sábado, 4 de fevereiro de 2023

O caminho até o Arizona: as campanhas de Eagles e Chiefs até o Super Bowl LVII

Decisão será no StateFarm Stadium, casa do Arizona Cardinals


Faltam poucos dias para mais um Super Bowl. No próximo domingo (12), será realizado o Super Bowl LVII entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs. Ambos os times se destacaram ao longo da temporada de 2022/23, e terminaram com as melhores campanhas dentro de suas conferências. Com vantagens e dificuldades diferentes ao longo do ano, merecidamente chegam à decisão da NFL, na luta pelo Troféu Vince Lombardi.

Campeão da NFC, o Eagles chega ao Super Bowl pela quarta vez em sua história, e tenta o seu segundo título, repetindo o feito de 2018, quando finalmente se sagraram campeões desta decisão pela primeira vez. Já o Chiefs, vencedor da AFC, vive uma era grandiosa, com a quinta ida da franquia ao Super Bowl. Porém, será a terceira vez nas últimas quatro temporadas que o time de Kansas City disputa o título.

Abaixo, o desempenho dos finalistas de 2023. O Super Bowl LVII será na cidade de Glendale, no Arizona, na casa do Arizona Cardinals. 

Philadelphia Eagles

Eagles retorna ao Super Bowl após cinco anos

Não faz muito tempo que o Philadelphia Eagles esteve em um Super Bowl, há apenas cinco anos. Inclusive, relatamos aqui como foi aquela épica decisão contra o New England Patriots. Porém, sabemos que, em uma liga tão equilibrada como a NFL, mais difícil que chegar ao topo, é justamente se manter no topo. 

É bem verdade que alguns nomes daquele elenco campeão continuam na Philadelphia, como o center Jason Kelce e os defensores Brandon Graham e Fletcher Cox. Mas nos últimos anos a equipe passou por um declínio e está em um processo de reconstrução, que chega, em 2022/23, ao ápice desta retomada. O quarterback titular é Jalen Hurts, que chegou à equipe em 2020. O atual treinador é Nick Sirianni, que assumiu o Eagles em 2021. 

Antes da temporada começar, o Eagles não era considerado um time favorito ao título. Nem mesmo na sua divisão, a NFC Leste. Mas logo no início da temporada, o bom desempenho do time foi se consolidando, e a equipe da Philadelphia conquistou o favoritismo de forma natural. Em seus primeiros oito jogos, foram oito vitórias, contra Detroit Lions, Minnesota Vikings, Washington Commanders, Jacksonville Jaguars, Arizona Cardinals, Dallas Cowboys, Pittsburgh Steelers e Houston Texans.

A primeira derrota veio apenas na semana 10, para o Washington Commanders. Mas depois, mais cinco vitórias consecutivas, contra Indianapolis Colts, Green Bay Packers, Tennessee Titans, New York Giants e Chicago Bears – porém, nesta última vitória, o Eagles passou a conviver com o drama de ficar sem Jalen Hurts, que se machucou.

Hurts, inclusive, era favorito para ser o MVP de 2022, pois na temporada regular, passou para 3.701 jardas, 22 touchdowns e apenas 6 interceptações. Mas por conta da lesão, caiu um pouco nesta disputa. Com o Eagles classificado, Gardner Minshew foi o quarterback titular enquanto Hurts esteve fora, com o Eagles perdendo para o Dallas Cowboys e o New Orleans Saints. Porém, o QB titular voltou na semana 18, e contribuiu para a vitória sobre o New York Giants, assegurando o primeiro lugar na NFC., com campanha em 14-3

Nos playoffs, já em janeiro, o Philadelphia Eagles teve atuações relativamente tranquilas. A equipe começou a jogar o mata-mata pelo Divisional Round, e venceu o New York Giants por 38 a 7. Na final da NFC, o Eagles enfrentou o San Francisco 49ers, que chegava àquela decisão de forma surpreendente, com um quarterback calouro que foi a última escolha de todo o Draft de 2022. Porém, o que se esperava ser um duelo equilibrado, caiu por terra quando Brock Purdy se lesionou, derrubando completamente os ânimos de San Francisco. Então, sem maiores dramas, o Eagles conquistou o título da Conferência Nacional por 31 a 7, retornando ao Super Bowl após cinco anos.

Kansas City Chiefs

Dois anos depois, o Chiefs está de volta ao Super Bowl

No caso da AFC, quem chega ao Super Bowl é um velho conhecido dos fãs da NFL, o Kansas City Chiefs. Sob o comando do técnico Andy Reid, e do quarterback Patrick Mahomes, será a terceira vez que a franquia chega a um Super Bowl nos últimos quatro anos, e tentam o terceiro título de sua história. 

Grande parte do elenco campeão em 2020 continua no Chiefs. Em especial, o tight end Travis Kelce, principal alvo de Mahomes nos últimos anos. Mas para quem venceu o Super Bowl há três anos, voltar a vencer a decisão pode significar uma dinastia, que marque por gerações. E é essa a obsessão de Kansas City para conquistar o Troféu Vince Lombardi novamente.

Assim como o Eagles, a campanha do Chiefs foi de 14-3, também com a melhor campanha da AFC. Nas primeiras sete semanas da temporada regular, apesar de Kansas City ter tido mais vitórias que derrotas, a campanha começou e forma mais instável. Até a semana de folga, o Chiefs venceu Arizona Cardinals, Los Angeles Chargers, Tampa Bay Buccaneers, Las Vegas Raiders e San Francisco 49ers. Porém, perdeu para o Indianapolis Colts e o Buffalo Bills. 

Após a folga, o Chiefs emplacou uma boa sequência de quatro vitórias, sobre Tennessee Titans, Jacksonville Jaguars, Los Angeles Chargers e Los Angeles Rams. Já em dezembro, o Chiefs teve outra derrota, para o Cincinnati Bengals, que também se consolidou como uma grande força da AFC. Nas cinco semanas finais da temporada regular, foram mais cinco vitórias de Kansas City, sendo duas contra o Denver Broncos, além de triunfos sobre Houston Texans, Seattle Seahawks e Las Vegas Raiders. O primeiro lugar na AFC foi conquistado somente na última semana, dada uma intensa batalha pela liderança da AFC contra o Buffalo Bills.

Na pós-temporada, os dois jogos que o Chiefs teve não foram fáceis. Pelo Divisional Round, a equipe venceu o Jacksonville Jaguars por 27 a 20. Já na decisão da AFC, se repetiu o confronto contra o Cincinnati Bengals, assim como na final da conferência de 2022. Em um emocionante duelo, e com Patrick Mahomes lesionado, a equipe venceu por 23 a 20 apenas nos segundos finais. A vitória foi com ares de revanche, já que no ano passado, foi Cincinnati quem foi para o Super Bowl. Depois de dois anos, o Chiefs está de volta à grande decisão.

O jogo

O Super Bowl LVII será no StateFarm Stadium, em Glendale, no Arizona, em 12 de fevereiro, às 20h30, pelo horário de Brasília. Na TV, o jogo será transmitido pela ESPN2 e pela RedeTV!. Em serviços de streaming, a decisão entre Eagles e Chiefs poderá ser acompanhada pelo Star+ e NFL Game Pass.

Nenhum comentário:

Postar um comentário