quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

TBT do LT #3 – A última vez em que os sobreviventes de 2020/21 chegaram a uma final de conferência

Títulos da AFC e da NFC serão decididos neste domingo, 24 de janeiro

Após uma longa pausa, voltamos com o nosso quadro "TBT do LT", que busca trazer fatos do passado da NFL, sempre tentando, de alguma forma, contextualizá-los com o presente da liga. E nesta quinta-feira, 21 de janeiro, lembramos que falta muito pouco para as finais de conferência. Domingo, 24 de janeiro, conheceremos os dois times que chegarão ao Super Bowl LV, que será em 7 de fevereiro.

Mas antes de falarmos em Super Bowl, é necessário vencer as finais da NFC e AFC. Os quatro sobreviventes da temporada 2020/21 já chegaram à decisão da NFL. Porém, só o Buffalo Bills ainda não está no clube dos campeões. O Tampa Bay Buccaneers tem um título, o Kansas City Chiefs é bicampeão e o Green Bay Packers tem quatro Troféus Vince Lombardi (e se contarmos a era pré-Super Bowl, é o Packers o maior campeão, com 13 títulos).

Neste TBT do LT, você vai ver como foi a última vez em que estes quatro times chegaram a uma decisão de conferência. Curiosamente, três destes quatro, na ocasião passada, chegaram ao Super Bowl. 

Kansas City Chiefs, 2020



Para o Kansas City Chiefs, o TBT do LT nem é tão antigo assim, pois, é sempre bom recordar, estamos falando do atual campeão do Super Bowl. É a terceira final de conferência consecutiva para a franquia do técnico Andy Reid. 

No ano passado, o Chiefs também jogou em casa a decisão da Conferência Americana. A vitória que levou a franquia ao Super Bowl pela primeira vez em 50 anos foi sobre o Tennessee Titans, por 35 a 24, em um grande confronto. O quarterback Patrick Mahomes foi o destaque da partida, passando para 294 jardas e três touchdowns, e conseguiu uma grande corrida para TD. Aqui no Left Tackle Brasil, cobrimos como foi este confronto, assim como a final da NFC, na qual teve a participação do Green Bay Packers. 

 Green Bay Packers, 2020



Também foi no ano passado a última participação do Green Bay Packers em uma final de conferência. Pela NFC, o time chegou até aquela decisão com a segunda melhor campanha na temporada regular. Portanto, viajou para enfrentar o San Francisco 49ers. Na ocasião, o time do quarterback Aaron Rodgers foi completamente anulado pela defesa adversária, principalmente no primeiro tempo, em que sequer pontuaram. O setor defensivo, por sua vez, sucumbiu ao jogo terrestre do running back Raheem Mostert, que correu naquele dia para quatro touchdowns. Assim, o Packers perdeu o jogo por 37 a 20. 

Neste ano, a vida do Packers na final da NFC será um pouco diferente. O time decidirá o título da conferência em casa pela primeira vez desde 2008. Além disso, a franquia tentará voltar a um Super Bowl pela primeira vez em dez anos. E enfrentará um Tampa Bay Buccaneers bastante motivado.

Tampa Bay Buccaneers, 2003



Dezoito anos depois, o Tampa Bay Buccaneers volta a uma final de conferência. Se hoje o time tem um dos melhores quarterbacks da história, Tom Brady, para retomar ao caminho de vitórias depois de muito tempo, lá em 2002/03, a situação era um pouco diferente. Naquela época, o time era treinado pelo técnico Jon Gruden, hoje comandante do Las Vegas Raiders, e era uma equipe muito forte em seu setor defensivo. 

A decisão da NFC em 2003 foi fora de casa para o Buccaneers, contra o Philadelphia Eagles. Sendo um time de uma cidade com clima mais ameno, a franquia sofreu sob um clima congelante de zero grau. Mas em campo, o jogo foi bem tranquilo. A equipe venceu por 27 a 10, e se classificou para o primeiro e único Super Bowl de sua história até aqui. O quarterback da época, Brad Johnson, passou para 259 jardas e um touchdown, sendo o principal nome ofensivo do time. Uma semana depois, o Buccaneers conquistaria seu primeiro título de Super Bowl, em vitória sobre o Oakland Raiders.

Buffalo Bills, 1994



Curiosamente, a última vez em que o Buffalo Bills foi a uma final de conferência teve justamente o Kansas City Chiefs como adversário. A franquia vivia a melhor era de sua história, sob o comando do quarterback Jim Kelly e do técnico Marv Levy. Só havia um problema. A equipe tinha chegado aos três Super Bowls anteriores e perdido todos eles.

Na temporada de 1993, novamente o Bills era o time a ser batido dentro da AFC. Se classificou como o melhor da Conferência Americana. Na decisão, um Chiefs que estava com um dos maiores quarterbacks da história da NFL: Joe Montana, já em seus últimos anos de carreira. No confronto, uma vitória tranquila de Buffalo, por 30 a 13, com o destaque negativo para a ausência de Montana pela maior parte do jogo, por ter tido uma concussão. O título da Conferência Americana foi para Buffalo pelo quarto ano seguido, mas na sequência, veio também a quarta derrota consecutiva em um Super Bowl, para o Dallas Cowboys.

Finais de conferência serão neste domingo

O dia 24 de janeiro marca mais um capítulo nesta fase final da temporada de 2020/21, com as finais de conferência. Às 17h05, abrem os trabalhos nos jogos decisivos o confronto entre Green Bay Packers e Tampa Bay Buccaneers, valendo o título da NFC. Depois deste jogo, às 20h40, haverá a final da AFC, entre Kansas City Chiefs e Buffalo Bills. Os dois duelos terão a transmissão da ESPN para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário