Kansas City Chiefs e Los Angeles Rams são dois dos candidatos a irem ao Super Bowl |
Antes de começarmos este texto, é importante trazer uma mensagem pessoal. Como é bom voltar para cá! Nas últimas semanas, por conta de outros compromissos, precisei me ausentar do Left Tackle Brasil. A ausência não foi por completa, pois o podcast Maratona NFL foi gravado e algumas coberturas de jogos foram feitas em nosso Twitter. Mas por aqui ficou mais difícil de atualizar com nossos textos. E agora estou de volta!
Como se passaram seis semanas sem um texto novo publicado por aqui, nada melhor que recomeçar citando quem ainda está na briga para jogar a pós-temporada em janeiro. A semana 12 da NFL foi a mais recente realizada, e nesta quinta-feira (29), começa a semana 13. Matematicamente, até os piores times da liga atualmente (Oakland Raiders, Arizona Cardinals e San Francisco 49ers, todos com 2-9) têm chances de se classificar aos Playoffs deste ano, mas nosso foco será mesmo em quem está na briga lá em cima, buscando o topo ou pelo menos uma vaga no Wildcard. Vamos mostrar a situação de cada uma das divisões da liga.
Patriots segue dominante na AFC Leste |
AFC Leste
New England Patriots (8-3)
Miami Dolphins (5-6)
Buffalo Bills (4-7)
New York Jets (3-8)
Entra ano e sai ano, e tudo se mantém da mesma maneira na AFC Leste. O New England Patriots segue dominante, e encaminha o décimo título consecutivo da divisão. Apesar de alguns tropeços no caminho, o time de Tom Brady continua imponente ante aos seus rivais, e agora é o segundo colocado da Conferência Americana. O Miami Dolphins tentou ameaçar esta soberania nas primeiras semanas, mas constantes lesões tiraram o time da disputa. Buffalo Bills e New York Jets estão passando por reformulações, e seus desempenhos ruins estão conforme o esperado neste ano.
Steelers de Ben Roethlisberger (7) continua forte na sua divisão |
AFC Norte
Pittsburgh Steelers (7-3-1)
Baltimore Ravens (6-5)
Cincinnati Bengals (5-6)
Cleveland Browns (4-6-1)
A derrota na semana 12 para o Denver Broncos tirou o segundo lugar geral do Pittsburgh Steelers na AFC, mas a equipe segue como candidata a ir longe dentro da conferência. O ataque está cada vez mais forte, não só por causa de Ben Roethlisberger e Antonio Brown, mas também pelos jovens JuJu Smith-Schuster e James Conner. O Baltimore Ravens entrou de vez na briga por Wildcard (ou pela AFC Norte) principalmente depois da lesão do quarterback Joe Flacco, com o calouro Lamar Jackson fazendo estragos nas defesas com passes e corridas. O Cincinnati Bengals começou o ano bem, mas está em um declínio visível - e agora, sem Andy Dalton, o QB titular, que está fora da temporada por lesão. O Cleveland Browns é o lanterna, mas faz uma excelente temporada de reconstrução, conquistando quatro vitórias (incluindo uma sobre o Atlanta Falcons).
Deshaun Watson (4) lidera o Texans em temporada com oito vitórias seguidas |
Houston Texans (8-3)
Indianapolis Colts (6-5)
Tennessee Titans (5-6)
Jacksonville Jaguars (3-8)
Vive uma grande fase o Houston Texans. Depois de iniciar o ano com 0-3, uma ascensão meteórica permitiu ao time vencer os oito jogos seguintes. DeShaun Watson está sendo um verdadeiro líder como QB, colocando o seu time como forte candidato a levar a AFC Sul. Depois de várias temporadas ruins, o Colts está com cinco vitórias consecutivas, e já vira candidato a voltar aos playoffs, o que não acontece desde 2014. Andrew Luck, o quarterback de Indianapolis, faz um grande ano, e vira candidato forte a Comeback Player Of The Year (o retorno do ano) depois de ficar ausente de todos os jogos de 2017. A equipe do Titans já esteve em situação melhor na liga, mas a campanha negativa já os afasta até dentro da divisão. Já o Jacksonville Jaguars é a grande decepção de 2018. O time acumula sete derrotas consecutivas, depois de quase ir ao Super Bowl no ano passado, e agora coloca no banco Blake Bortles depois de tantas más atuações do camisa 5.
Chiefs e Chargers podem travar emocionante disputa pela AFC Oeste |
AFC Oeste
Kansas City Chiefs (9-2)
Los Angeles Chargers (8-3)
Denver Broncos (5-6)
Oakland Raiders (2-9)
O Kansas City Chiefs continua com a melhor campanha da AFC, mesmo depois da derrota no épico Monday Night Football da semana 11 para o Los Angeles Rams por 54 a 51. A equipe de Patrick Mahomes (candidato a MVP de 2018) folgou na última rodada, e agora não pode mais errar, pois o Los Angeles Chargers está na cola, com uma vitória a menos. Falando em Chargers, Philip Rivers completou 25 passes consecutivos no último domingo, e o time está firme na briga por Wildcard ou até mesmo pela própria AFC Oeste. Enquanto isso o Denver Broncos já viveu momentos melhores em 2018, mas ainda tenta pelo menos uma das melhores campanhas da repescagem, enquanto o Oakland Raiders implodiu em 2018, realizando trocas incompreensíveis e amargando uma das piores campanhas da NFL.
Cowboys de Amari Cooper (19) lidera a NFC Leste - com o Redskins também na briga |
NFC Leste
Dallas Cowboys (6-5)
Washington Redskins (6-5)
Philadelphia Eagles (5-6)
New York Giants (3-8)
Sem dúvidas é a divisão mais acirrada de 2018 até agora. Por enquanto, Dallas Cowboys e Washington Redskins iriam aos playoffs, mas o Philadelphia Eagles tem apenas uma vitória a menos que estes dois. Ou seja, terá muita emoção pela frente. O Cowboys conquistou a liderança da NFC Leste na rodada passada, ao derrotar o Redskins em um dos jogos do Dia de Ação de Graças. O ataque voltou a ser mais efetivo, e a defesa de Dallas é uma das melhores da NFL. Washington liderou a divisão por boa parte da temporada, mas já sente o peso da ausência do quarterback Alex Smith, que não joga mais na temporada, por estar machucado. O Eagles vive um ano pós-título de muita instabilidade, mas ainda está vivo. Por sua vez, o New York Giants segue como um dos piores da NFL.
Chicago Bears tenta voltar aos playoffs depois de oito anos ausente |
NFC Norte
Chicago Bears (8-3)
Minnesota Vikings (6-4-1)
Green Bay Packers (4-6-1)
Detroit Lions (4-7)
O Chicago Bears de 2018 é a prova de que boas movimentações na offseason rendem em bons resultados futuros. Mitchell Trubisky está se tornando um quarterback mais confiável e potente. Jordan Howard tem sido um ótimo running back, bem como o wide receiver Taylor Gabriel e o tight end Trey Burton. E na defesa, tem Khalil Mack, uma verdadeira máquina de sacks (8) e fumbles forçados (5) neste ano - duas escolhas de primeira rodada cedidas ao Raiders valeram a pena. Chicago tem tudo para retornar à pós-temporada neste ano, algo que não ocorre desde 2010. Pelos outros times da NFC Norte, o Minnesota Vikings ainda tenta vencer a divisão, e neste momento, estaria no Wildcard. Green Bay Packers e Detroit Lions estão cada vez mais distantes de terem um bom final de temporada.
Saints de Drew Brees é o time de melhor campanha da NFL |
NFC Sul
New Orleans Saints (10-1)
Carolina Panthers (6-5)
Atlanta Falcons (4-7)
Tampa Bay Buccaneers (4-7)
São dez vitórias consecutivas do New Orleans Saints. Não à toa é o melhor time da NFL no momento. Com 39 anos, Drew Brees vive uma excelente fase. O quarterback tem 29 passes para touchdown e apenas duas interceptações. É forte candidato a ser MVP da liga pela primeira vez (em um ano em que quebrou o recorde de jardas lançadas). E saindo da posição de QB, tem muitos outros destaques neste elenco. New Orleans desponta como forte candidato a chegar ao Super Bowl. Quem pode tentar evitar esta festa é o Carolina Panthers, que segue vivo na luta por uma das vagas de Wildcard. O Atlanta Falcons teve muitas lesões de seus jogadores de defesa, e dificilmente alcança à pós-temporada, assim como o Tampa Bay Buccaneers, do kicker Cairo Santos.
Rams de Jared Goff (16) tem um dos elencos mais completos de toda a liga |
NFC Oeste
Los Angeles Rams (10-1)
Seattle Seahawks (6-5)
Arizona Cardinals (2-9)
San Francisco 49ers (2-9)
Faltando cinco semanas para encerrar a temporada regular, a NFC Oeste é a divisão da NFL mais próxima de definir seu campeão. O Los Angeles Rams faz uma incrível temporada, e, junto com o New Orleans Saints, é uma das grandes forças da Conferência Nacional. Com ataque e defesa de muita força, Los Angeles também está entre os postulantes para o Super Bowl. O Seattle Seahawks ainda tem chances matemáticas de levar a divisão, mas sua briga mesmo é pelo Wildcard. Seattle vem em uma boa fase, principalmente com seu jogo terrestre que voltou a ser forte, e tenta voltar à pós-temporada. Enquanto isso, Arizona Cardinals e San Francisco 49ers vivem anos terríveis, e suas disputas são apenas para ver quem será o time a ter a primeira escolha geral do próximo Draft.