domingo, 16 de agosto de 2020

Após lesão extremamente grave, Alex Smith volta a ter condições de jogo

QB de Washington estava há quase dois anos sem realizar um treino com a equipe (Foto: Twitter Washington Football Team)

Na história do esporte, há muitas histórias de superação, principalmente as que envolvem atletas que tiveram uma lesão tão grave e que quase abreviaram suas carreiras, mas que conseguiram não só se tratar, mas também dar a volta por cima. O exemplo mais próximo, puxando para o Brasil, é o de Ronaldo Fenômeno, que em 2000, sofreu uma terrível lesão no joelho, a qual o deixou afastado dos gramados por mais de um ano e meio, para retornar no final de 2001, e no ano seguinte, ser o artilheiro da Copa do Mundo de 2002, como peça fundamental no elenco pentacampeão daquela Seleção Brasileira.

Neste domingo, 16 de agosto, o futebol americano testemunha mais um importante episódio de superação na carreira do quarterback Alex Smith, do Washington Football Team. Após quase dois anos, e 17 cirurgias depois de uma grave lesão na perna, ele está apto a entrar em campo novamente. Inclusive, ele treinou nesta tarde com a equipe, em seu centro de treinamento.


Com menos de um mês para a temporada 2020 começar, o fato de Smith estar em condições de jogo não significa de que ele entrará em campo na semana 1, contra o Philadelphia Eagles, em 13 de setembro. Porém, caso o técnico de Washington, Ron Rivera, decida por isso, poderá ser o retorno aos gramados depois de 665 dias. 

Alex Smith teve uma fratura exposta na perna direita durante partida contra o Houston Texans, na semana 11 da temporada regular de 2018. Além da lesão, que já é muito grave, o jogador teve fasceíte necrozante, uma bactéria que entrou em contato com o sangue do jogador, no momento da lesão. A bactéria corroeu sua perna, e caso não fosse contida, Smith correria o risco de ter a perna amputada, ou de morrer.

Ao longo dos 17 procedimentos, Smith queria, além de se recuperar, ter condições de jogo novamente, segundo o relato de sua esposa, Elizabeth, em maio deste ano. Depois de inúmeras sessões de fisioterapia, os médicos o liberaram para voltar a treinar em 24 de julho. E menos de um mês depois, ele sai da lista de jogadores lesionados, e passa a integrar o elenco ativo.

Como não terá pré-temporada da NFL em 2020 por causa da pandemia de coronavírus, só será possível ver Alex Smith em campo novamente em setembro, seja como titular ou reserva. Atualmente, o elenco ativo do Washington Football Team tem outros três quarterbacks, além do camisa 11: Dwayne Haskins, Kyle Allen e Steven Montez.

Com 36 anos de idade, Alex Smith está na NFL desde 2005, quando foi primeira escolha geral do Draft, pelo San Francisco 49ers. Ele defendeu a equipe até 2011, se transferindo depois para o Kansas City Chiefs. Ele está em Washington desde 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário