sexta-feira, 3 de julho de 2020

Washington Redskins anuncia que mudará de nome



Após ser pressionada pelos seus patrocinadores a mudar de nome, a franquia Washington Redskins anunciou, nesta sexta-feira, 3 de julho, que abrirá um processo para modificar a sua nomenclatura. A iniciativa é mais um movimento contra o racismo visto no universo da NFL desde a morte de George Floyd, em maio.

O comunicado veio um dia após a FedEx, empresa de logística dos Estados Unidos, e que dá nome ao estádio de Washington – o FedEx Field – pressionou o time a mudar o seu nome, sob o risco de a empresa romper seu contrato com a franquia da NFL. Até 2025, a FedEx possui o "naming rights" do estádio, em uma parceria que custou US$ 205 milhões. Na semana passada, acionistas minoritários de empresas que anunciam no Redskins também passaram a pressionar estas organizações quanto ao nome da equipe de futebol americano.

O Washington Redskins tem esse nome desde 1933. Redskins, em português, é "peles vermelhas", e nos Estados Unidos, esta expressão é pejorativa contra os indígenas norte-americanos. Nos últimos anos, a discussão acerca da retirada deste nome ficou mais intensificada, porém, com a franquia de Washington sempre ignorando o assunto. Porém, com o aumento do apelo devido aos protestos contra a desigualdade racial, somada à pressão de anunciantes – e a uma consequente perda de receita – a organização mudou sua postura.

No anúncio, o atual dono da equipe de Washington, Daniel Snyder, deixou claro que a mudança é pensada principalmente no apelo dos torcedores, patrocinadores e da NFL. "Esse processo permite que o time leve em conta não somente o orgulho da tradição e história da franquia, mas também incluiu o que nossos seguidores, patrocinadores, a NFL e a comunidade tem orgulho de representar dentro e fora de campo", declarou.

Na edição desta semana do Maratona NFL, Ruan Nascimento e Carlos Oliveira discutiram acerca da possibilidade de mudança do nome da franquia da capital norte-americana. Ouça o podcast aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário