quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Superliga agora é BFA - a nova liga de futebol americano

Competição passará a ser gerida pelos clubes brasileiros da modalidade

O futebol americano no Brasil continua com sua grande curva ascendente. Nos últimos anos, os campeonatos da modalidade em nosso país têm tido um sucesso de público. Diante da enorme repercussão da Superliga Nacional, realizada em 2016, a partir deste ano, o principal torneio de futebol americano no país será gerido pelos clubes. Em 2017, a primeira divisão passará a se chamar Brasil Futebol Americano (BFA).

O lançamento oficial foi feito nesta quinta-feira (16), durante o programa Salão Oval. O novo formato da liga foi concedido através de uma solicitação dos clubes perante à Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). Desta forma, enquanto os times cuidarão da BFA e de sua estrutura, a CBFA dedicará seu trabalho exclusivamente à seleção brasileira, o Brasil Onças - que não realiza jogos oficiais desde a Copa do Mundo de 2015.

A mudança de seu nome gerou uma grande confusão. Inicialmente a liga seria chamada de Brazilian Football League (BFL). Uma página no Facebook e um site com este domínio haviam sido criados. Ainda na tarde desta quinta-feira circulou na internet a informação de que o nome "Brazilian Football League" já tinha um registro de marcas, feito pela Rede Globo há nove anos. Foi durante o lançamento que houve o anúncio de que o principal campeonato do país se chamaria Brasil Futebol Americano, e não seria mais nomeado como BFL.

Este novo modelo da liga tem como inspiração em outros campeonatos organizados pelas equipes. No Brasil, um dos exemplos é o Novo Basquete Brasil (NBB), que é administrado pelos times que participam, enquanto a Confederação Brasileira de Basquete cuida de suas seleções.

A BFA ainda não tem uma tabela divulgada, mas já se sabe que serão quatro conferências na competição, divididas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Após uma fase de temporada regular, os melhores classificados disputam os playoffs (com etapas dentro da conferência, e depois com playoffs nacionais, envolvendo os campeões de cada uma destas regiões). Os dois melhores times farão o Brasil Bowl, a grande decisão do campeonato.

A temporada 2017 será o segundo ano com a grande fusão entre o antigo Campeonato Brasileiro (organizado pela CBFA) e o Torneio Touchdown (de organização independente). No ano passado, foram criadas duas divisões, sendo uma a Superliga Nacional (a primeira divisão) e a Liga Nacional (segunda divisão). O campeão nacional de 2016 foi o Timbó Rex, de Santa Catarina, que derrotou o Flamengo FA, do Rio de Janeiro, no Brasil Bowl.

OBS: Texto atualizado às 23h35 do dia 16/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário