segunda-feira, 21 de junho de 2021

Carl Nassib, atleta do Raiders, revela ser gay – é o primeiro jogador da NFL a assumir a homossexualidade

Nassib tem 28 anos, e irá para a sexta temporada como profissional na NFL (foto: Getty Images)

O atleta de linha defensiva Carl Nassib, do Las Vegas Raiders, revelou nesta segunda-feira, 21 de junho, que é gay. Nassib é o primeiro jogador da história da NFL a assumir a homossexualidade enquanto atleta em atividade. O anúncio dele foi através de sua conta do Instagram.

Sem meias palavras, Nassib se revelou diretamente para o público desta forma. "E aí pessoal! Só queria tirar um momento rápido para dizer que sou gay. Faz um tempo que pretendo fazer isso, mas finalmente me sinto confortável para tirar isso do meu peito. Eu realmente tenho a melhor vida, a melhor família, amigos e um trabalho que um cara pode querer", celebra.

No comunicado, o jogador reforça que não está fazendo isso para chamar a atenção, mas ressalta a importância da representatividade, além da visibilidade à causa LGBTQ. "Na verdade, espero que um dia, vídeos como este e todo o processo não sejam necessários, mas até lá farei o meu melhor, e a minha parte, para cultivar uma cultura que seja receptiva e compassiva", destaca Nassib. Ele declara no vídeo que doou US$ 100 mil para o Projeto Trevor, que ajuda a prevenir o suicídio de jovens LGBTQ nos Estados Unidos. "Para alguém como eu, que tenho tanta sorte todos os dias, fico incrivelmente triste ao pensar que os jovens LGBTQ correm um risco tão elevado de suicídio. Sinto uma imensa responsabilidade de ajudar de qualquer maneira que puder, e você pode também. Estudos mostram que basta um adulto aceitar para diminuir em 40% o risco de um jovem LGBTQ tentar o suicídio. Seja você um amigo, pai, treinador ou colega de equipe, você pode ser essa pessoa", ressalta.

Carl Nassib tem 28 anos, e em 2021, vai para a sua sexta temporada na NFL. Começou sua carreira profissional no Cleveland Browns, onde jogou de 2016 a 2017. Nos dois anos seguintes, defendeu o Tampa Bay Buccaneers, e em 2020, se transferiu para o Las Vegas Raiders. No ano passado, atuou em 14 partidas, participando de 27 tackles, 2,5 sacks e uma interceptação.

Junho é o mês do orgulho LGBTQ, e o anúncio de Nassib é uma importante quebra de paradigma na história da NFL. Neste mês, a liga pintou o seu logo nas cores do arco-íris, assim como a bandeira do orgulho LGBTQ, em sinal de tentativa para se mostrar uma liga mais plural e sem preconceitos. Vale lembrar que o futebol americano, assim como a maioria das modalidades esportivas masculinas, carregaram um lamentável preconceito não só contra a comunidade LGBTQ, como com qualquer outro tipo de minoria até recentemente. Aos poucos, não só a NFL como outras entidades esportivas tentam ser mais inclusivas, mas é necessário que ocorram mais ações que saiam do papel, e que vão além de um logo colorido ou de uma mensagem em seu site oficial. E, acima de tudo, que Carl Nassib continue sendo bem acolhido tanto no Raiders, quanto dentro da National Football League e a torcida em geral, para que no futuro, mais atletas possam se sentir seguros para assumir sua sexualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário