quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Os cenários para os Playoffs nos confrontos da semana 16 da NFL

Desta vez o Papai Noel terá que ver sozinho os jogos da rodada de Natal

Chegou o Natal, aquela época maravilhosa, na qual trocamos presentes e temos aquela abundância de variedades alimentícias na hora da ceia – apesar da uva passa e da maçã na maionese, as vilãs do jantar. E também, na torcida para que seja uma festividade com poucas pessoas, pois continuamos em uma pandemia. E enquanto a hora da comida não chega, é dada a hora de lembrarmos que a NFL está em sua reta final na temporada regular. A semana 16 se aproxima e emoção não vai faltar nos jogos que restam.

Nesta quinta-feira, 24 de dezembro, não teremos o Thursday Night Football. O último TNF da temporada foi na semana passada, e nesta semana, a liga trará jogos por quatro dias consecutivos, já que acabou a temporada regular do College Football. Na sexta-feira de Natal, New Orleans Saints e Minnesota Vikings abrem os trabalhos da semana 16. No sábado, 26, mais três jogos serão realizados. Domingo, 27, tem 12 partidas na gostosa maratona semanal que se estende por horas. E fechando a penúltima semana, na segunda-feira, 28, tem o Monday Night Football – o último de 2020.

Por ser uma liga relativamente curta, a duas semanas do fim da temporada regular, ainda há muita disputa em jogo. Apenas dois dos 16 jogos da próxima rodada não envolvem pelo menos um time que tenta uma vaga à pós-temporada: Houston Texans e Cincinnati Bengals, e Los Angeles Chargers contra o Denver Broncos – ambos duelos marcados para domingo.

O ano de 2020 é o primeiro em que sete franquias se classificarão aos Playoffs em cada conferência, e não mais seis pela AFC e NFC, como era até 2019. Seis das 14 vagas totais à pós-temporada já estão garantidas, faltando apenas a confirmação do posicionamento de cada equipe. Além disso, a primeira posição geral da conferência se tornou ainda mais importante, pois somente o melhor colocado avança direto ao Divisional Round, enquanto os demais já correm o risco de caírem no Wildcard.

A partir dos próximos parágrafos, você confere resumidamente a situação de cada time que ainda está vivo na vaga aos Playoffs. Na Conferência Americana (AFC), há seis times brigando por quatro vagas restantes. E pela Conferência Nacional (NFC) a disputa é mais acirrada, com nove franquias que ainda tentam as quatro vagas a serem preenchidas. Acompanhe abaixo.

New Orleans Saints (10-4) x Minnesota Vikings (6-8) (sexta-feira, 18h30)

O Saints, que já teve na liderança geral da NFC, está classificado à pós-temporada, mas o confronto natalino contra o Minnesota Vikings ainda vale muito para a franquia de Nova Orleans. Uma vitória garante o título da NFC Sul, o que dá o direito de um jogo em casa nos Playoffs. Além disso, se o Saints vencer, e o Green Bay Packers perder, ainda é possível ter a melhor campanha da Conferência Nacional, desde que o Packers perca também na semana 17, somado a mais uma vitória de New Orleans.

Já a situação do Vikings é mais dramática. A equipe precisa vencer à todo custo para seguir sonhando com a sétima posição na NFC e assim chegar no Wildcard. Além de vencer, será necessário que Minnesota vença também na semana 17, somado a duas derrotas do Arizona Cardinals (atual sétimo colocado) e a uma derrota do Chicago Bears (que atualmente está à sua frente).

Detroit Lions (5-9) x Tampa Bay Buccaneers (9-5) (sábado, 15h)

Enquanto o Detroit Lions joga para cumprir tabela, por já estar eliminado, a primeira partida de sábado vale a real possibilidade de o Tampa Bay Buccaneers retornar aos Playoffs após 13 anos. A equipe do quarterback Tom Brady garante a sua classificação com uma vitória já nesta semana. Além disso, se vencer os dois últimos jogos, e o New Orleans Saints perder os dois confrontos restantes, o Buccaneers avança como campeão da NFC Sul. 

Arizona Cardinals (8-6) x  San Francisco 49ers (5-9) (sábado, 18h30)
 
A partida entre rivais da NFC Oeste vale mesmo para o Arizona Cardinals, pois o 49ers não tem mais chances de classificação. O time atualmente é o sétimo na classificação geral da Conferência Nacional. É possível que a classificação venha nesta semana, se o Cardinals vencer o 49ers, somado a uma derrota do Chicago Bears. 

Las Vegas Raiders (7-7) x Miami Dolphins (9-5) (sábado, 22h15)

Finalizando a rodada de sábado, Raiders e Dolphins farão o primeiro duelo em que os dois quarterbacks titulares são de origem do estado do Havaí. Marcus Mariota jogará por Las Vegas no lugar do lesionado Derek Carr, e o calouro Tua Tagovailoa é o titular de Miami. O jogo é de vida ou morte para os dois times da AFC.

O Raiders vive a situação mais complexa. Fora da zona de classificação à pós-temporada, precisa vencer o Dolphins e o Denver Broncos na semana 17, e torcer para que Miami perca também na última rodada, e que o Baltimore Ravens saia derrotado em seus dois últimos jogos. Já o Dolphins, atual sétimo colocado na AFC, precisa vencer Las Vegas e o Buffalo Bills para avançar aos Playoffs sem ter de secar ninguém.

Pittsburgh Steelers (11-3) x Indianapolis Colts (10-4) (domingo, 15h)

Depois de uma série de 11 jogos sem perder, o Pittsburgh Steelers passou a conviver com o drama de encarar três derrotas consecutivas, e se antes a equipe brigava pela melhor campanha da AFC, agora vive a incerteza até de ser a campeã da sua própria divisão, a AFC Norte. Mesmo classificado, o time do técnico Mike Tomlin entrará em campo precisando da vitória. Se vencer e o Cleveland Browns perder, Pittsburgh confirma o título da divisão. Porém, o próximo confronto é contra uma equipe que permanece viva na briga pela classificação.

A equipe de Indianapolis está atualmente na zona de classificação. O avanço à pós-temporada pode ser confirmado nesta rodada, se vencer e o Miami Dolphins e o Baltimore Ravens perderem. A franquia também briga pelo título da AFC Sul, e está atrás do Tennessee Titans na divisão – ambos têm campanhas iguais, com a vantagem do Titans nos critérios de desempate.

Atlanta Falcons (4-10) x Kansas City Chiefs (13-1) (domingo, 15h)

Patrick Mahomes é um dos favoritos ao prêmio de MVP da temporada, e diante do eliminado Atlanta Falcons, tem a oportunidade de confirmar a melhor campanha dentro da AFC com uma vitória. Os atuais campeões do Super Bowl perderam apenas um jogo neste ano, e vêm de uma imponente vitória sobre o New Orleans Saints. O Kansas City Chiefs precisa de apenas uma vitória para confirmar a folga na primeira fase da pós-temporada.

Jacksonville Jaguars (1-13) x Chicago Bears (7-7) (domingo, 15h)

Primeiro time fora da zona de classificação aos Playoffs, o Chicago Bears joga pressionado a vencer seus dois últimos jogos. Além disso, o time também precisa torcer por duas derrotas do Arizona Cardinals para que possa avançar na fase seguinte. Eliminado, o Jacksonville Jaguars luta para não ficar com a pior campanha da NFL, posição em que ocupa neste momento.

Baltimore Ravens (9-5) x New York Giants (5-9) (domingo, 15h)

O Baltimore Ravens de Lamar Jackson, MVP da temporada passada, é o primeiro time da AFC fora da zona de classificação aos Playoffs. Mesmo com a grande campanha, a equipe não depende apenas de si para avançar. É necessário que o Ravens vença seus dois últimos jogos, e tenha de torcer por uma derrota do Miami Dolphins ou do Indianapolis Colts, ou por duas derrotas do Tennessee Titans para avançar.

A situação do New York Giants é para brigar pelo título da NFC Leste, já que não há mais chances de avanço por uma das vagas de Wildcard da NFC. Atualmente em terceiro na divisão, o time precisa vencer Ravens e o rival Dallas Cowboys na semana 17, e torcer por uma derrota do Washington Football Team para se classificar. Se o time de Nova York perder um dos confrontos restantes estará matematicamente eliminado.

New York Jets (1-13) x Cleveland Browns (10-4) (domingo, 15h)

Após vencer o Los Angeles Rams e deixar de ser o pior da NFL, o New York Jets joga apenas para cumprir tabela na semana 16. Outrora um time que passou por constantes fiascos nos últimos anos, o Cleveland Browns deu uma guinada ao caminho de vitórias, e se vencer o Jets, somada a uma derrota de Miami Dolphins ou Baltimore Ravens, garante a classificação já neste final de semana. O Browns é o time há mais tempo sem disputar os Playoffs, e desde 2002 isso não acontece. Além disso, Cleveland também pode vencer a AFC Norte, se vencer na semana 16 e derrotar o Pittsburgh Steelers na semana 17, contando também com uma derrota de Pittsburgh neste domingo.

Washington Football Team (6-8) x Carolina Panthers (4-10) (domingo, 18h05)

Líder da NFC Leste, o Washington Football Team depende apenas de suas forças para ser o campeão da divisão. Se vencer os dois jogos, garante a vaga aos Playoffs com 50% de aproveitamento, sem entrar na estatística de ser campeão de divisão perdendo mais jogos que vencendo. Washington pode confirmar sua vaga à pós-temporada já nesta semana, se vencer o eliminado Carolina Panthers, e o Dallas Cowboys e o New York Giants também perderem. A dúvida para o time da capital dos Estados Unidos é saber quem será o quarterback titular. Alex Smith não jogou na semana passada, e é dúvida para a semana 16. Se Smith não entrar em campo, o time irá de Dwayne Haskins na posição, mesmo sem estar com boa moral na franquia. Ele foi multado em US$ 40 mil dólares por ser flagrado em uma festa após o jogo da semana anterior contra o Arizona Cardinals. A multa foi por quebra dos protocolos de segurança contra a Covid-19. 

Dallas Cowboys (5-9) x Philadelphia Eagles (4-9-1) (domingo, 18h25)

O Dallas Cowboys é o atual vice-líder da NFC Leste, e só pode avançar aos Playoffs se vencer a divisão. Para isso acontecer, a franquia precisa vencer o Eagles na semana 16 e o New York Giants na semana 17, além de torcer por duas derrotas do Washington Football Team. Para o Eagles se classificar, basta que a equipe vença os dois últimos jogos, contra Cowboys e Washington, e ainda terá de torcer para Washington perder seu jogo contra o Carolina Panthers. 

Seattle Seahawks (10-4) x Los Angeles Rams (9-5) (domingo, 18h25)

O Seattle Seahawks já está classificado, e atualmente é líder da NFC Oeste. E o duelo justamente com o rival da divisão pode definir o título para Seattle se houver vitória sobre o Los Angeles Rams. Além disso, o Seahawks ainda pode ser o melhor time da NFC, se vencer os próximos dois jogos e o New Orleans Saints e o Green Bay Packers perderem as duas partidas restantes.

Por outro lado, o Rams depende apenas de suas forças para ser o melhor da sua divisão. Se vencer o Seahawks, Los Angeles volta à liderança da divisão e confirma sua classificação aos Playoffs. E vencendo também o Arizona Cardinals na semana 17, confirma o título e o mando de campo em um jogo da pós-temporada.

Green Bay Packers (11-3) x Tennessee Titans (10-4) (domingo, 22h20)

Classificado e campeão da NFC Norte, o Green Bay Packers joga apenas para tentar a primeira posição geral na NFC. Para isso acontecer nesta semana 16, o time do quarterback Aaron Rodgers precisa vencer o Tennessee Titans no Sunday Night Football e torcer para que o New Orleans Saints e o Seattle Seahawks percam nesta rodada, para assim apenas cumprir tabela na semana 17.

O Titans ainda não está garantido na pós-temporada, mas se vencer e o Miami Dolphins ou o Baltimore Ravens perderem, confirmam o avanço aos Playoffs. E vencendo as duas partidas restantes, contra Packers e o Houston Texans, confirma o título da sua divisão, a AFC Sul.

New England Patriots (6-8) x Buffalo Bills (11-3) (segunda-feira, 22h15)

Para o New England Patriots, o Monday Night Football da semana 16 será uma verdadeira ressaca, pois é o primeiro jogo após a confirmação de que a equipe não tem mais chances de classificação aos Playoffs. Pela primeira vez desde 2009, New England vai entrar de férias após a semana 17. 

Por outro lado, o Buffalo Bills já é o campeão da AFC Leste, e não consegue mais alcançar o Kansas City Chiefs, mesmo que termine o ano em 13-3 e o Chiefs perca os dois últimos jogos, pois no confronto direto entre ambos, deu Kansas City. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário