segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Às vésperas do Super Bowl LV, 55 fatos sobre a grande decisão da NFL

Duelo entre Chiefs e Buccaneers será neste domingo, 7 de fevereiro (foto: Mike Ehrmann/Getty Images)

Estamos naquele longo período em que, quem é fã da NFL, aguarda ansiosamente pela realização do próximo Super Bowl. Sem nenhum jogo até o dia 7 de fevereiro, o que resta a nós, meros amantes do esporte, é ficarmos na expectativa para o Super Bowl LV, entre Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs.

Será a 55ª vez em que haverá a realização de um Super Bowl. E, diante disso, elencamos para você, leitor do Left Tackle Brasil, 55 fatos sobre a história da decisão da NFL, e com algumas estatísticas, recordes, e feitos memoráveis ou não que envolvem este mega-evento do futebol americano, e do esporte como um todo. 

O Super Bowl LV será no dia 7/2, às 20h30 (horário de Brasília). Na TV brasileira, o jogo terá a transmissão da ESPN. E nas redes sociais, o Left Tackle Brasil fará a melhor cobertura.

Lista de 55 fatos do Super Bowl:

1 - Campeão da NFC, o Tampa Bay Buccaneers vai para o segundo Super Bowl de sua história. Na sua primeira ida, em 2003, se tornou o campeão.

2 - O representante da AFC, Kansas City Chiefs, é o atual campeão do Super Bowl e tenta o terceiro título (ganhou em 1970 e 2020). Será a quarta ida da franquia à decisão (foi também em 1967 e perdeu para o Green Bay Packers).

3 - A decisão será no Raymond James Stadium, em Tampa, na Florida. Será a terceira vez em que o estádio é palco de um Super Bowl (as outras vezes foram em 2001 e 2009).

4 - Pela primeira vez na história, o estádio sede do Super Bowl terá a presença da equipe que manda os seus jogos nele. No caso, o Tampa Bay Buccaneers.

5 - O Mercedes-Benz Superdome é o estádio que mais vezes recebeu o Super Bowl. São sete decisões, e a oitava será em 2025.

6 - Com seis títulos, Pittsburgh Steelers e New England Patriots são os maiores campeões da era Super Bowl. Se contarmos desde o início da NFL, o Green Bay Packers ostenta o maior número de títulos, sendo 13 no total.

7 - O New England Patriots é o time com mais idas a Super Bowls, com 11 decisões. Na segunda posição, Pittsburgh Steelers, Dallas Cowboys e Denver Broncos disputaram o confronto oito vezes cada.

8 - Vinte times já ganharam o Super Bowl. São eles: New England Patriots e Pittsburgh Steelers, com seis títulos; Dallas Cowboys e San Francisco 49ers, com cinco; Green Bay Packers e New York Giants, com quatro; Denver Broncos, Washington Football Team e Las Vegas Raiders, com três; Miami Dolphins, Indianapolis Colts, Kansas City Chiefs e Baltimore Ravens, com dois; e Los Angeles Rams, Seattle Seahawks, Philadelphia Eagles, Chicago Bears, New York Jets, Tampa Bay Buccaneers e New Orleans Saints, com um título.

9 - Minnesota Vikings, Buffalo Bills, Cincinnati Bengals, Atlanta Falcons, Carolina Panthers, Los Angeles Chargers, Arizona Cardinals e Tennessee Titans já foram ao Super Bowl. Porém, nunca venceram.

10 - Detroit Lions, Cleveland Browns, Jacksonville Jaguars e Houston Texans são os únicos times da NFL que jamais foram a um Super Bowl.

11 - Sete confrontos realizados em Super Bowl se repetiram na decisão pelo menos uma vez. Apenas Dallas Cowboys e Pittsburgh Steelers se enfrentaram na decisão por três vezes, com duas vitórias para Pittsburgh e uma para Dallas.

12 - Bill Bellichick é a pessoa com mais títulos individuais de Super Bowl, com oito conquistas: duas como coordenador defensivo do New York Giants, e seis como técnico do New England Patriots.

13 - Entre os jogadores, Tom Brady é o maior campeão, com seis títulos (todos pelo Patriots). Se vencer o Super Bowl LV, Brady terá mais conquistas de Super Bowl que qualquer time da liga.

14 - O Super Bowl XIV, em 1980, foi a decisão com maior público da história. Foram 103.985 expectadores no Rose Bowl, para ver Pittsburgh Steelers e Los Angeles Rams.

15 - Por causa da pandemia da Covid-19, o Super Bowl LV será o com menor público da história. Há a expectativa de o jogo receber 22 mil pessoas, sendo 7,5 mil médicos e demais profissionais da saúde convidados pela NFL, como forma de agradecimento por sua atuação no enfrentamento da doença.

16 - A primeira vez em que o Halftime Show teve uma grande apresentação musical foi em 1993, com Michael Jackson.

17 - Em 2021, quem fará o show do intervalo do Super Bowl será o cantor The Weeknd.

18 - O mando de campo do Super Bowl é alternado entre as conferências. Neste ano, quem será o mandante é o time da NFC, o Tampa Bay Buccaneers.

19 - Por uma regra antiga que vem dos tempos em que a televisão era em preto e branco, é determinado que um time jogue o Super Bowl de branco e o outro com uma camisa de outra cor (a cor do seu time). Nos 54 Super Bowls anteriores, o time que usou a camisa branca venceu 34 vezes.

20 - Por ser o mandante, o Tampa Bay Buccaneers escolheu jogar o Super Bowl LV de branco. Com isso, o Kansas City Chiefs jogará com sua camisa de cor vermelha.

21 - Os intervalos comerciais do Super Bowl são os mais caros do mundo. Em 2020, uma inserção de 30 segundos custou US$ 5,6 milhões. No Super Bowl I, em 1967, o intervalo comercial de 30 segundos custava US$ 42 mil.

22 - A maior vantagem por pontos em um Super Bowl foi em 1990, quando o San Francisco 49ers venceu o Denver Broncos por 55 a 10, no Super Bowl XXIV. Foi também o maior número de pontos anotados por um time vencedor da decisão.

23 - O Super Bowl XXIX, em 1995, entre San Francisco 49ers e San Diego Chargers, quebrou o recorde de ser o SB com mais pontos anotados por ambos os times (75) e de touchdowns combinados (10). Individualmente, o quarterback Steve Young, do 49ers, quebrou o recorde em passes para TD em um único SB, com seis. O 49ers venceu o jogo por 49 a 26.

24 - O Super Bowl LII, em 2018, quebrou o recorde de jardas totais em uma única partida na história da NFL, com 1.151 ao todo. Também marcou o recorde individual de jardas lançadas por um quarterback (Tom Brady passou para 505). Mas no final, o Philadelphia Eagles venceu o New England Patriots por 41 a 33 – maior número de pontos anotados por um time derrotado no SB.

25 - Ainda sobre o Super Bowl LII, o quarterback Nick Foles foi o primeiro, e único, a receber um passe para touchdown em um SB. Foi em um passe do tight end Trey Burton em uma quarta descida para uma jarda, pouco antes do intervalo.

(foto: USA Today Sports)

26 - O Super Bowl com menos pontos foi o Super Bowl LIII, em 2019. O New England Patriots venceu o Los Angeles Rams por 13 a 3, em um jogo bastante defensivo, tanto que até o início do último quarto, o placar era de 3 a 3.

27 - Quem vence o Super Bowl ganha um anel por conta de seu feito. A jóia é personalizada nas cores da equipe campeã, com informações sobre o número de títulos e o placar final do confronto. Quem perde o Super Bowl também leva um anel para casa, mas este é o de campeão da conferência.

28 - Em 2017, no Super Bowl LI, houve a maior virada da história. O New England Patriots venceu o Atlanta Falcons por 34 a 28, após estar perdendo por 28 a 3 até boa parte do terceiro período. Esta decisão também foi a primeira em que foi para a prorrogação.


29 - O uso de números romanos para identificar um Super Bowl vem desde as primeiras edições. O objetivo é para indicar que a decisão é realizada no ano seguinte ao da temporada regular iniciada. Por exemplo, o Super Bowl LV será em 2021, e finaliza a temporada de 2020. A única exceção na nomenclatura do SB foi no Super Bowl 50, em 2016, em que o número arábico foi utilizado por ser a 50ª edição do evento, e também porque o nome "Super Bowl L" não agradou a NFL.

30 - Considerando apenas os campeões do Super Bowl, quem está há mais tempo sem vencer é o New York Jets, que conquistou seu único título em 1969. O Jets também é o time que há mais tempo está fora de uma decisão, considerando apenas a era Super Bowl.

31 - Nenhum time da NFL ganhou três vezes consecutivas o SB. Porém, um jogador conseguiu esse feito. O ex-linebacker Ken Norton Jr venceu os Super Bowls XXVII e XXVIII pelo Dallas Cowboys, e o SB XXIX pelo San Francisco 49ers.

32 - O jogador mais velho a aparecer em um Super Bowl é o kicker Matt Stover, que com 42 anos e 11 dias participou do Super Bowl XLIV. Esse recorde será batido por Tom Brady no Super Bowl LV, pois Brady terá até lá 43 anos e 188 dias.

33 - Bryan Bulaga, atleta de linha ofensiva, é o jogador mais novo a atuar e vencer um Super Bowl. Ele tinha 21 anos e 322 dias quando conquistou o Super Bowl XLV, em 2011, pelo Green Bay Packers.

34 - O touchdown mais longo da história do Super Bowl é o retorno de kickoff para TD de Jacoby Jones, pelo Baltimore Ravens, no Super Bowl XLVII.

(foto: Ezra Shaw/Getty Images)

35 - Apenas um Super Bowl começou com retorno de kickoff para touchdown. Devin Hester, pelo Chicago Bears, foi o protagonista da jogada, no Super Bowl XLI, em 2007.

36 - O New England Patriots foi o último time a vencer o Super Bowl duas vezes consecutivas, em 2004 e 2005. Se o Kansas City Chiefs vencer neste ano, quebrará este tabu.

37 - O Miami Dolphins é o único time a vencer o Super Bowl de forma invicta, em 1973. O time venceu os 14 jogos da temporada regular – eram 14 naquela época, e mais as suas partidas dos Playoffs.

38 - Em 2008, o New England Patriots chegou perto de ser o segundo time campeão invicto de um Super Bowl, mas a equipe acabou derrotada para o New York Giants.

39 - Chuck Howley é o único jogador que foi o MVP de um Super Bowl em que saiu derrotado. Foi no Super Bowl V, em 1971, em que o Baltimore Colts venceu o Dallas Cowboys.

40 - Assim como o recorde de títulos, Tom Brady também tem o recorde de prêmios como o MVP de Super Bowls. Ele foi eleito o melhor em campo em quatro das seis vezes em que venceu a decisão.

41 - O nome do troféu do Super Bowl é o Troféu Vince Lombardi, em homenagem ao treinador do Green Bay Packers, que venceu as duas primeiras edições do confronto, em 1967 e 1968.



42 - A menor vantagem de pontos de um vencedor para o perdedor em um Super Bowl foi em 1991, quando o New York Giants bateu o Buffalo Bills por 20 a 19, no Super Bowl XXV. 

43 - O Buffalo Bills é o time que mais vezes consecutivas foi ao Super Bowl. A equipe jogou as decisões de 1991 a 1994. O time também entra para a estatística por ser o único a perder quatro Super Bowls seguidos.

44 - Dallas Cowboys contra Buffalo Bills foi o único confronto que se repetiu em dois Super Bowls seguidos. As equipes se enfrentaram em 1993 e 1994. Ambas, com vitória de Dallas.

45 - A maior audiência da história dos Estados Unidos foi o Super Bowl XLIX, em 2015. Foram 112,2 milhões de pessoas que viram o jogo apenas naquele país.

46 - Das 30 maiores audiências da história da TV norte-americana, apenas uma delas não foi um Super Bowl. Foi o episódio final da série M.A.S.H., em 1983.

47 - O pico de audiência do Super Bowl é o Halftime Show. O mais assistido deles, considerando a audiência dos Estados Unidos, foi o show de Katy Perry, em 2015, no intervalo do Super Bowl XLIX. 

48 - Nos Estados Unidos, o Super Bowl é transmitido por uma única emissora. Anualmente, CBS, FOX e NBC se alternam nos direitos de transmissão da decisão. Neste ano, quem passará o Super Bowl por lá será a CBS.

49 - A CBS também é a emissora que mais Super Bowls transmitiu na história, com 20 exibições. A NBC tem uma transmissão a menos, em 19 oportunidades. A FOX já exibiu nove Super Bowls, e a ABC (que não faz mais parte da atual rotatividade entre as emissoras que exibem a NFL) transmitiu sete decisões.

50 - A região de Miami e arredores é a que mais recebeu Super Bowls na história, com 11 decisões. A última delas foi em 2020, quando o Kansas City Chiefs bateu o San Francisco 49ers.

51 - Nunca houve a realização de um Super Bowl com neve. A NFL costuma definir as sedes do confronto em cidades mais ao sul dos Estados Unidos, onde faz menos frio, ou em arenas cobertas, no norte do país. A exceção foi o Super Bowl XLVIII, que foi no Metlife Stadium, próximo de Nova York – apesar do frio, não nevou no dia do jogo.

52 - O Super Bowl com maior temperatura foi o Super Bowl VII, em 1973, quando estava 29ºC no início da partida entre Miami Dolphins e Washington, em Los Angeles. Já a decisão mais fria, considerando estádios abertos, foi no ano anterior, em 1972, quando o jogo entre Dallas Cowboys e Miami Dolphins começou com os termômetros registrando 4ºC no Tulane Stadium, em Nova Orleans.

53 - Considerando o clima também em estádios cobertos, a menor temperatura externa no começo de um Super Bowl foi no Super Bowl LII, em 2018, no duelo entre Philadelphia Eagles e New England Patriots. Estava -16ºC na hora do kickoff em Minneapolis, mas o palco da decisão, o US Bank Stadium, é estádio coberto e climatizado.

54 - Muitas apostas costumam ser feitas para o Super Bowl. As mais comuns são sobre quem será o vencedor, o MVP ou quem anotará o primeiro touchdown. Mas há também apostas mais ousadas, como a estimativa de tempo de apresentação do cantor do hino dos Estados Unidos, se no sorteio da moeda dará cara ou coroa, entre outras coisas.

55 - Entre os eventos esportivos anuais (aqui se desconsidera a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos), o Super Bowl é a segunda maior audiência mundial em se tratando de decisões. A decisão da NFL só perde para a final da UEFA Champions League.

Nenhum comentário:

Postar um comentário