sábado, 30 de julho de 2016

Green Bay Packers: o time de mais de 300 mil donos

Green Bay Packers é a única equipe da NFL a ter tantos acionistas
Esporte também é sinônimo de dinheiro. E justamente por isso, é comum hoje em dia vermos equipes sendo adquiridas por empresários multimilionários, nos mais diversos esportes. Por aqui no Brasil, ainda não é uma prática comum. Normalmente uma equipe brasileira (independente da modalidade) é gerida por um conselho, com presidente, conselheiros e com programa de sócios. Por outro lado, nos Estados Unidos, as equipes de todas as principais ligas esportivas contam com um dono, ou um grupo seleto de acionistas. Mas na NFL tem uma única exceção, e uma franquia até pode dizer que não tem um dono: o Green Bay Packers.

Quando falo em não ter um dono, é porque na verdade o Packers conta com mais de 360 mil acionistas. Isso mesmo! É um sistema semelhante a um programa de sócios de uma equipe de futebol no Brasil. Nesse caso, o Packers é a única equipe que conta com um presidente, como representante geral dos acionistas, e a única da liga que presta contas anualmente sobre as receitas geradas pela franquia.

Para entender por que o Packers tem essa diferença dos demais times, precisamos voltar ao passado. A equipe surgiu em 1919 (antes mesmo da NFL ter sua primeira temporada), e foi fundada por duas pessoas: o jornalista George Callhoun e o operário Earl Curly Lambeau. Sem dinheiro para a compra de uniformes, Lambeau conseguiu a verba na companhia onde trabalhava, a indústria empacotadora de alimentos Indian Packing, que tinha sede em Green Bay (daí o nome Green Bay Packers). Três anos após sua fundação, os criadores resolveram vender ações da equipe, pois precisavam de dinheiro, e a maioria dos moradores da cidade as compraram. E, aos poucos, o número de "donos" do Packers só aumentou (até chegarmos ao patamar de mais de 360 mil acionistas).

O fator impressionante disso, é que Green Bay tem pouco mais de 100 mil habitantes, aproximadamente a população de cidades como Chapecó (SC) e Santa Cruz do Sul (RS). Ou seja, para cada morador de Green Bay, são mais de três acionistas do Packers. E o sistema dá tão certo, que já são quase 350 jogos seguidos que a equipe ocupa 100% dos 80.735 lugares do Lambeau Field.

Também é importante ressaltar que o caso do Packers será único na NFL para sempre. Nos anos 80, a liga determinou que uma franquia não poderá ter mais que 32 donos (considerando também para equipes administradas por uma família, por exemplo), abrindo exceção somente para o Packers, por ter adotado esse sistema há mais de 60 anos.

Diante do grande número de acionistas, é possível dizer que o Green Bay Packers será a única equipe da NFL que jamais correrá o risco de mudar de cidade. A menos que se convença os mais de 360 mil donos - todos eles - para que isso aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário