre as histórias a serem contadas, está a volta do Cleveland Browns à pós-temporada depois de 18 anos; o título de divisão do Washington Football Team, vindo em um duelo não muito atrativo em pleno Sunday Night Football; a vitória do Los Angeles Rams, que garantiu vaga aos Playoffs vencendo o Cardinals com um QB que jogou profissionalmente em uma liga alternativa; a surra do Buffalo Bills, que eliminou o Miami Dolphins, em grande dia do quarterback Josh Allen; entre outros assuntos.
E ainda, você confere abaixo quais serão os jogos do Wildcard, na próxima semana, e quais técnicos já foram demitidos após o fim da semana 17. Fique com a gente!
Dezoito anos depois, Browns volta aos Playoffs
Você se lembra do que estava fazendo em 2002? Você era nascido há 18 anos atrás? Pois bem, naquele ano, em que o Brasil venceu a Copa do Mundo, o Cleveland Browns foi aos Playoffs. Mas depois disso, a franquia usou e abusou de escolhas terríveis no Draft, foi o pior time da NFL por vários anos, trocou inúmeras vezes de técnico e de quarterback, e teve de suportar até mesmo uma sequência de duas temporadas consecutivas nas quais o time venceu uma única partida. Mas em 2020/21, acabou a agonia. O Cleveland Browns garantiu sua vaga na pós-temporada.
A vitória veio com muito drama, contra o Pittsburgh Steelers, que já havia confirmado o título da AFC Norte, e jogava com reservas e sem o quarterback Ben Roethlisberger. O Browns estava sem seus wide receivers titulares, que ainda cumprem quarentena após um caso positivo de Covid-19 no elenco. Apesar disso, vencia o jogo por 24 a 16 até o finalzinho da partida, quanto Pittsburgh anotou um touchdown. Para alívio de Cleveland, a conversão de dois pontos não veio, e depois de um frustrado onside kick, o Browns finalmente pôde comemorar sua vaga nos Playoffs.
Na próxima semana, Browns e Steelers voltam a se enfrentar, agora com seus elencos principais e valendo a permanência na NFL.
Packers bate o Bears, e confirma a primeira posição na NFC
Packers folga na próxima semana, e mesmo derrotado, Bears se classifica (foto: Quinn Harris/Getty Images) |
Jogando fora de casa e com o título da NFC garantido, ao Green Bay Packers, jogar na semana 17 seria para dois objetivos: vencer para ser o melhor da Conferência Nacional, e ainda terminar a temporada regular com moral, vencendo o principal rival. E foi isso mesmo o que aconteceu. Contra o Chicago Bears, o Packers venceu por 35 a 16, em mais um grande show do quarterback Aaron Rodgers, que passou para 240 jardas e quatro touchdowns. Com a primeira posição garantida, Green Bay vai folgar na semana que vem, e aguarda o pior classificado do Wildcard para jogar no Divisional Round.
Por ter vencido no jogo anterior, o Chicago Bears entrou na zona de classificação aos Playoffs na semana 16. Se vencessem o Packers, teriam confirmada a sua vaga à pós-temporada. Mas apesar da derrota, a classificação veio, pois o time do quarterback Mitchell Trubisky contou com a ajudinha do Arizona Cardinals, que também perdeu o seu jogo. Como Chicago tinha um desempenho melhor nos critérios de desempate, garantiram presença nos mata-matas. O Bears jogará contra o New Orleans Saints fora de casa.
Titans conquista a AFC Sul, e Colts avança ao Wildcard
A AFC Sul era uma das poucas divisões da NFL que ainda estavam em disputa na semana 17. Apesar disso, Tennessee Titans e Indianapolis Colts não faziam um confronto direto, e basicamente, teriam que fazer a sua parte para pelo menos jogar uma partida de mata-mata. E foi o que aconteceu. O título da divisão ficou com o Titans, que venceu o Houston Texans em um eletrizante confronto, com o placar final de 41 a 38 – foi o melhor jogo da rodada. Para Tennessee, há de se ressaltar o feito do running back Derrick Henry, que correu para mais de 200 jardas novamente, e passou a marca das 2 mil jardas terrestres em uma temporada. Apenas oito jogadores na história da NFL, incluindo Henry, alcançaram este feito.
O Indianapolis Colts também brigava pela divisão, mas não dependia apenas de si para jogar em casa na próxima semana. Porém, contra o Jacksonville Jaguars, o time teve alguns momentos difíceis, mas superou a adversidade e venceu por 28 a 14. O quarterback Philip Rivers, que pode estar em sua última temporada, passou para 164 jardas, um touchdown e uma interceptação, e o running back Jonathan Taylor fez um grande jogo, correndo para 253 jardas e dois TDs.
No Wildcard, o Titans recebe o Baltimore Ravens, reeditando o duelo do Divisional Round do ano passado. Já o Colts irá enfrentar o Buffalo Bills fora de casa.
Bills atropela Dolphins, e elimina os rivais
Bills confirma a segunda posição na AFC após bater Dolphins (foto: Adrian Kraus/AP) |
O Buffalo Bills não poupou na semana 17 mesmo classificado, e derrotou o Miami Dolphins por impressionantes 56 a 26. O resultado confirmou a equipe com a segunda posição geral da AFC, e ainda eliminou os rivais de divisão, que dependiam apenas de suas forças para se classificar. O grande destaque deste duelo foi o quarterback Josh Allen, que faz a melhor temporada de sua carreira até aqui. Allen passou para 224 jardas, três touchdowns e uma interceptação, sendo o líder da franquia nesta campanha vitoriosa.
Por outro lado, a derrota do Dolphins é uma decepção para a equipe. Os 10-6 de campanha não eram esperados no início da temporada regular, mas o time embalou em boa parte da competição e parecia que ia conseguir a vaga. Como não foi possível, vão ter de esperar mais um ano para que o time volte aos Playoffs, o que não acontece desde 2016.
Washington vence a NFC Leste em melancólico Sunday Night Football
É a primeira vez, desde 2015, que a franquia se classifica aos Playoffs (foto: Derik Hamilton/AP) |
A NFC Leste de 2020 foi uma festa. E não nos deixou de proporcionar momentos estranhos até mesmo na semana 17. Com os quatro times com mais derrotas que vitórias, três deles ainda poderiam se classificar nesta rodada. E a definição do título da divisão ficou mesmo para o Sunday Night Football, entre o eliminado Philadelphia Eagles contra o Washington Football Team, que ainda brigava para ser o melhor.
O jogo já começou com uma bomba pelo lado do Eagles. O quarterback Carson Wentz, ex-titular da equipe, sequer foi relacionado para o jogo – um indicativo claro de fim da linha para ele na Philadelphia. Com Jalen Hurts de QB titular, o time até travou um duelo equilibrado contra Washington. Mas estranhamente, o técnico Doug Pederson resolveu colocar o QB reserva Nate Sudfeld no último quarto, e o confronto ainda estava equilibrado. O que se viu nos minutos finais foi um show de turnovers, e ao final, Washington venceu por 20 a 14. Quem não gostou nada da atitude do Eagles foram os atletas do New York Giants. Pois se Philadelphia vencesse, seria o time de Nova York quem se classificaria.
Chama o Faustão pra narrar essa jogada aqui. Foi digna de Video Cassetada! #NFL #NFLnaESPN pic.twitter.com/9ILttnpwzv
— Left Tackle Brasil (de 🏡) 🏴 (@LeftTackleBR) January 4, 2021
Agora falando de Washington, a classificação coroa a incrível história de superação do quarterback Alex Smith. Em 2018, ele lesionou gravemente a perna, e precisou de 17 cirurgias para não morrer, pois também teve uma infecção bacteriana. Em 2020, Smith voltou a jogar e foi fundamental para liderar a sua equipe para voltar aos Playoffs. É a primeira vez, desde 2015, que Washington vai à pós-temporada.
Com QB reserva, Rams elimina Cardinals e avança à pós-temporada
A situação do Los Angeles Rams na semana 17 era preocupante. Sem o quarterback Jared Goff, a equipe corria o risco de ser eliminada enfrentando o Arizona Cardinals, que brigava por uma vaga no Wildcard, assim como Los Angeles. O time foi à campo com o QB John Wolford, que nunca havia jogado na NFL, mas tinha atuado pelo Arizona Hotshots, da liga AAF, que existiu apenas em 2019 como alternativa à offseason da National Football League. Wolford passou para 231 jardas e uma interceptação, sendo nome importante para o Rams anotar field goals, e vencer pelo placar de 18 a 7 – o único TD da equipe foi em uma interceptação retornada para touchdown. A equipe de Los Angeles enfrentará o Seattle Seahawks no Wildcard.
Já o Arizona Cardinals de Kyler Murray, que flertou com a liderança da NFC Oeste em vários momentos, perdeu fôlego nas semanas finais, e fica de fora da pós-temporada. A equipe treinada por Kliff Kingsbury não joga a pós-temporada desde que perderam a final da NFC em 2015/16.
Ravens vence Bengals sem sustos, e vai aos Playoffs pelo terceiro ano seguido
A briga por vagas aos Playoffs costuma ser de altos e baixos para várias equipes. Foi o exemplo do Baltimore Ravens, que flertou com a eliminação, mas em dezembro voltou a vencer, para se confirmar na pós-temporada. A equipe dependia apenas de si para avançar, e venceu o Cincinnati Bengals sem sofrer, pelo placar de 38 a 3, confirmando a quinta posição geral da AFC. O time do quarterback Lamar Jackson enfrentará o Tennessee Titans na primeira fase de mata-mata, em clima de revanche. No ano passado, foi o Titans quem eliminou Baltimore nos Playoffs.
Vitórias de Saints, Seahawks e Buccaneers, e derrota do Chiefs
Para não dizer que não falamos das quatro equipes classificadas deste tópico, três delas venceram e não alteraram suas posições na classificação, assim como o derrotado Kansas City Chiefs, que entrou em campo já com a primeira posição geral na AFC garantida nesta semana 17. O Chiefs perdeu para o Los Angeles Chargers por 38 a 21, poupando vários jogadores titulares, incluindo o quarterback Patrick Mahomes.
O New Orleans Saints levou a melhor sobre o Carolina Panthers, em vitória por 33 a 7. Antes do jogo, pintou a informação de que o quarterback Drew Brees pode se aposentar ao final da temporada, segundo Adam Schefter, da ESPN. Poderemos estar testemunhando as últimas atuações do lendário jogador, que futuramente irá para o Hall da Fama da liga.
Teve também a vitória do Seattle Seahawks sobre o San Francisco 49ers por 26 a 23, com Seattle confirmando a segunda posição geral da NFC. O Tampa Bay Buccaneers, que já havia confirmado vaga no Wildcard, venceu o Atlanta Falcons pelo placar de 44 a 27, e confirma a quinta posição geral na NFC.
Duelos de despedida entre eliminados
Nos jogos de quem se despediu da temporada regular, tivemos: a vitória do New York Giants sobre o Dallas Cowboys por 23 a 19; a despedida com vitória do New England Patriots sobre o New York Jets, por 28 a 14 – possivelmente o último jogo de Cam Newton na franquia, que não deve ter o contrato renovado; o grande jogo entre Minnesota Vikings e Detroit Lions, no qual o Vikings venceu por 37 a 35; e também a vitória do Las Vegas Raiders sobre o Denver Broncos por 32 a 31.
Demitidos
A segunda-feira, 4 de janeiro, marcou também o fim da linha para três técnicos na NFL. Os demitidos foram: Adam Gase, após o fracasso no New York Jets; Doug Marrone, que treinou o Jacksonville Jaguars na pior temporada na história da franquia; e Anthony Lynn, que perdeu o emprego no Los Angeles Chargers.
Além destes, outros três treinadores foram demitidos durante a temporada regular em 2020: Bill O'Brien, dispensado pelo Houston Texans; Dan Quinn, demitido pelo Atlanta Falcons; e Matt Patricia, que perdeu o emprego de treinador do Detroit Lions.
Os Playoffs estão chegando
Já estão confirmados os dias e horários dos jogos de Wildcard. Vale lembrar que, por serem os primeiros das conferências AFC e NFC, Kansas City Chiefs e Green Bay Packers não entrarão em campo na próxima semana. Confira abaixo os duelos e horários. Todas as partidas terão transmissão da ESPN para o Brasil.
Sábado, 9/1
15h05 - Buffalo Bills x Indianapolis Colts
18h40 - Seattle Seahawks x Los Angeles Rams
22h20 - Washington Football Team x Tampa Bay Buccaneers
Domingo, 10/1
15h05 - Tennessee Titans x Baltimore Ravens
18h40 - New Orleans Saints x Chicago Bears
22h20 - Pittsburgh Steelers x Cleveland Browns
Nenhum comentário:
Postar um comentário