A próxima temporada da NFL já é uma realidade. O longo e quase eterno período de offseason está se encerrando. Nesta quinta-feira (3) já começa a pré-temporada da liga, com o jogo entre Dallas Cowboys e Arizona Cardinals. E este período de volta da NFL é um momento em que muitas pessoas começam a se interessar pelo futebol americano.
Mas para quem está em seus primeiros dias acompanhando a bola oval, pode parecer difícil de entender o que está acontecendo em campo. São muitos termos, jogadas, formações e posições, e parece tudo muito complicado. Por isso mesmo, o Left Tackle Brasil está interessado em ajudar você que quer se apaixonar também por este esporte imprevisível.
A série #LTExplica, iniciada com este texto, vai abordar sobre o básico do esporte, para facilitar no entendimento dos novos fãs da bola oval. Em cinco publicações, vamos falar sobre as pontuações, campo de jogo e o tempo de cada partida; as posições de cada atleta; a estrutura da NFL, e suas conferências, divisões e sistema de idas aos playoffs; principais faltas; e situações que fazem a National Football League ser a competição coletiva mais equilibrada do mundo.
Antes de iniciarmos, quero deixar um agradecimento a duas pessoas, que auxiliaram na sugestão desta pauta. Ao amigo Juliano Fleck, que me sugeriu abordar este assunto há alguns meses, e ao parceiro Carlos Oliveira (conhecido no Twitter como @NFL_Cantadas), que me auxiliou com alguns dos assuntos que serão abordados nesta série, que começa a seguir.
O campo de jogo no futebol americano tem 120 jardas de comprimento (109,73m) por 53¹/³ jardas de largura (48,76m). A primeira coisa para se entender é que o esporte é medido em jardas, uma unidade de medidas utilizada principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido. São 100 jardas onde a disputa em campo acontece, com ataques e defesas se alternando com o objetivo de fazer mais pontos que o adversário. As 20 jardas restantes são as endzones, que ficam nas extremidades do campo, onde são marcados os touchdowns dos ataques.
E atrás das duas endzones, são colocadas duas traves em formato de Y, onde os times podem pontuar com chutes de extra points e field goals. A barra das traves é localizada a 3,05m de altura, e os postes têm uma altura a 5,64m iniciados a partir da altura da barra.
Tempo de jogo
Na parte destacada em vermelho, o tempo de jogo restante para acabar o período. Relógio da NFL é contado de forma regressiva |
Uma partida de futebol americano tem o total de 60 minutos, divididos em quatro períodos de 15 minutos. Mas o tempo de jogo pode durar até três horas corridas, com as pausas no cronômetro e os intervalos de TV. O relógio para em situações de passes incompletos, turnovers, trocas de posse de bola, pedidos de timeout (tempo técnico), quando ocorre uma pontuação, quando um jogador precisa de atendimento médico no campo e quando o atleta com a bola sai de campo. O relógio também para nos últimos dois minutos do segundo e do quarto período, com o chamado Two Minute Warning.
Ao final dos quatro períodos, se o jogo terminar empatado, haverá uma prorrogação. São situações diferentes dependendo do campeonato. No College Football, o futebol americano universitário, em caso de empate, cada equipe tem uma posse de bola no tempo extra e o jogo só termina quando há um desempate, sem limite de tempo. Na NFL, a prorrogação consiste em um período de 10 minutos (eram 15 minutos até a temporada passada). Se após as primeiras posses de bola das duas equipes terminarem empatadas, a pontuação seguinte definirá o vencedor. Na temporada regular, ao término deste período extra, se o empate persistir, o jogo acaba empatado. Nos playoffs, a prorrogação (que nesta fase continua com 15 minutos) segue até haver um vencedor.
Regras dos downs
Para se entender, o futebol americano é disputado em campo por 11 jogadores de cada equipe, separados entre ataque e defesa, alternando as posses de bola. A posição de cada jogada é iniciada do ponto em que a jogada anterior foi concluída, por isso, cada jogada requer estratégias diferentes para ganhar jardas, ou evitar ceder jardas - para o caso das defesas. E no esporte, as jogadas são chamadas de downs (descidas). A primeira descida, o first down, dá ao time de ataque a primeira (de um total de quatro tentativas) chance de avançar 10 jardas. Se o ataque alcançar as 10 jardas em quatro downs, a posse de bola se mantém, o time alcança o first down, e tem mais 10 jardas para seguir atacando, e assim sucessivamente.
Na imagem acima, usamos um exemplo que identifica em campo a descida em jogo. As emissoras de TV americanas indicam no GC (gerador de caractere) e de forma virtual, no gramado, cada situação, como nas duas partes indicadas em vermelho. No exemplo acima, o Carolina Panthers (de branco) está para iniciar sua jogada. A linha virtual em azul é a "linha de scrimmage", onde começa a jogada. No GC e no campo, há o indicativo "2nd & 5", sendo o 2nd de second, indicando em inglês que é a segunda descida, e o 5, é o número de jardas que o time precisa alcançar para obter um novo first down. O território que precisa ser conquistado para isso é indicado pela linha virtual amarela.
Mas se a equipe não alcançar as 10 jardas em quatro descidas, esta perde a posse de bola, e o time adversário começa a atacar do ponto onde parou a jogada anterior. Por isso, há ainda o recurso do punt ou do field goal como alternativa após três descidas sem conseguir um novo first down. O punt é um chute de devolução da posse de bola, em que o objetivo é fazer com que o time adversário ataque o mais longe possível da sua endzone. Quanto ao field goal, ele acontece quando o time de ataque já está próximo à endzone adversária, mas já atinge a quarta descida. Falaremos sobre ele mais abaixo.
Entendendo isso, podemos passar, enfim, para as pontuações, que variam de acordo com cada situação, o que ajuda a alimentar a tensão em um placar apertado no final de uma partida.
Pontuações
Touchdown - 6 pontos
O touchdown é a pontuação máxima no futebol americano. É quando um jogador consegue alcançar a endzone adversária com a bola em mãos, seja através de um passe, de uma corrida, ou então em um turnover defensivo que resulta em um TD. Diferente do futebol da bola redonda, a bola não precisa estar toda dentro do plano de gol para o touchdown valer. Basta apenas que uma parte da mesma alcance o fundo do campo. Nos GIF's seguintes, você vai ver como é o touchdown em cada situação.
Extra point - 1 ponto
A equipe que anota um touchdown ganha direito a uma jogada extra para pontuar novamente. O extra point é o recurso mais utilizado após o TD, por ser mais fácil. Neste caso, a jogada seguinte começa na linha de 15 jardas, e o kicker do time que pontuou chuta a bola para acertar entre as traves com formato em Y, dando assim um ponto extra vindo junto com o TD.
Conversão de dois pontos - 2 pontos
Além do extra point, a equipe que conquista um touchdown pode arriscar a conversão de dois pontos. Nesta jogada, a bola é posicionada na linha de duas jardas, e o ataque precisa fazer de novo com que a oval chegue à endzone, dando dois pontos extras. Este recurso é menos utilizado após o TD, e costuma acontecer mais quando um time está muito atrás no placar e precisa de muitos pontos para ter chances de reação. Um exemplo disso está foi no Super Bowl LI (GIF acima), em que o New England Patriots fez duas conversões de dois pontos após os dois touchdowns anotados no último quarto, e estas conversões ajudaram na histórica virada da equipe.
Field goal - 3 pontos
Lembra que falamos há pouco da regra dos downs? O field goal é a jogada utilizada para o caso de um time que não consiga o first down após três tentativas, e que a quarta descida é em uma posição favorável já no campo adversário. O field goal é semelhante ao extra point, em que o kicker dá um chute com o objetivo de acertar o Y. A diferença é que o FG dá três pontos, e não apenas um. Se o field goal for perdido, o time adversário passa a ter a posse de bola do ponto onde foi feito o chute.
Safety - 2 pontos
Resumindo de maneira geral, o safety é o "gol contra" do futebol americano. O safety acontece quando o jogador do time de ataque com a bola é derrubado dentro da própria endzone, ou quando ocorre uma falta ofensiva também dentro da endzone. Com o safety, o time da defesa ganha dois pontos, e ainda terá a posse de bola seguinte.
Retorno em extra point ou conversão de dois pontos até a outra endzone - 2 pontos
Não há um nome específico para a jogada. Esta pontuação é nova e foi em 2016 o primeiro ano de sua aplicação. Na jogada seguinte ao touchdown, seja um extra point ou conversão de dois pontos, se o chute for bloqueado, ou se a jogada for de conversão e houver um fumble ou interceptação, o time de defesa pode agora tentar retornar esta bola até a outra endzone, o que dá dois pontos para esta equipe.
Esta foi a primeira postagem da série #LTExplica. Ao longo desta pré-temporada da NFL, vamos passar mais algumas situações básicas de jogo, para haver um melhor entendimento dos novos fãs do futebol americano.
Leia também:
#LTExplica as posições no futebol americano
#LTExplica a estrutura da NFL
#LTExplica o que permite a NFL a ser uma liga tão equilibrada
Regras dos downs
Utilizamos a mesma imagem que a anterior, porém, com o destaque para os caracteres que informam a descida. Abaixo, explicamos isso com mais detalhes |
Para se entender, o futebol americano é disputado em campo por 11 jogadores de cada equipe, separados entre ataque e defesa, alternando as posses de bola. A posição de cada jogada é iniciada do ponto em que a jogada anterior foi concluída, por isso, cada jogada requer estratégias diferentes para ganhar jardas, ou evitar ceder jardas - para o caso das defesas. E no esporte, as jogadas são chamadas de downs (descidas). A primeira descida, o first down, dá ao time de ataque a primeira (de um total de quatro tentativas) chance de avançar 10 jardas. Se o ataque alcançar as 10 jardas em quatro downs, a posse de bola se mantém, o time alcança o first down, e tem mais 10 jardas para seguir atacando, e assim sucessivamente.
Na imagem acima, usamos um exemplo que identifica em campo a descida em jogo. As emissoras de TV americanas indicam no GC (gerador de caractere) e de forma virtual, no gramado, cada situação, como nas duas partes indicadas em vermelho. No exemplo acima, o Carolina Panthers (de branco) está para iniciar sua jogada. A linha virtual em azul é a "linha de scrimmage", onde começa a jogada. No GC e no campo, há o indicativo "2nd & 5", sendo o 2nd de second, indicando em inglês que é a segunda descida, e o 5, é o número de jardas que o time precisa alcançar para obter um novo first down. O território que precisa ser conquistado para isso é indicado pela linha virtual amarela.
Mas se a equipe não alcançar as 10 jardas em quatro descidas, esta perde a posse de bola, e o time adversário começa a atacar do ponto onde parou a jogada anterior. Por isso, há ainda o recurso do punt ou do field goal como alternativa após três descidas sem conseguir um novo first down. O punt é um chute de devolução da posse de bola, em que o objetivo é fazer com que o time adversário ataque o mais longe possível da sua endzone. Quanto ao field goal, ele acontece quando o time de ataque já está próximo à endzone adversária, mas já atinge a quarta descida. Falaremos sobre ele mais abaixo.
Entendendo isso, podemos passar, enfim, para as pontuações, que variam de acordo com cada situação, o que ajuda a alimentar a tensão em um placar apertado no final de uma partida.
Pontuações
Touchdown - 6 pontos
O touchdown é a pontuação máxima no futebol americano. É quando um jogador consegue alcançar a endzone adversária com a bola em mãos, seja através de um passe, de uma corrida, ou então em um turnover defensivo que resulta em um TD. Diferente do futebol da bola redonda, a bola não precisa estar toda dentro do plano de gol para o touchdown valer. Basta apenas que uma parte da mesma alcance o fundo do campo. Nos GIF's seguintes, você vai ver como é o touchdown em cada situação.
Exemplo de um touchdown vindo de um passe |
Exemplo de touchdown terrestre, com uma corrida até a endzone |
Exemplo de touchdown vindo de um turnover, em uma interceptação defensiva retornada para TD |
Exemplo de um touchdown defensivo vindo através de um fumble retornado para TD |
Extra point - 1 ponto
Exemplo de extra point após o touchdown. Cabe ressaltar que na regra atual, a bola é posicionada da linha de 15 jardas |
A equipe que anota um touchdown ganha direito a uma jogada extra para pontuar novamente. O extra point é o recurso mais utilizado após o TD, por ser mais fácil. Neste caso, a jogada seguinte começa na linha de 15 jardas, e o kicker do time que pontuou chuta a bola para acertar entre as traves com formato em Y, dando assim um ponto extra vindo junto com o TD.
Conversão de dois pontos - 2 pontos
Exemplo de conversão de dois pontos. É uma nova tentativa de entrar com a bola na endzone após um touchdown |
Além do extra point, a equipe que conquista um touchdown pode arriscar a conversão de dois pontos. Nesta jogada, a bola é posicionada na linha de duas jardas, e o ataque precisa fazer de novo com que a oval chegue à endzone, dando dois pontos extras. Este recurso é menos utilizado após o TD, e costuma acontecer mais quando um time está muito atrás no placar e precisa de muitos pontos para ter chances de reação. Um exemplo disso está foi no Super Bowl LI (GIF acima), em que o New England Patriots fez duas conversões de dois pontos após os dois touchdowns anotados no último quarto, e estas conversões ajudaram na histórica virada da equipe.
Field goal - 3 pontos
O field goal é chutado da posição de equipe onde o time estiver, e é mais usado em situações de quarta descida quando o time está no campo de ataque |
Lembra que falamos há pouco da regra dos downs? O field goal é a jogada utilizada para o caso de um time que não consiga o first down após três tentativas, e que a quarta descida é em uma posição favorável já no campo adversário. O field goal é semelhante ao extra point, em que o kicker dá um chute com o objetivo de acertar o Y. A diferença é que o FG dá três pontos, e não apenas um. Se o field goal for perdido, o time adversário passa a ter a posse de bola do ponto onde foi feito o chute.
Safety - 2 pontos
Exemplo de situação em que ocorre o safety no futebol americano |
Resumindo de maneira geral, o safety é o "gol contra" do futebol americano. O safety acontece quando o jogador do time de ataque com a bola é derrubado dentro da própria endzone, ou quando ocorre uma falta ofensiva também dentro da endzone. Com o safety, o time da defesa ganha dois pontos, e ainda terá a posse de bola seguinte.
Retorno em extra point ou conversão de dois pontos até a outra endzone - 2 pontos
Não há um nome específico para a jogada. Esta pontuação é nova e foi em 2016 o primeiro ano de sua aplicação. Na jogada seguinte ao touchdown, seja um extra point ou conversão de dois pontos, se o chute for bloqueado, ou se a jogada for de conversão e houver um fumble ou interceptação, o time de defesa pode agora tentar retornar esta bola até a outra endzone, o que dá dois pontos para esta equipe.
Esta foi a primeira postagem da série #LTExplica. Ao longo desta pré-temporada da NFL, vamos passar mais algumas situações básicas de jogo, para haver um melhor entendimento dos novos fãs do futebol americano.
Leia também:
#LTExplica as posições no futebol americano
#LTExplica a estrutura da NFL
#LTExplica o que permite a NFL a ser uma liga tão equilibrada
Nenhum comentário:
Postar um comentário