sábado, 30 de dezembro de 2017

Dia de decisão: o que vale cada jogo da semana 17 da NFL

Duelo entre Falcons e Panthers vale a divisão para um e a permanência nos playoffs para outro
Falta pouco para começar a última e decisiva rodada da NFL. No dia 31 de dezembro, mais do que se despedir de 2017, vamos também conhecer os últimos times classificados aos playoffs, assim como saber quais serão os confrontos de mata-mata a serem realizados a partir de 6 de janeiro.

Todos os 16 jogos ocorrem no próximo domingo. Sete deles às 16h (horário de Brasília), e outros nove às 19h25. Na primeira faixa, serão confrontos entre times já eliminados, ou com classificados em busca das melhores posições na AFC e na NFC. Já o segundo horário tem duelos entre times que ainda disputam uma posição no ranking das duas conferências, ou que estão na caçada pelas vagas restantes à pós-temporada.

Vale lembrar que a NFL é composta por 32 times. Dos quais, apenas 12 avançam aos playoffs, sendo seis pela Conferência Americana, e outros seis pela Conferência Nacional.

Na AFC, New England Patriots, Pittsburgh Steelers, Jacksonville Jaguars e Kansas City Chiefs estão garantidos. Baltimore Ravens, Tennessee Titans, Los Angeles Chargers e Buffalo Bills brigam pelas duas últimas vagas. Já na NFC, estão dentro dos playoffs: Philadelphia Eagles, Minnesota Vikings, Los Angeles Rams, New Orleans Saints e Carolina Panthers, com Atlanta Falcons e Seattle Seahawks na disputa por uma única vaga restante.

Falaremos sobre cada jogo desta rodada final, e o que vale para cada participante, ou se será apenas uma despedida de alguma equipe.

New England Patriots (12-3) x New York Jets (5-10) - 16h - ESPN

Já classificado e com o título da AFC Leste assegurado, o New England Patriots jogará em casa em busca da primeira colocação geral da sua conferência. Para isso, basta vencer o eliminado New York Jets. Em caso de derrota, terá de torcer contra o Pittsburgh Steelers.

Pittsburgh Steelers (12-3) x Cleveland Browns (0-15) - 16h - ESPN Extra

O Steelers também está classificado, e é o campeão da AFC Norte. A equipe enfrenta o Browns tentando a melhor colocação da AFC, e precisa vencer, além de torcer para que o New England Patriots perca.

Cleveland já está garantido com a primeira escolha geral no Draft de 2018, por ser o pior time da NFL. Contra Pittsburgh, será a última chance para evitar a assombrosa campanha de 0-16, que só aconteceu uma vez - com o Detroit Lions em 2008 (o Tampa Bay Buccaneers de 1976 também perdeu todos os jogos, mas na época, eram 14 partidas por temporada).

Detroit Lions (8-7) x Green Bay Packers (7-8) - 16h

Ambos os times já estão eliminados.

Indianapolis Colts (3-12) x Houston Texans (4-11) - 16h

Colts e Texans também já estão eliminados. Por terem as piores campanhas de toda a NFL, quem perder ficará em uma melhor posição no Draft de 2018.

Minnesota Vikings (12-3) x Chicago Bears (5-10) - 16h

A equipe do Minnesota Vikings já está classificada como campeã da NFC Norte. No momento, o time é o segundo da Conferência Nacional. Se vencer o Chicago Bears, confirma a posição, o que dá direito a uma rodada de folga nos playoffs. Em caso de derrota, terá de torcer contra o Carolina Panthers e a favor do New Orleans Saints. O Bears encerrará sua participação em 2017.

New York Giants (2-13) x Washington Redskins (7-8) - 16h

Ambos os times já estão eliminados. Se perder, o Giants se confirma como o segundo pior de toda a NFL - e terá a segunda escolha geral do Draft de 2018.

Philadelphia Eagles (13-2) x Dallas Cowboys (8-7) - 16h

Este jogo também se enquadra na categoria entre clássicos de fim de ano que não valem mais nada. O Cowboys se despede da temporada, e o Eagles está classificado como o melhor time da NFC - e jogará todas as partidas dos playoffs em casa. Provavelmente Philadelphia irá se poupar em campo.

Atlanta Falcons (9-6) x Carolina Panthers (11-4) - 19h25 - ESPN

É o grande jogo da rodada, e vale muito para ambas as equipes. Falamos primeiro do Carolina Panthers, já classificado. Se vencer, e o New Orleans Saints perder, garante a NFC Sul. E se vencer, somadas as derrotas de Saints e Vikings, o time ainda garante a segunda posição geral da NFC - com direito a uma folga nos playoffs.

Já para o Atlanta Falcons, só a vitória interessa. O time precisa vencer para garantir a última vaga restante nos playoffs, como o sexto colocado da Conferência. Se perder, precisará torcer contra o Seattle Seahawks para que a temporada não seja encerrada.

Seattle Seahawks (9-6) x Arizona Cardinals (7-8) - 19h25 - ESPN+

O Seattle Seahawks é o time que pode tirar a vaga do Falcons nos playoffs, mas não depende apenas de si. Além de vencer o já eliminado Arizona Cardinals, Seattle precisará torcer para Atlanta perder. Só assim para se garantir como o sexto colocado via Wildcard.

Baltimore Ravens (9-6) x Cincinnati Bengals (6-9) - 19h25

Como o Cincinnati Bengals está eliminado, o que resta é tentar fazer com que o Ravens também não jogue a pós-temporada. Para Baltimore, basta vencer que a ida aos mata-matas via Wildcard está garantida. O time também se classifica se perder e o Buffalo Bills perder também, ou se perder e o Tennessee Titans também ser derrotado.

Tennessee Titans (8-7) x Jacksonville Jaguars (10-5) - 19-25

Para o Jacksonville Jaguars, a partida será um amistoso de luxo antes da sua volta aos playoffs após 10 anos. Sacksonville (esse apelido é bom) já está garantido com a terceira posição na AFC, e pode enfrentar o próprio Titans no Wildcard (se este se classificar). Se vencer, Tennessee garante sua volta aos playoffs desde 2008, mas se sair derrotado, o time terá de secar Los Angeles Chargers e Buffalo Bills para avançar.

Los Angeles Chargers (8-7) x Oakland Raiders (6-9) - 19h25

O Raiders já pensa em 2018, por também estar eliminado. Enquanto isso, o Los Angeles Chargers precisa vencer para seguir sonhando com playoffs. E não só isso. Além da sua vitória, terá de torcer por vitória do Baltimore Ravens e derrota do Tennessee Titans. Em outro cenário, no caso de derrota do Ravens, precisará  vencer e ainda esperar para que o Titans e o Buffalo Bills percam.

Miami Dolphins (6-9) x Buffalo Bills (8-7) - 19h25

Em despedida de 2017, ao Miami Dolphins resta apenas evitar que o Buffalo Bills volte aos playoffs depois de 18 anos. Nenhuma equipe da NFL está há tanto tempo fora da pós-temporada que Buffalo, que precisa vencer, e ainda dependerá de dois cenários. Em um deles, o Bills terá de torcer por derrota do Baltimore Ravens, se o Tennessee Titans vencer. Em outro, caso o Ravens vença, o time terá de torcer por derrota do Titans e também do Los Angeles Chargers.

Tampa Bay Buccaneers (4-11) x New Orleans Saints (11-4) - 19h25

O jogo pode definir o campeão da última divisão ainda em aberto na NFL, a NFC Sul. Se o Saints vencer, o título está assegurado, ou se perder e o Carolina Panthers também perder. Em caso de New Orleans não ser o vencedor da divisão, o time entra nos playoffs via Wildcard - pois já está garantido. Eliminado, o Tampa Bay Buccaneers tentará complicar o final da temporada de seus rivais.

Los Angeles Rams (11-4) x San Francisco 49ers (5-10) - 19h25

Classificado como campeão da NFC Oeste, o Rams já tem a garantia de fazer uma partida em casa nos playoffs. Se vencer, fica com o terceiro lugar geral da NFC. Mas o técnico Sean McVay já confirmou que vai poupar seus titulares nesta última rodada, pois a terceira ou a quarta posição não muda muita coisa para a equipe. Com isso, aumentam as possibilidades para Jimmy Garoppolo encerrar a temporada do 49ers de forma invicta, desde que assumiu a titularidade do time.

Denver Broncos (5-10) x Kansas City Chiefs (9-6) - 19h25

Será o único jogo das 19h25 que não terá grande relevância nesta semana 17. O Broncos já está eliminado e se despede jogando em casa. Do outro lado, o Chiefs está classificado como campeão da AFC Oeste. Independente do resultado, Kansas City irá para o Wildcard como o quarto melhor time da Conferência Americana.

Agora, todos os olhos se voltam para a última rodada. O dia 31 de dezembro tem tudo para ser incrível na NFL. Quem puder ver os jogos, veja, porque vai ser emocionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário