domingo, 27 de dezembro de 2020

Fim de jejum sem Playoffs, eliminados confirmados e uma insana virada marcam o início da semana 16 da NFL

Passe de Ryan Fitzpatrick enquanto ele sofre falta foi decisivo para a vitória do Miami Dolphins (foto: Getty Images)


Quatro jogos foram realizados neste início de semana 16, entre os dias 25 e 26 de dezembro, já no estágio final da temporada de 2020 da NFL. E em todos eles, ocorreram fatos importantes na luta por vagas à pós-temporada, que iniciam em janeiro. Após os resultados, o New Orleans Saints continuou com sua perseguição à primeira colocação geral da NFC, o Tampa Bay Buccaneers confirmou sua volta aos Playoffs depois de 13 anos, o Arizona Cardinals se complicou na briga pela pós-temporada, e o Miami Dolphins eliminou o Las Vegas Raiders em um insano final de jogo.

Para quem perdeu os jogos desta sexta-feira e sábado, é só ficar ligado no resumo destas partidas nos parágrafos seguintes.

Kamara faz seis touchdowns e Saints elimina Vikings

Running back fez o jogo da sua vida na rodada de Natal na NFL (foto: Michael C. Herbert/New Orleans Saints)
O New Orleans Saints, que já estava classificado aos Playoffs, venceu o Minnesota Vikings no jogo especial de Natal, pelo placar de 52 a 33. O resultado deixa o time ainda vivo a tentar a primeira posição geral da NFC, e assim garantir acesso direto ao Divisional Round – desde que o Green Bay Packers não vença nenhum de seus dois jogos restantes. Além disso, a franquia de New Orleans eliminou o Minnesota Vikings.

A partida foi marcada pelo grande show do running back Alvin Kamara, que correu para 155 jardas e seis touchdowns. Não acompanhamos o Fantasy Football por aqui, mas certamente estes números do jogador devem dar muitos títulos em diversas ligas. Nem mesmo os 33 pontos anotados pela franquia de Minnesota foram suficientes para frear o camisa 41 de Nova Orleans. 

Buccaneers quebra recordes e volta aos Playoffs após 13 anos

Tom Brady passou para quatro touchdowns, e deixou o campo ainda no terceiro quarto (foto: Lon Horwedel/AP)


Você se lembra do que fazia da vida em 2007? Naquele ano um tanto distante, o Brasil sediou os Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro; teve o acidente aéreo com o voo da TAM em São Paulo; o You Tube, tão popular hoje em dia, finalmente poderia ser acessado em outros idiomas que não fossem o inglês; a dupla Sandy & Júnior se separaria para voltar apenas em uma turnê especial em 2019; entre outros assuntos. Há 13 anos, na NFL, o New England Patriots protagonizava a temporada perfeita, caindo no Super Bowl, já em 2008. 

O que muitos não lembram na National Football League é que, em 2007, também havia sido o último ano do Tampa Bay Buccaneers marcando presença nos Playoffs. Mas essa sequência acabou neste sábado, ironicamente com o protagonismo de Tom Brady, MVP da liga há 13 anos justamente por defender o Patriots. A vitória que confirmou o Buccaneers na pós-temporada foi por 47 a 7 sobre o Detroit Lions, em jogo no qual a equipe de Tampa sequer sofreu com qualquer investida adversária. 

Apenas o primeiro tempo foi o suficiente para a vitória, e a consequente classificação aos Playoffs. Na primeira metade do confronto, a franquia quebrou o recorde de jardas em 30 minutos, e de pontos totais – foram para o intervalo vencendo por 34 a 0. O resultado foi tão sob controle que Brady, que lançou ao todo para 348 jardas e quatro touchdowns, deixasse o campo para ser poupado no início do terceiro período, assim como outros grandes nomes da franquia. Sem chances de título na NFC Norte, o Buccaneers precisará de mais uma vitória para confirmar a quinta posição entre os times do Wildcard, e assim enfrentar o campeão da NFC Leste. 

49ers vence e complica Cardinals na luta à pós-temporada

Resultado deixa o 49ers com 6-9, já eliminado na disputa para os Playoffs (foto: Christian Petersen/Getty Images)

Eliminado, o San Francisco 49ers jogou contra o Arizona Cardinals apenas para cumprir tabela. E no StateFarm Stadium, a casa do Cardinals e lar temporário da franquia de San Francisco, a vitória veio nesta semana 16, por 20 a 12. Pelo 49ers, o quarterback titular foi CJ Beathard, que fez um bom jogo, passando para 182 jardas e três touchdowns, com destaque para o jogo terrestre comandado pelo running back Jeff Wilson. Ele correu para 183 jardas e ainda teve uma recepção de 21 jardas que rendeu em touchdown.

A derrota da franquia do Arizona acende um sinal de alerta, pois o time é o sétimo na classificação geral da NFC. Se o Chicago Bears vencer neste domingo o Jacksonville Jaguars, será o Bears o time a ocupar a sétima colocação, igualando em vitórias e derrotas com o Cardinals, mas levando a vantagem nos critérios de desempate. E neste caso, o Cardinals correria o risco de ser eliminado na semana 17 mesmo se vencesse.

Fitzpatrick entra no final do jogo, e Dolphins faz virada inacreditável sobre o Raiders

Não dá apenas para resumir que o Miami Dolphins venceu o Las Vegas Raiders por 26 a 25 sem comentar os insanos minutos finais da partida. Foi o jogo em que o Dolphins trocou de quarterback no meio da partida, quase saiu de campo derrotado, e de forma impressionante saiu vencedor nos últimos segundos.

Enquanto o ataque do Raiders se mostrava melhor, o do Dolphins estava com sérias dificuldades para garantir o avanço de jardas. Sem o wide receiver DeVante Parker, o quarterback Tua Tagovailoa não conseguia lançar passes longos. Ele completou 17 de 22 passes para 94 jardas e um touchdown. Assim, no último período, quando o time perdia de 16 a 13, o técnico Brian Flores bancou o calouro para colocar o veterano Ryan Fitzpatrick na posição. Na primeira campanha, não teve virada, mas teve o field goal que deixava o placar empatado. Na sequência, a reação de Las Vegas veio com um touchdown de 85 jardas lançado por Derek Carr para Nelson Agholor. Como o extra point foi perdido, bastava um TD com extra point para a virada de Miami ser possível. E isso aconteceu pouco depois, com passe de Fitzpatrick para Myles Gaskin. 

Um field goal deixaria o Raiders novamente na ponta. A equipe avançou até a redzone, queimando o máximo de tempo possível e virando o jogo com um field goal quando restavam 19 segundos para o final. Sem tempos para pedir, a inacreditável virada de Miami aconteceu após um passe longo de Fitzpatrick para Mack Hollins, lançamento o qual o QB sequer viu, pois sofreu uma falta de facemask no momento em que lançava a bola. Como o passe de 49 jardas foi completo, mais as 15 jardas de punição ao Raiders pela infração, foi possível que o kicker Jason Sanders convertesse o field goal da vitória. Com 10-5 e em sétimo na classificação geral da AFC, basta que o Dolphins vença o próximo jogo para se classificar. Já Las Vegas perdeu suas chances de avançar na NFL.

Mais times poderão se classificar

Neste domingo, outras 11 partidas serão realizadas pela semana 16. Veja quais e também os horários:

15h (de Brasília)

Pittsburgh Steeers x Indianapolis Colts

Kansas City Chiefs x Atlanta Falcons

Jacksonville Jaguars x Chicago Bears

Houston Texans x Cincinnati Bengals

Baltimore Ravens x New York Giants

New York Jets x Cleveland Browns

18h05

Washington Football Team x Carolina Panthers

Los Angeles Chargers x Denver Broncos

18h25

Dallas Cowboys x Philadelphia Eagles

Seattle Seahawks x Los Angeles Rams

22h20

Green Bay Packers x Tennessee Titans

Nenhum comentário:

Postar um comentário