Raiders apostou suas fichas em Las Vegas - e jogará lá daqui a dois anos |
Os constantes apelos dos torcedores de Oakland não adiantaram. Nesta segunda-feira (27), com o aval de 31 donos de franquias da NFL, foi oficializada a mudança do Oakland Raiders para Las Vegas. A partir de 2019, a equipe se chamará Las Vegas Raiders, fechando um ciclo de três trocas de cidades por times da liga nos últimos dois anos.
A confirmação foi feita na Assembleia Geral, em Phoenix, no Arizona. Entre os assuntos debatidos, estava a proposta para o Raiders deixar a cidade da California e migrar para Las Vegas. Eram necessários 24 votos favoráveis, de 32, sendo os votantes os donos/representantes de cada franquia da NFL. Apenas o Miami Dolphins votou pela permanência do Raiders em Oakland.
Raiders é o único time da NFL que ainda divide seu estádio com uma equipe da MLB - o Oakland Athletics |
Diferente do que ocorreu com o Los Angeles Rams, em 2016, e recentemente com o Los Angeles Chargers, o Raiders não irá para Las Vegas de maneira imediata. A equipe permanecerá em Oakland em 2017 e 2018, e continua mandando seus jogos no Oakland Coliseum, discutivelmente o pior estádio da NFL - e fator determinante para a saída do time. Somente em 2019 que o Raiders estreará em sua nova cidade, no estádio da Universidade de Nevada. A partir de 2020, a franquia jogará em seu novo estádio, que terá um custo estimado de US$ 1,9 bilhão, cerca de R$ 6 bilhões de reais - aproximadamente quatro vezes mais que o Estádio Mané Garrincha, de Brasília, o mais caro dos construídos para a Copa de 2014.
Obras do novo estádio do Las Vegas Raiders devem iniciar ainda neste ano |
A saída do Raiders de Oakland é mais uma para entrar na história dos esportes americanos, em que é comum que alguma equipe descontente com sua atual cidade vá jogar em outro local. E é a terceira realocação na NFL em um curto período de dois anos. Ainda em 2015, o próprio Raiders, junto com os então chamados St Louis Rams e San Diego Chargers solicitaram junto à NFL uma mudança para Los Angeles, interessada em voltar a receber times da liga. Os três times conviviam com problemas com seus antigos estádios. Por meio de uma votação, foi efetivada a ida do Rams para L.A. no início de 2016, permitindo ao Chargers escolher entre ficar em San Diego ou também trocar de cidade, o que aconteceu em janeiro deste ano.
Os apelos da torcida foram insuficientes |
Derrotados no processo acima, e sem garantias de Oakland financiar um novo estádio para o Raiders, coube a Mark Davis, atual dono da franquia e filho do lendário Al Davis, mirar em Las Vegas. A cidade dos cassinos, das lutas e dos casamentos rápidos abraçou a causa,junto com o governo do estado de Nevada. E com a efetivação da ida até lá, L.V. terá pela primeira vez uma franquia da NFL.
Quanto a Oakland, difícil saber o que o futuro reserva, principalmente para os torcedores do Raiders, que ficarão órfãos de time. Esta mudança ocorre justamente quando a franquia voltara a ter bons desempenhos, como a recente ida aos playoffs, na temporada passada, e que promete ter um ano de 2017 ainda melhor. Para piorar, a cidade também está para perder o Golden State Warriors, time campeão da NBA em 2015, e atual líder da Conferência Oeste. Este time já tem confirmada sua mudança para San Francisco a partir de 2019. Sobrará para as pessoas de lá apenas o Oakland Athletics, da MLB, que há anos está distante de uma conquista da liga de beisebol.
Depois de três trocas de cidade em dois anos, a NFL deve ter um longo período sem mudanças de franquias das suas atuais cidades de origem. Mas isso é até algum dono ficar descontente com seu estádio. Veremos o que o futuro nos reserva, e até onde vai a ambição dos proprietários das equipes.