domingo, 5 de fevereiro de 2017

A decisão: Falcons e Patriots disputam o Super Bowl LI neste domingo

Está tudo pronto para a grande decisão do futebol americano

Ah NFL, sua linda! Você é uma liga tão incrível, mas como dura tão pouco. Foram 149 dias em que vivemos o amor intenso de mais uma temporada da National Football League, e que se encerra neste domingo (5), com o Super Bowl LI. Atlanta Falcons e New England Patriots disputam a decisão, que será no NRG Stadium, em Houston, no Texas, às 21h30 (horário de Brasília). O confronto será exibido na TV pela ESPN e Esporte Interativo.

Depois de 22 semanas, vamos conhecer o próximo campeão da NFL. Com uma ótima temporada feita, o Atlanta Falcons chega à final pela segunda vez em sua história, e tenta conquistar um inédito título. Já o New England Patriots se classificou quebrando o recorde de participações, com nove idas ao Super Bowl. A equipe venceu a liga por quatro vezes, e quer o pentacampeonato para manter sua dinastia vencedora.

O Falcons vive o seu auge, em uma franquia que completa 51 anos em 2017. Treinado por Dan Quinn pela segunda temporada, o time tem um excelente ataque, com nomes como Matt Ryan, Julio Jones, Devonta Freeman, Mohamed Sanu, Tevin Coleman e Taylor Gabriel. A franquia construiu uma vitoriosa campanha ofensiva. Na temporada regular, foram 540 pontos anotados, sendo o melhor ataque de 2016, com uma média de 33,7 pontos por partida. O quarterback Matt Ryan também vive o melhor momento em sua carreira, lançando 38 passes para touchdown, e apenas sete interceptações, sendo eleito o MVP da temporada. Nos playoffs, foram 7 TD's de Ryan, e nenhum turnover cedido. Na defesa, Atlanta também tem importantes nomes, como Ricardo Allen, Dwight Freeney, Deion Jones e Vic Beasley. Será esta defesa que tentará parar o também forte ataque do Patriots. 

Se para o Falcons a volta ao Super Bowl demorou 18 anos, para New England, chegar à decisão virou uma rotina desde que o técnico Bill Bellichick e o quarterback Tom Brady chegaram ao time - ambos no ano 2000. É a sétima vez que o time vai disputar o título com a presença de Bellichick e Brady. O QB teve 28 passes para touchdown em 2016, com apenas duas interceptações, em uma temporada mais curta para o atleta, pois foi suspenso por quatro jogos. Seus principais recebedores nesta temporada são Julian Edelman, Chris Hogan, Malcolm Mitchell, Danny Amendola, James White e Martellus Bennett - lembrando que Rob Gronkowski se machucou e perdeu o restante da temporada - além de um ótimo jogo terrestre com LeGarrette Blount e Dion Lewis. Mas neste ano, o Patriots vai à decisão com uma forte defesa, que sofreu 250 pontos na primeira fase, uma média de apenas 15,6 por partida. Os principais nomes do setor defensivo são Malcolm Butler, Rob Ninkovich, Dont'a Hightower, Devin McCourty, Kyle Van Noy e Patrick Chung.

Neste domingo, Falcons e Patriots duelarão pelo título. A expectativa é de uma batalha dramática, com a possibilidade de muitos pontos e trocas de placar. É difícil cravar um favorito. Em um jogo como esse, tudo pode acontecer. Além do jogo, ainda há a expectativa para o Halftime Show, estrelado pela cantora Lady Gaga. É esperado que seja uma grande apresentação, entrando para a história do evento.

A parte triste é que depois do Super Bowl LI, começa o longo período da offseason. Mas antes de lamentarmos, vamos aproveitar a decisão. É o último jogo, a NFL linda está encerrando um ciclo, mas logo volta outro, e a nossa paixão por esse esporte só vai aumentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário