domingo, 4 de fevereiro de 2018

Tom Brady é eleito o MVP da temporada 2017 da NFL

Brady foi o líder em jardas lançadas em 2017 - e o mais velho a alcançar esta marca

O quarterback do New England Patriots foi agraciado com o maior prêmio individual da temporada 2017 da NFL neste sábado (3). Aos 40 anos, Tom Brady foi escolhido o MVP (Jogador Mais Valioso) pela terceira vez em sua carreira. Ele também recebeu o prêmio em 2007 e 2010.

Participante deste Super Bowl LII, que acontece no domingo (4), ele terá a tarefa de quebrar um tabu que já persiste há 18 anos. Desde 1999 que o jogador eleito o MVP da temporada não vence o Super Bowl que finaliza o mesmo ciclo. O último a conquistar tal feito foi Kurt Warner, quarterback do St Louis Rams.

Brady entra para a história com mais um recorde. É agora o jogador mais velho a ser eleito o Mais Valioso. Em 2017, ele foi o líder em jardas lançadas na temporada regular, lançando para 4577 jardas, 32 touchdowns e apenas oito interceptações.

Sua nomeação foi dada por meio de uma votação feita por jornalistas norte-americanos que cobrem a NFL. São 50 pessoas aptas a votar. O camisa 12 de New England teve 40 votos. Todd Gurley, running back do Los Angeles Rams, teve oito votos. E Carson Wentz, quarterback do Philadelphia Eagles que se machucou na semana 14 desta temporada, teve outros dois votos.

O anúncio de Brady foi durante o NFL Honors, realizado nesta véspera do Super Bowl LII, entre New England Patriots e Philadelphia Eagles. A cerimônia premia os melhores jogadores da temporada 2017 da NFL.

Agora falaremos dos demais atletas agraciados. Um fator interessante envolveu os prêmios de melhor jogador e de calouros do ano. Os dois premiados como melhores de ataque e defesa são do Los Angeles Rams, e os dois eleitos como os melhores novatos de ambos os fundamentos são do New Orleans Saints.

Representantes do Rams, o running back Todd Gurley foi o escolhido como Jogador Ofensivo do Ano. Ele teve mais de 2000 jardas em corridas e recepções, sendo o líder da franquia nestes dois fundamentos, conquistando 19 touchdowns. Já o Jogador Defensivo do Ano foi o defensive tackle Aaron Donald, que teve 11 sacks ao longo do ano.

Pelos calouros do Saints, o running back Alvin Kamara foi escolhido o Calouro Ofensivo do Ano. Seu rendimento foi de 13 touchdowns, e 1554 jardas totais. E na defesa, o cornerback Marshon Lattimore foi eleito o Calouro Defensivo do Ano. Ele teve cinco interceptações ao longo de seu primeiro ano como profissional.

Também foi selecionado o vencedor do Retorno do Ano, dedicado a atletas que se lesionaram na temporada anterior, e que tiveram um excelente desempenho em seu retorno. O escolhido foi o wide receiver Keenan Allen, do Los Angeles Chargers. Ele se machucou na semana 1 de 2016 e perdeu toda aquela temporada. Mas em 2017, seu rendimento foi muito bom. O jogador teve 1393 jardas recebidas, para seis touchdowns.

Pela comissão técnica, o head coach Sean McVay, do Los Angeles Rams, foi escolhido como o Treinador do Ano, em especial pelo ótimo trabalho feito com a franquia, que disputou os Playoffs após 13 anos ausente. O prêmio de Assistente Técnico do Ano foi dado a Pat Shurmur, que em 2017 foi Coordenador Ofensivo do Minnesota Vikings - time que foi até a final da NFC. Shurmur é agora o novo técnico do New York Giants.

O quarterback Drew Brees, do New Orleans Saints, recebeu o prêmio Clutch Performer, dedicado a performances decisivas ao longo da temporada. E por falar em performance, a jogada do "Milagre de Minneapolis" foi escolhida a Jogada do Ano, no insano passe de Case Keenum para o touchdown de Stefon Diggs no último lance da partida do Minnesota Vikings contra o Saints, no Divisional Playoffs. O vídeo com o lance está no link abaixo.

Dedicado a jogador que realizam ações sociais com a comunidade onde vivem, o defensive end JJ Watt, do Houston Texans, foi o vencedor do Walter Payton Man Of The Year. Em agosto, ele criou um fundo para ajudar as vítimas do Furacão Harvey, que devastou a cidade de Houston, com inúmeras vítimas. Em poucos dias, a arrecadação passou de US$ 37 milhões.

E por fim, o NFL Honors também confirmou os notáveis ex-jogadores que farão parte do Hall da Fama em 2018. São eles:

- Brian Dawkins, ex-safety de Philadelphia Eagles e Denver Broncos;

- Ray Lewis, ex-linebacker do Baltimore Ravens;

- Randy Moss, ex-wide receiver com maior destaque no Minnesota Vikings e New England Patriots;

- Terrell Owens, ex-wide receiver com passagens por San Francisco 49ers, Philadelphia Eagles e Dallas Cowboys;

- Brian Urlacher, ex-linebacker do Chicago Bears;

- Jerry Kramer, ex-offensive guard do Green Bay Packers;

- Robert Brazile, ex-linebacker do Houston Oilers (atual Tennessee Titans);

- e Bobby Beathard, ex-general manager do Washington Redskins e San Diego Chargers (atual Los Angeles Chargers).

O Super Bowl LII, entre New England Patriots e Philadelphia Eagles, será neste domingo (4), às 21h30 (horário de Brasília). A ESPN transmite a partida ao vivo na TV, e nos cinemas de várias cidades do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário