domingo, 17 de janeiro de 2021

Packers e Bills abrem o Divisional Round com vitória

Time de Green Bay volta a decidir o título da NFC em casa após 13 anos

Já sabemos quem são os dois primeiros times classificados para as finais de conferência da NFL, no último passo para definir as equipes classificadas ao Super Bowl LV. Neste sábado, 16 de janeiro, Green Bay Packers e Buffalo Bills venceram os seus confrontos do Divisional Round, e agora ficam a um passo de chegar à grande decisão da National Football League, agendada para o dia 7 de fevereiro, em Tampa, na Florida.

Se Packers e Bills avançaram, ficaram pelo caminho Los Angeles Rams e Baltimore Ravens. E neste domingo, será a vez de conhecer os outros finalistas de conferência. Às 17h05 (de Brasília), o Kansas City Chiefs recebe o Cleveland Browns. E na sequência, às 20h40, é a vez do jogo entre New Orleans Saints e Tampa Bay Buccaneers.

Abaixo, veja como foi cada um dos dois primeiros duelos do Divisional Round. 

Leia também: No dia da vacina, Chiefs e Buccaneers avançam para as finais de conferência

Aaron Rodgers brilha novamente, e Packers vence Rams com tranquilidade

Rodgers decidirá o título da NFC em casa pela primeira vez na carreira (foto: Getty Images)

Após a merecida folga do Wildcard por ter tido a melhor campanha geral da NFC, o Green Bay Packers voltou à campo neste sábado com uma grande atuação, e venceu o Buffalo Bills por 32 a 18 em pleno Lambeau Field, e vai para a final da Conferência Nacional. Com a vitória, Green Bay jogará pelo segundo ano seguido o jogo que definirá o representante da NFC no próximo Super Bowl. 

E o resultado é representativo, pois será a primeira vez, desde 2008, que o Green Bay Packers decidirá o título da NFC jogando em casa. Além disso, o quarterback Aaron Rodgers terá o privilégio de ser o titular nesta situação pela primeira vez na carreira. Por falar no camisa 12 do Packers, ele teve mais uma grande atuação em campo, passando para 296 jardas e dois touchdowns, além de um TD terrestre. Por outro lado, no Rams, o destaque foi para a ausência do wide receiver Cooper Kupp e a má atuação do defensive end Aaron Donald, que claramente não jogou com 100% de condições, pois havia se machucado na semana passada.

O começo da partida foi bastante travado, com as defesas funcionando com maior eficácia. Talvez também se explica pelo frio que fazia em Green Bay, em que a temperatura ficou próxima de zero grau na maior parte do confronto, com direito a alguns flocos de neve em determinado momento. Quem abriu o placar foi o Packers, ainda em sua primeira posse de bola, com um field goal do kicker Mason Crosby. Na sequência, o Rams empatou o jogo, através do chute de Matt Gay. 

Já no início do segundo período, o Packers garantiu o primeiro touchdown da partida. Depois de uma longa campanha, de mais de sete minutos, Aaron Rodgers improvisou um passe para Davante Adams na linha de uma jarda. Não demorou muito e Green Bay voltou a ampliar no marcador, agora com uma corrida do próprio Rodgers. Como o extra point foi perdido desta vez, a partida estava em nove pontos de vantagem para o Packers. Pouco antes do intervalo, finalmente o Rams teve um bom momento ofensivo, com o seu primeiro TD, em passe de Jared Goff para Van Jefferson, pouco antes do intervalo, mas com tempo suficiente para que Aaron Rodgers lançasse dois grandes passes para Robert Tonyan e Davante Adams, permitindo que Crosby fizesse mais um field goal. O jogo foi para o intervalo com vantagem de 19 a 10 para o time da casa.

Quando começou o terceiro quarto, o Packers seguiu dominante, e pontuando. O running back Aaron Jones ampliou a vantagem com mais um TD, deixando o jogo em 15 pontos de vantagem, já que a tentativa de conversão de dois pontos não deu certo. Na sequência, finalmente o Rams teve um bom momento defensivo, impedindo pela primeira vez que Green Bay pontuasse em uma posse de bola. Na sequência, Los Angeles deixou o jogo em uma posse de bola, com o touchdown terrestre de Cam Akers, que também garantiu a conversão de dois pontos. Porém, no último quarto, Aaron Rodgers mostrou por que merece encerrar a temporada de 2020/21 como o MVP. Ele lançou um passe gigantesco para Allen Lazard anotar o TD de 58 jardas. Nos minutos finais, o ataque do Rams não conseguiu fazer mais nada, e ao Packers, coube apenas as famosas ajoelhadas em campo para garantir a vitória por 32 a 18.

Em dois anos com o técnico Matt LaFleur, o Green Bay Packers chega à final da NFC pelo segundo ano consecutivo. A equipe tenta voltar a um Super Bowl pela primeira vez desde 2011. Naquela ocasião, o time foi o campeão.

Bills mata o jogo no terceiro quarto, elimina Ravens, e volta a uma final de conferência após 27 anos

Bills continua na luta por seu primeiro título de Super Bowl (foto: Rich Barnes)

Em um duelo mais travado que o esperado, o Buffalo Bills venceu o Baltimore Ravens por 17 a 3, no segundo jogo do Divisional Round. A vitória leva a equipe para a final da AFC, o que não acontecia desde 1994. 

O duelo, realizado no Bills Stadium, nos arredores de Buffalo, foi marcado pelo constante vento, o que atrapalhou demais os kickers dos dois times. Porém, uma sequência de lances do terceiro período foi favorável ao Bills, que confirmou o resultado positivo. Josh Allen, o QB de Buffalo, passou para 206 jardas e um touchdown. Já Lamar Jackson, o quarterback do Ravens, acertou 14 passes, para 162 jardas e uma interceptação que acabou retornada para touchdown. Jackson não jogou no último quarto, pois entrou no protocolo de concussão após bater a cabeça no campo. 

O primeiro quarto já começou atípico logo de cara. O Baltimore Ravens, que teve a primeira posse de bola, ficou em área de field goal, e o kicker Justin Tucker – um dos melhores da NFL na atualidade, é bom frisar isso sempre – errou o chute de 41 jardas. Devido ao mau tempo, foi difícil para ambos os times a conquista de muitas jardas em campo. Apesar disso, o Bills conseguiu abrir o placar, com um field goal de Tyler Bass, vindo como consequência de um punt muito mal executado por Baltimore. Mas no segundo quarto, o kicker de Buffalo também teve um erro para chamar de seu. 

Na sequência, o Ravens teve outro momento bom para tentar pontuar, mas novamente Justin Tucker errou. O segundo período se resumiu a posses de bola que não resultaram em nenhum grande lance, e apenas perto do intervalo que Baltimore empatou o jogo, com Tucker se redimindo dos erros anteriores. 

A volta do intervalo mobilizou os ataques para que conseguissem uma atuação melhor. E pelo menos o Buffalo Bills conseguiu isso. Josh Allen realizou passes importantes, e na linha de três jardas, fez o passe para touchdown para o seu principal alvo ao longo desta temporada: Stefon Diggs. Após isso, o Ravens teve a posse de bola e finalmente tinha uma boa campanha ofensiva. Lamar Jackson estava resolvendo bem, com corridas e passes importantes. Baltimore chegou na redzone, e por muito pouco não conseguiu o touchdown. Porém, na terceira descida, veio o lance que mudou de vez o confronto. Jackson tentou lançar para Mark Andrews, mas foi interceptado por Taron Johnson, que retornou mais de 100 jardas para anotar o TD.

Quando se ocorre um touchdown vindo de pick six, o ataque que sofreu o turnover imediatamente volta à campo. Lamar Jackson levou azar em um snap muito mal feito, quase levou o safety e jogou a bola fora na iminência de ser sacado. O lance gerou uma falta e, para piorar, Jackson caiu sozinho no lance e bateu a cabeça. Ele sofreu uma concussão e não voltou mais para o jogo.

No último quarto, o Ravens até tentou a reação com o quarterback Tyler Huntley, mas não foi possível. Nem mesmo um field goal perdido por Buffalo evitou a reação de Baltimore, sem o seu QB titular. Ao final da partida, o Bills venceu por 17 a 3.

Mais dois jogos fecham o Divisional Round

Às 17h05, terá a partida entre Kansas City Chiefs e Cleveland Browns. Quem vencer, enfrenta o Buffalo Bills na final da AFC. Se o Chiefs vencer, a decisão da conferência será no Arrowhead Stadium. Porém, se o Browns levar a melhor, a partida seguinte contra o Buffalo Bills será na casa da franquia de Buffalo.

O último jogo será às 20h40, entre New Orleans Saints e Tampa Bay Buccaneers. Quem vencer, jogará fora de casa contra o Green Bay Packers, já garantido com o mando de campo por ter tido a melhor campanha da Conferência Nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário