terça-feira, 11 de julho de 2017

Em busca da titularidade: as franquias onde há disputa para a posição de quarterback

New York Jets é uma das equipes sem um quarterback titular definido

Nenhuma posição em um esporte coletivo é tão diferenciada quanto a função de quarterback no futebol americano. Mesmo com um enorme elenco representando um time, os olhos dos amantes da bola oval sempre estarão mais voltados ao QB, pois uma partida tem mais chances de ser decididas nas mãos deles.

Na NFL, muitos quarterbacks da atualidade têm sua titularidade assegurada não só para 2017 como também para os próximos anos - a menos que seu desempenho passe a ser irregular ou que lesões graves o atinjam. Mas se o rendimento destes jogadores não é bom, o banco de reservas ou até mesmo o corte do elenco principal é uma possibilidade real. E se tratando de uma competição com 32 times, é impossível que tenham 32 quarterbacks de alto nível e que consigam se manter titulares durante toda a temporada, ou se estabelecer como um "Franchise Quarterback".

Para a temporada que se aproxima, ainda está em aberto a vaga para quarterback titular em pelo menos seis equipes. Ao longo da pré-temporada, devem ser definidos os titulares da semana 1. Mas enquanto isso, analisamos sobre quem tem mais chances de ser o futuro destas franquias, pelo menos a curto prazo.

Começamos falando do Houston Texans. Atual bicampeão da AFC Sul, o time conquistou duas idas recentes aos playoffs por ter uma das melhores defesas da NFL. O corpo de running backs e wide receivers da equipe também é considerado de um bom nível. O problema está na função de quarterback. Após Brock Osweiller ter dado muito errado em Houston, e ser trocado para o Cleveland Browns, a franquia apostou em escolher DeShaun Watson na primeira rodada do Draft deste ano. Além de Watson, o Texans tem também Tom Savage, que chegou a ser titular durante o fim da temporada passada por alguns jogos até se lesionar. Entre os quarterbacks calouros, por enquanto, DeShaun Watson é considerado o QB com mais chances de ser titular na semana 1 de 2017.

Paxton Lynch (E) e Trevor Siemian disputam a titularidade no Denver Broncos

O Denver Broncos é outro time que podemos dizer que está a um quarterback de voltar a fazer estragos na Conferência Americana. A temporada 2016 foi difícil para a equipe, que não contava mais com Peyton Manning. Trevor Siemian foi o titular em 14 das 16 partidas da temporada no ano. O desempenho, com nove vitórias e sete derrotas, foi por mérito da forte defesa campeã do Super Bowl 50. Agora, Siemian disputará a posição principal do ataque com Paxton Lynch, que foi titular em dois jogos no ano passado, e tem mostrado evolução nos treinos recentes realizados. Esta batalha interna em Denver continua indefinida.

Com a segunda pior campanha de 2016, o San Francisco 49ers dispensou os quarterbacks que contribuíram para o mau desempenho. Blaine Gabbert conseguiu garantir um salário como QB reserva do Arizona Cardinals, e Colin Kaepernick continua sem emprego, e sem especulações de uma nova oportunidade até agora. Enquanto isso, os 49ers contrataram Brian Hoyer e Matt Barkley, que foram titulares por alguns jogos do Chicago Bears no ano passado. Mas em San Francisco, é Hoyer quem deve começar jogando em setembro. Ele está na liga desde 2009, e já rodou por cinco equipes diferentes, além de ter feito seis partidas em 2016 com seis touchdowns e nenhuma interceptação, enquanto Barkley como signal caller do Bears, teve oito touchdowns e 14 interceptações, em sete jogos.

Bears tem o experiente Mike Glennon (E) e o calouro Mitchell Trubisky como postulantes a QB titular

E por falar em Bears, existe uma possibilidade de disputa para a posição de QB titular. E se esta disputa não for em 2017, será no ano seguinte. Na Free Agency, o Bears contratou Mike Glennon por um estranho contrato no valor de US$ 15 milhões por ano. Na teoria, era para ele ser titular até a franquia encontrar um bom talento no Draft. Mas no recrutamento deste ano, Chicago fez uma arriscada troca com o San Francisco 49ers para subir uma posição e selecionar Mitchell Trubisky com a segunda escolha geral. O curioso para esta troca é que os 49ers sequer cogitaram selecionar o QB, mas mesmo assim, a troca foi feita durante o evento no fim de abril. As ações questionáveis da franquia colocam em dúvida sobre quem será o seu signal caller. A curto prazo, deve ser Glennon, mas não dá para duvidar que Trubisky não possa assumir a posição se o Bears começar mal na temporada.

A incerteza sobre a posição de QB titular é ainda mais evidente com o New York Jets e o Cleveland Browns. Ambas as equipes tiveram três quarterbacks titulares diferentes em 2016, e em campo, tiveram um ano para esquecer. Após uma boa temporada do New York Jets em 2015, Ryan Fitzpatrick perdeu muito seu rendimento no ano passado e foi deslocado ao banco de reservas. Geno Smith e Bryce Petty também jogaram no período. Na offseason, Fitzpatrick e Smith foram dispensados, enquanto Bryce Petty e Christian Hackenberg (escolhido no Draft de 2016, mas que não entrou em campo) sobraram no elenco. E estes dois vão ter de disputar a titularidade com o veterano Josh McCown, contratado na Offseason, e vindo do Cleveland Browns. Pelo lado do Jets, só a pré-temporada para encaminhar um possível titular.

Brock Osweiller foi trocado para o Cleveland Browns, mas não há garantias de que será titular

Já o Cleveland Browns continua com sua longa busca por um quarterback confiável. Desde sua volta à NFL em 1999, 26 quarterbacks diferentes foram titulares da franquia. Em 2016, a equipe apostou sem sucesso em Robert Griffin III, que sofreu várias lesões e perdeu mais da metade da temporada. Josh McCown também ocupou a posição, além do calouro Cody Kessler, que foi quem teve o melhor desempenho entre os três, mas também sofreu com lesões. Dos três, apenas Kessler sobreviveu no elenco. McCown agora está no New York Jets, e RGIII ainda não tem um time. Neste ano, Cody Kessler terá que disputar a posição com DeShone Kizer, selecionado na segunda rodada do Draft. Brock Osweiller também está no páreo, mesmo com o fato de sua chegada ter acontecido mais por um desejo do Browns em ter uma escolha extra do Draft do que por estar interessado no talento do jogador. Ainda é incerto saber quem vai mesmo chefiar o ataque de Cleveland em campo.

Quanto aos outros times da NFL, somente uma grave lesão ou um gritante baixo rendimento na pré-temporada para haver uma mudança na titularidade. No ano passado, por exemplo, o Minnesota Vikings perdeu Teddy Bridgewater por uma grave lesão há poucos dias do início da primeira fase, e por isso, precisou recorrer a Sam Bradford para ter um QB mais competitivo enquanto Bridgewater ainda estiver se recuperando. O Los Angeles Rams também teve uma mudança de seu signal caller. Jared Goff, primeira escolha geral no Draft passado, foi preterido por Case Keenum por conta de não ter ido bem nas partidas de agosto. Portanto, a dança das cadeiras na posição mais importante do futebol americano ainda pode ter mais episódios importantes até o início da temporada da NFL.

Veja abaixo quem são os quarterbacks titulares de cada equipe até o momento (ou quem está na disputa pela titularidade):

Arizona Cardinals - Carson Palmer

Atlanta Falcons - Matt Ryan

Baltimore Ravens - Joe Flacco

Buffalo Bills - Tyrod Taylor

Carolina Panthers - Cam Newton

Chicago Bears - Mike Glennon ou Mitchell Trubisky

Cincinnati Bengals - Andy Dalton

Cleveland Browns - Cody Kessler, DeShone Kizer ou Brock Osweiller

Dallas Cowboys - Dak Prescott

Denver Broncos - Trevor Siemian ou Paxton Lynch

Detroit Lions - Matthew Stafford

Green Bay Packers - Aaron Rodgers

Houston Texans - DeShaun Watson ou Tom Savage

Indianapolis Colts - Andrew Luck

Jacksonville Jaguars - Blake Bortles

Kansas City Chiefs - Alex Smith

Los Angeles Chargers - Phillip Rivers

Los Angeles Rams - Jared Goff

Miami Dolphins - Ryan Tannehill

Minnesota Vikings - Sam Bradford

New England Patriots - Tom Brady

New Orleans Saints - Drew Brees

New York Giants - Eli Manning

New York Jets - Josh McCown, Bryce Petty ou Christian Hackenberg

Oakland Raiders - Derek Carr

Philadelphia Eagles - Carson Wentz

Pittsburgh Steelers - Ben Roethlisberger

San Francisco 49ers - Brian Hoyer ou Matt Barkley

Seattle Seahawks - Russell Wilson

Tampa Bay Buccaneeers - Jameis Winston

Tennessee Titans - Marcus Mariota

Washington Redskins - Kirk Cousins

Nenhum comentário:

Postar um comentário