segunda-feira, 4 de maio de 2020

Morre Don Shula: veja como foi a carreira do lendário treinador

Shula foi o primeiro e único técnico campeão invicto do Super Bowl

O mundo da National Football League amanheceu de luto nesta segunda-feira, 4 de maio. O ex-treinador Don Shula, integrante do Hall da Fama da NFL, morreu aos 90 anos. Dono de dois títulos de Super Bowl, ambos pelo Miami Dolphins, Shula revolucionou a competição por sua filosofia de comando nos gramados.

Para quem não conheceu o ex-treinador, nesta postagem, vamos apresentar a sua carreira. Antes de se consagrar como treinador de futebol americano, jogou como running back, na Carroll University, em Cleveland, ainda como atleta universitário. Foi para a NFL em 1951, ao ser selecionado no Draft pelo Cleveland Browns. Don Shula jogou também por Baltimore Colts e Washington Redskins.

Passada a carreira de atleta profissional, Shula passou a ser assistente técnico no futebol americano universitário. E em 1960, voltou para a NFL, inicialmente como coordenador pelo Detroit Lions. Em 1963, se tornou head coach, o técnico principal do Baltimore Colts, com apenas 33 anos. Em 1968, comandou o Colts com uma excelente campanha na temporada regular, com 13 vitórias e uma derrota, garantindo à franquia o título da NFL daquela temporada. Porém, o ano perfeito não aconteceu, pois em janeiro de 1969, o Colts foi derrotado no Super Bowl III para o New York Jets, na primeira vez que um time da antiga AFL derrotou uma equipe da NFL.

Depois da temporada de 1969, Shula deixou Baltimore para fazer história no Miami Dolphins. Em sua segunda temporada como HC em Miami, levou a equipe para o Super Bowl VI, quando o Dolphins perdeu para o Dallas Cowboys. E em 1972/73, liderou a franquia para a histórica campanha invicta até o título do Super Bowl VII, contra o Washington Redskins, o primeiro de Miami. No ano seguinte, veio o bicampeonato, com vitória na decisão sobre o Minnesota Vikings.

Shula seguiu em Miami, e levou a franquia para mais dois Super Bowls, em 1983 e 1985, com derrotas para Washington Redskins e San Francisco 49ers, respectivamente. O treinador comandou o Dolphins até 1995, sendo escolhido para o Hall da Fama da NFL em 1997.

Shula é um dos nomes eternizados no Hall da Fama da NFL (foto: miamidolphins.com)

Como treinador, Shula teve a honra de enfrentar alguns dos maiores técnicos da história do futebol americano. Shula duelou, por exemplo, com George Halas, fundador e técnico do Chicago Bears na primeira temporada da NFL, em 1920. E enfrentou também o único técnico de sua época como head coach ainda em atividade: Bill Bellichick, treinador do New England Patriots. Além disso, ele teve a honra de comandar três dos grandes quarterbacks da história da NFL: Johnny Unitas, Bob Griese e Dan Marino.

Por tudo o que fez na NFL, e, principalmente, no comando do Miami Dolphins, Don Shula está eternizado na história do esporte. E por conta disso, merece toda a nossa reverência num dia como hoje, o da sua despedida. Fica aqui os nossos sentimentos para a família e para os seus fãs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário