sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Mayfield sai do banco, comanda virada do Browns, e encerra jejum de 635 dias sem vitórias

Baker Mayfield estreia na NFL com atuação memorável (foto: Clevelandbrowns.com)

O que você estava fazendo na tarde de 24 de dezembro de 2016? Provavelmente se preparando para aquela farra de comidas e bebidas para o Natal, até porque era a véspera. Neste dia, o Cleveland Browns venceu o San Diego Chargers, naquela que era a primeira (e única) vitória do time no ano.

Depois dali, houve toda a temporada de 2017 e seus 0-16. Várias e várias mudanças de elenco neste período. Era uma tristeza da torcida e um buraco sem fundo em que o time parecia estar. A temporada atual já havia começado sofrida, com field goals perdidos que custaram vitórias nos dois primeiros jogos, resultando em um empate e uma derrota. Foram 635 longos dias sem saber o que era terminar um jogo como vencedor.

Até o Thursday Night Football desta semana 3 de 2018. Foi o 20 de setembro o precursor da liberdade de Cleveland. O Browns venceu! E venceu da maneira mais improvável possível. O calouro quarterback Baker Mayfield começou no banco. Entrou no segundo quarto quando perdia de 14 a 0, em sua primeira partida como profissional, e comandou uma histórica virada sobre o New York Jets, por 21 a 17, no First Energy Stadium.

O Browns agora tem uma campanha em 1-1-1, enquanto o Jets chega a segunda derrota seguida, estando 1-2. Baker Mayfield teve 17 passes completos, para 201 jardas. Não passou para nenhum touchdown, mas se não fosse ele, Cleveland não teria tido a virada. O running back Carlos Hyde conseguiu 98 jardas e dois touchdowns, e o wide receiver Jarvis Landry teve oito recepções para 103 jardas.

Agora falamos cronologicamente como foi a partida. O Thursday Night Football começou travado, com as defesas dominando. O quarterback Sam Darnold, do Jets (169 jardas e duas interceptações) demorou para conseguir encaixar passes. Tyrod Taylor, o titular do Browns, teve um jogo ainda pior. O grande lance do primeiro quarto foi um punt bloqueado pelo Jets, colocando o time em boa posição de campo.

Na primeira jogada do segundo quarto, o running back Isaiah Crowell correu para touchdown. O próprio conseguiu outro TD terrestre, ampliando a vantagem para 14 a 0. Enquanto isso, a defesa do Jets estava pressionando Tyrod Taylor. Pouco antes do fim do segundo quarto, Taylor foi atingido e entrou para o protocolo de concussão. Ele não voltaria mais para o jogo.

Baker Mayfield foi alçado à titularidade sob pressão, mas com muito apoio da torcida. Tyrod Taylor teve apenas quatro passes completos, de 14 tentativas, para míseras 19 jardas. Os fãs do Browns sabem o quão sofrida é a vida da franquia para encontrar um quarterback titular, mas Mayfield foi a primeira escolha geral do Draft deste ano. Então tinham a esperança nele. Já na primeira campanha, conseguiu três passes completos para 47 jardas, suficiente para o kicker Greg Joseph marcar um field goal antes do intervalo, deixando o jogo em 14 a 3.

Já no segundo tempo, um lance de destaque no terceiro quarto foi um fumble recuperado pelo cornerback Denzel Ward. Isso colocou o Browns na redzone. Outro field goal deu mais três pontos para a equipe. Na campanha seguinte, Mayfield começou a armar boas jogadas, em especial em lançamentos para Jarvis Landry, seu alvo principal. Na linha de uma jarda, o running back Carlos Hyde conseguiu o touchdown. Para garantir o empate, o time foi para a conversão de dois pontos, conquistada graças a uma trick play, em passe de Landry para o próprio Mayfield receber na endzone. O lance foi semelhante à "Philly Special" aplicada no Super Bowl LII.


Com o placar empatado, a pressão caiu sobre os ombros do New York Jets, principalmente em Sam Darnold, que é calouro - embora este já em seu terceiro jogo na NFL - assim como Mayfield. A equipe conseguiu chegar na redzone, mas pontuou apenas com um field goal do kicker Jason Myers, já no último quarto.

O Browns necessitava de pelo menos um field goal para empatar, mas o time sabia que podia mais. Baker Mayfield seguiu liderando a equipe, com passes precisos, e controlando bem o relógio. Restando pouco mais de dois minutos para o fim, novamente o time conseguiu o touchdown com Carlos Hyde.

Nos instantes finais, restou o desespero ao Jets, que só evitaria a derrota com um touchdown. Porém, a defesa do Browns não deixou isso acontecer. Sam Darnold foi interceptado duas vezes nos dois minutos finais, e graças aos turnovers, o jejum do Cleveland Browns está encerrado após longos 635 dias. A equipe venceu por 21 a 17.

Foi a primeira vitória do Browns depois de 19 partidas. A seca acabou. Para a semana 4, resta saber qual será a decisão do técnico Hue Jackson, se ele vai manter Mayfield de titular ou não. O que já é certo é que a festa em Cleveland pela vitória vai durar a madrugada inteira.

O próximo jogo de Cleveland vai ser contra o Oakland Raiders, fora de casa. Já o New York Jets enfrentará na rodada seguinte o Jacksonville Jaguars. Ambos os jogos serão no domingo (30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário