segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Ravens, Saints e Browns fecham o Wildcard com vitória, e permanecem vivos nos Playoffs

Vitória acachapante do Cleveland Browns marcou a rodada de domingo (foto: Getty Images)

Neste domingo, 10 de janeiro, três jogos completaram o Wildcard da NFL, encerrando a super maratona de 18 horas de puro futebol americano nos seis duelos realizados neste final de semana. Baltimore Ravens, New Orleans Saints bateram Tennessee Titans, Chicago Bears e Pittsburgh Steelers.

Os três vencedores se juntam a Buffalo Bills, Los Angeles Rams e Tampa Bay Buccaneers, que haviam vencido no sábado, 9. Além deles, permanecem vivos nos Playoffs da NFL o Kansas City Chiefs e o Green Bay Packers. Ambos foram os melhores em suas respectivas conferências, e por isso folgaram neste final de semana. Os próximos confrontos da pós-temporada serão os do Divisional Round, as semifinais de conferência, nos dias 16 e 17 de janeiro. 

Confira abaixo como foram cada uma das partidas deste domingo. Teve jogo equilibrado, teve uma vitória mantida sob controle e também uma surra histórica, que proporcionou a queda de diversos tabus. Leia na sequência!

Ravens vence Titans fora de casa, na primeira vitória de Lamar Jackson nos Playoffs

Lamar Jackson vinga a derrota sofrida no ano passado (foto: Mark Zalescki/St Joseph News Press)

A rodada de domingo começou com o Baltimore Ravens levando a melhor sobre o Tennessee Titans, pelo placar de 20 a 13. O resultado é a revanche da equipe de Baltimore sobre Tennessee, já que no ano passado, ambos se enfrentaram nos Playoffs, com vitória do Titans. O principal destaque da partida foi o quarterback Lamar Jackson, do Ravens, que passou para 179 jardas e correu para 136 jardas e um touchdown, apesar da interceptação lançada. Foi a primeira vitória de Jackson na pós-temporada em sua carreira.

O jogo também se destaca pela atuação defensiva do Ravens, que depois de tomar um susto no primeiro quarto, melhorou em campo e impediu o Titans de fazer um grande jogo ofensivo. O running back Derrick Henry, que correu na temporada regular para 2027 jardas, teve neste Wildcard apenas 40 jardas terrestres. E o quarterback Ryan Tannehill passou para 165 jardas, um touchdown e uma interceptação.

Nos primeiros minutos, a situação começou favorável à equipe do Tennessee, que jogava em casa na pós-temporada pela primeira vez desde a temporada 2008/09. O time abriu o placar com o touchdown de Tannehill para o wide receiver AJ Brown. Na sequência, a defesa interceptou Lamar Jackson, permitindo alguns minutos depois que o Titans ampliasse com um field goal do kicker Stephen Gostkowski.

A partir do segundo período, o Ravens se recuperou do susto e passou a controlar o jogo, ofensiva e defensivamente. Apesar disso, a primeira pontuação de Baltimore foi com um field goal de Justin Tucker. Porém, na sequência, Lamar Jackson fez uma grande corrida de 48 jardas para anotar um touchdown e empatar a partida, que foi para o intervalo com o placar de 10 a 10.

Com quase seis minutos de posse de bola no início do terceiro quarto, o Ravens virou no placar com um touchdown corrido pelo running back JK Dobbins. Enquanto isso, o Titans não conseguia fazer nada e o melhor momento no período foi ter anotado mais um field goal, com o jogo ainda mantido em uma posse de bola. Já no último quarto, Baltimore avançou bem, não só no jogo terrestre mas também com passes de Lamar Jackson. Mas a campanha terminou frustrante com um atípico erro de Justin Tucker no field goal. Como Tennessee não conseguiu sequer diminuir no placar, o Ravens teve outra chance de ampliar no marcador. E desta vez, Tucker não errou o chute. Ainda houve tempo para a defesa de Baltimore interceptar Ryan Tannehill nos instantes finais, definindo assim o jogo em 20 a 13.

Com tranquilidade, Saints elimina Bears 

Brees teve ótima atuação, naquela que pode ser sua última temporada como profissional

Segundo colocado na NFC, o New Orleans Saints venceu o Chicago Bears no Mercedes-Benz Superdome por 21 a 9. Apesar da vitória, o Saints teve algumas dificuldades por boa parte do confronto, em especial com o seu ataque. Porém, a defesa foi bastante segura o tempo inteiro, permitindo que, na metade final da partida, New Orleans conseguisse uma sólida vantagem. 

Possivelmente em sua última temporada como profissional, Drew Brees fez um bom jogo, passando para 265 jardas e dois touchdowns. Recuperado da Covid-19, o running back Alvin Kamara teve também uma ótima atuação. Ele correu para 99 jardas e um TD. Por outro lado, o quarterback do Bears, Mitchell Trubisky teve uma atuação bastante ruim. Passou para 199 jardas e um touchdown, mas estes números foram inflados pela última campanha ofensiva de Chicago, com o jogo já decidido. O Bears, inclusive, só converteu uma vez uma terceira descida, justamente quando não havia mais como se recuperar no placar.

Não dá para não mencionar o lado entretenimento deste jogo. A CBS, emissora que exibiu o jogo nos Estados Unidos, fez uma parceria com a Nickelondeon, canal infanto-juvenil que também tem no Brasil. Enquanto a primeira emissora exibia a partida normalmente, a segunda colocava efeitos de animação em tempo real durante as jogadas, como uma chuva de slime a cada touchdown, e o field goal na forma do Bob Esponja.

 

Voltando ao confronto, o Saints abriu o placar com um touchdown, em passe de Drew Brees para Michael Thomas. O time ficou perto de ampliar a vantagem até o erro de field goal do kicker Will Lutz. Mais um erro veio na sequência, quando o quarterback reserva de New Orleans, Taysom Hill, entrou em campo para uma jogada e sofreu fumble. O turnover permitiu a única pontuação do Bears no primeiro tempo, com o field goal do kicker Cairo Santos.

Até o terceiro quarto, o jogo permanecia equilibrado, com o placar em 7 a 3 para o Saints. O ataque de New Orleans pouco conseguia fazer ante a forte defesa de Chicago. Porém, no ataque, o Bears se complicava com jogadas que não rendiam grandes avanços. Quando a defesa do time visitante cansou, o Saints aproveitou para ampliar a vantagem, com o passe de Drew Brees para Latavius Murray. No último período, veio mais um TD, agora em corrida de Alvin Kamara, definindo a partida. Com o jogo decidido, o Bears conseguiu o seu único touchdown, em passe de Trubisky para Jimmy Graham com o cronômetro zerado.

Browns trucida Steelers no primeiro quarto, e quebra uma infinidade de tabus com sua vitória

Foram 28 pontos anotados apenas no primeiro quarto (foto: Getty Images)

A saga do Cleveland Browns nas últimas semanas pode ser digna de estar em um livro. Desde a semana 16, o time conviveu com testes positivos de Covid-19, causando alguns desfalques. Mesmo assim, o Browns se classificou aos Playoffs pela primeira vez em 18 anos – era o time da NFL com a maior ausência da pós-temporada. Quando tudo poderia ser festa, a pandemia novamente deu suas caras nas instalações do time, afastando mais jogadores e o técnico, Kevin Stefanski, que testou positivo. Cleveland ficou sem treinar praticamente a semana inteira para o confronto com o Pittsburgh Steelers. Seu sonho de vencer no Wildcard aparentemente estava distante. 

Mas a realidade foi outra. Todo brasileiro lembra dos 7 a 1 aplicados pela Alemanha no Brasil em plena semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Mineirão. Neste domingo, o Cleveland Browns fez algo semelhante ao seu maior rival de divisão, apesar de, diferente da Seleção Brasileira, o Steelers ainda ter tentado reagir. No primeiro quarto, Cleveland abriu 28 a 0, e dominou ofensiva e defensivamente em pleno Heinz Field. Nos quartos seguintes, mesmo com Pittsburgh pontuando, o Browns não deixou os rivais encostarem, e a vitória foi de 48 a 37. Foi a primeira vitória do time de Cleveland nos Playoffs desde 1995, em época em que a equipe era treinada por Bill Bellichick.

O jogo mal começou e já teve touchdown. Uma falha do center Maurkice Pouncey no primeiro snap do Pittsburgh Steelers virou TD logo de cara, pois a bola passou direto pelo quarterback Ben Roethlisberger até cair na endzone e a defesa do Browns anotar o touchdown. Na posse de bola seguinte, Big Ben lançou uma interceptação no campo de defesa, e três jogadas depois, o quarterback do Browns, Baker Mayfield, lançou um belo passe de 40 jardas para Jarvis Landry anotar um touchdown. Depois disso, o Browns conseguiu o seu terceiro TD. E ainda no primeiro período, veio o quarto touchdown, algumas jogadas depois de Roethlisberger pela segunda vez. Todo mundo viu em choque o primeiro período, que terminou 28 a 0 para Cleveland, que se tornava o primeiro time na história dos Playoffs da NFL a abrir este placar nos primeiros 15 minutos.

No segundo quarto, tudo pareceu ficar mais tranquilo, até ter mais uma interceptação de Ben Roethlisberger. Como o ataque do Browns deu uma diminuída no ritmo, Pittsburgh, enfim, anotou o seu primeiro touchdown, dando um leve sinal de recuperação, em corrida curta de James Conner. Não demorou muito e o Browns conseguiu fazer mais um TD, agora em passe de Mayfield para Austin Hooper. Com pouco tempo para o intervalo, o Steelers diminuiu com um field goal do kicker Chris Boswell. 

A vantagem do Browns foi se pulverizando no terceiro período, quando ataque e defesa afrouxaram, dando vida ao ataque do Steelers. Roethlisberger fez dois passes para touchdown neste quarto, um para Eric Ebron e o outro para JuJu Smith-Schuster. Com 12 pontos de diferença, o que parecia improvável passou a ser uma possibilidade para Pittsburgh, até que uma decisão de chutar um punt no início do último período, em um momento em que Cleveland estava inerte no ataque, mudou tudo.

Mal começou o último quarto e Baker Mayfield lançou para mais um touchdown, em passe curto para Nick Chubb, que avançou 40 jardas até a endzone. Foi um sinal claro de que Cleveland não iria afrouxar para perder. Mesmo assim, o Steelers seguiu lutando bravamente, e Roethlisberger lançou para mais um touchdown, para Chase Claypool. O Browns colocou mais três pontos no placar com um field goal de Cody Parkey, e a defesa apareceu para o turnover derradeiro, vindo de Sione Takitaki. Com o turnover, Cleveland anotou mais três pontos, e na garbage time, o Steelers finalizou sua participação com outra recepção para TD de Chase Claypool.

Com a vitória por 48 a 37, o Browns terá o quarterback mais velho a jogar o Divisional Round na AFC, pois Baker Mayfield tem 25 anos e os demais QBs da conferência também são jovens. Mayfield passou para 263 jardas e três touchdowns. Já Roethlisberger, que teve um começo de jogo terrível, acabou passando para 501 jardas e quatro TDs, mas as quatro interceptações custaram muito caro.

Definidos os confrontos do Divisional Round

Agora, restam apenas oito equipes na disputa para ir ao Super Bowl LV, no dia 7 de fevereiro, no Raymond James Stadium, em Tampa, na Flórida. Na próxima semana, serão realizados os confrontos do Divisional Round, as semifinais das conferências. Veja as datas abaixo:

Sábado, 16/1

18h35 – Green Bay Packers x Los Angeles Rams

22h15 – Buffalo Bills x Baltimore Ravens

Domingo, 17/1

17h05 – Kansas City Chiefs x Cleveland Browns

20h40 – New Orleans Saints x Tampa Bay Buccaneers

Nenhum comentário:

Postar um comentário