terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Lamar Jackson brilha, e Ravens vence épico confronto contra o Browns no Monday Night Football

Lamar Jackson correu para dois touchdowns, e lançou para um TD (foto: Ron Schwane/AP)


O Monday Night Football da semana 14 da NFL foi histórico. Baltimore Ravens e Cleveland Browns protagonizaram um confronto acirrado e imprevisível, no qual foi decidido nos últimos segundos. É impossível resumir a partida apenas para a vitória do Ravens por 47 a 42, sem considerar a dramaticidade do confronto, marcado pelo domínio do jogo terrestre por ambas as equipes, que juntas marcaram nove touchdowns, um recorde na história da NFL. 

E não há como negar que o grande nome do jogo foi o quarterback Lamar Jackson, do Ravens. Ele correu para 124 jardas e dois touchdowns. Nos passes, ele foi efetivo quando foi necessário, e herói para a reação. Ele havia deixado o jogo durante o último quarto por causa de cãibras. Voltou no Two Minute Warning em uma dramática quarta descida e, nesta jogada, passou para o touchdown. E ainda, nos segundos finais, após Baltimore ceder o empate, foi o responsável por passes importantes para colocar o time em área de field goal para decidir a partida, lançando para 163 jardas totais. O Ravens agora tem campanha de 8-5, e permanece vivo na luta por uma das vagas aos Playoffs dentro da AFC.

Derrotado, o Browns passa a ter campanha em 9-4. A franquia continua dentro da zona de classificação à pós-temporada, mas a vantagem para o Ravens (primeiro fora do grupo dos classificados) é agora de apenas uma vitória. Cabe destacar no confronto a atuação do quarterback Baker Mayfield, que lançou para 343 jardas, dois touchdowns e uma interceptação, e o running back Nick Chubb correu para 82 jardas e dois TDs.

Desde o começo, o jogo foi equilibrado. A partida foi realizada no FirstEnergy Stadium, em Cleveland, com presença de milhares de torcedores. Algo preocupante, pois a pandemia ainda não passou, e nesta segunda-feira, 14 de dezembro, os Estados Unidos alcançaram a triste marca de 300 mil mortes por Covid-19. Na primeira posse de bola do jogo, o Browns abriu o placar com um touchdown terrestre do running back Nick Chubb. Na sequência, o Ravens empatou com Lamar Jackson correndo para o TD. Com o jogo empatado, o Browns teve ainda a oportunidade de anotar mais três pontos no placar, mas o kicker Cody Parkey errou o field goal na primeira jogada do segundo quarto.

Nos minutos seguintes, o Ravens virou o placar, também com um touchdown terrestre, do running back Gus Edwards. O Browns empatou logo após, novamente com Chubb correndo com a bola. Pouco antes do intervalo, Baltimore avançou rapidamente à endzone, em uma campanha marcada por um longo passe de Lamar Jackson para o tight end Mark Andrews, para, na sequência, o QB do Ravens novamente correr com a bola para o touchdown.

 

O terceiro período começou novamente com Lamar Jackson fazendo grandes jogadas, como na corrida de 44 jardas do camisa 8. O touchdown veio na jogada seguinte, novamente com Gus Edwards. Perdendo por 28 a 14, o Browns tratou de reagir, em uma campanha longa, porém com pouco tempo gasto. Baker Mayfield fez importantes passes, levando o time até a linha de cinco jardas. O touchdown de Cleveland foi terrestre, de um running back que nem deveria estar na NFL após seu caso de agressão a uma mulher – o extra point foi perdido.

Com a desvantagem em oito pontos, o Browns voltou a ter a bola, até Baker Mayfield ser interceptado. O lance, que quase foi uma pick six, permitiu à Baltimore anotar o seu quinto touchdown, com JK Dobbins. O bloqueio de extra point deixava a vantagem em 14 pontos. A situação poderia ser um balde de água fria para Cleveland, mas não foi o que aconteceu. Mayfield encaminhou na sequência uma ótima campanha, que terminou já no último quarto com a recepção de Rashard Higgins. O time ousou uma conversão de dois pontos, que deu certo graças à recepção de Donovan Peoples-Jones.

A partida estava em uma posse de bola novamente, com o placar de 34 a 28. A situação ficou completamente favorável ao Browns, pois Lamar Jackson deixou o campo e foi para o vestiário. No injury report, o Ravens informou que ele estava com Cãibras. O time teve de se virar com Trace McSorley sendo o QB titular naquele momento. Baltimore não avançou pelo campo e isso permitiu uma chance do Browns de virar o jogo. Foi o que aconteceu, com Mayfield correndo com a bola para o TD.

 

Com apenas um ponto atrás no placar, um field goal poderia deixar Baltimore na frente novamente. Mas Lamar Jackson ainda estava ausente. McSorley tentou quatro passes ao todo, e acertou apenas um. Porém, o jogo terrestre fluiu a ponto de deixar o time perto da área de field goal. Um sack defensivo em McSorley deixou o Ravens na linha de 44 jardas em uma dramática quarta descida, faltando dois minutos para o final. Como era o Two Minute Warning, a TV foi para o intervalo, e na volta ao jogo, Lamar Jackson havia voltado. O MVP da temporada de 2019, que muitas vezes é criticado por não passar tanto com a bola, resolveu passar em seu lance de retorno. Ele encontrou Marquise Brown livre, e este correu com tranquilidade para anotar o touchdown.

Estava 42 a 35 para Baltimore, tempo suficiente para o Browns buscar o empate. E foi possível, com cerca de um minuto para o fim da partida. Mayfield conectou excelentes passes, e na linha de 22 jardas, fez o passe decisivo para o TD que deixou o placar igual. Na sequência, Lamar Jackson voltou a acertar lançamentos importantes, em especial para Mark Andrews, deixando o time em posição para um field goal. O kicker Justin Tucker acertou a tentativa de 55 jardas sem sustos, provando que é um dos melhores kickers da NFL.

Houve ainda uma tentativa desesperada do Browns de tentar uma virada, na famosa jogada "rugby", na qual passes para o lado ou para trás são dados para tentar um touchdown. Não deu certo, e ainda o time cometeu um safety, pois a bola foi para trás da própria endzone. Placar final, Baltimore Ravens 47 a 42 no Cleveland Browns.

Na semana 15, Ravens e Browns continuam sua saga para chegar aos Playoffs. A equipe de Baltimore jogará em casa contra o Jacksonville Jaguars, às 15h, enquanto a franquia de Cleveland viaja até Nova York para enfrentar o Giants no Sunday Night Football, às 22h20. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário