|
QB do Philadelphia Eagles, Carson Wentz é um dos principais candidatos a MVP |
Chegamos ao estágio intermediário da temporada regular da NFL. Já estamos na semana 8, de um total de 17. Todos os times da liga já sabem o que vão precisar para o restante do ano. Cada franquia já sabe se pretende brigar para ir ao Super Bowl, por título de sua divisão, se almeja uma vaga nos playoffs nem que seja no Wildcard, se quer encerrar 2017 em uma situação melhor que na temporada anterior, ou se o ano está sendo um desastre e o melhor a fazer é aguardar por 2018.
E justamente por estarmos nesta metade, já é hora de apontar favoritos. É muito cedo para se falar quem vai ir para o Super Bowl LII, até porque existem times que estão muito bem, mas tudo pode ruir em um único mau resultado. Então, o que vamos destacar aqui é sobre quais são os candidatos ao prêmio individual mais cobiçado da NFL: o de MVP.
MVP é a sigla para Most Valuable Player, ou "jogador mais valioso", traduzindo ao nosso português. É dado ao melhor atleta de toda a temporada, e é escolhido por 50 jornalistas e comentaristas dos Estados Unidos. A votação é feita ao fim da temporada regular. O mais votado é nomeado o MVP na véspera do Super Bowl.
O prêmio é dado desde 1957. E somente por três vezes, o melhor jogador não foi alguém do ataque. Em 1971 e em 1986, foram linebackers os MVP's. E em 1982, foi um kicker (sim, um kicker!) o mais valioso (um dia falaremos mais sobre isso, mas não hoje). Entre os jogadores de ataque, são os quarterbacks que mais vezes foram eleitos MVP's, sendo 41 nomeações. Foram também 19 MVP's na posição de running back. A última vez que um RB foi escolho como o melhor da liga foi em 2012, quando Adrian Peterson, então no Minnesota Vikings, correu para mais de 2000 jardas.
Voltando ao ano de 2017, mais uma vez, deve ser um QB o eleito MVP, a menos que algum running back que esteja muito bem consiga um feito semelhante ao de Peterson. Mas como aqui estamos apresentando os candidatos pelo que já apresentaram até agora, vamos falar apenas de quarterbacks.
Não citamos todos os titulares, e vamos falar especificamente de 12 quarterbacks, que pertencem a três grupos. O primeiro deles é com os favoritos, por tudo o que estão fazendo até agora. O segundo envolve jogadores que estão com bons números, mas um pouco atrás na disputa. E o terceiro grupo é com QB's que se esperava muito para 2017 que não estão conseguindo cumprir com suas expectativas, ou que se machucaram de forma grave.
Os favoritos ao prêmio
Carson Wentz, Philadelphia Eagles
Campanha da sua equipe até o momento: 6-1
Estatísticas da temporada: 143 passes completos, 1852 jardas, 17 touchdowns e 4 interceptações
Em seu segundo ano na NFL, Carson Wentz apresenta números impressionantes. É o líder da liga em passes para touchdown, e vai conquistando excelentes vitórias sendo o principal nome da franquia. Correndo com a bola, Wentz também já tem 196 jardas, mostrando que tem uma boa mobilidade para sair do pocket e escapar de sacks. Até o momento, o jogador vai fazendo um excelente trabalho não só para se tornar o MVP, mas também por levar Philadelphia aos playoffs pela primeira vez desde 2013.
Alex Smith, Kansas City Chiefs
Campanha da sua equipe até o momento: 5-2
Estatísticas da temporada: 165 passes completos, 1979 jardas, 15 touchdowns e 0 interceptações
Por muitos anos, Alex Smith recebeu o inglório rótulo de "bust". Ele foi a primeira escolha geral no Draft de 2005, no mesmo ano em que Aaron Rodgers chegou para a NFL. Mas depois de boas campanhas pelo Kansas City Chiefs, Smith finalmente atingiu o auge como QB, e faz a melhor temporada da carreira. Até agora, ele ainda não foi interceptado, e tem o melhor rating da liga, com nota em 120,5 (o máximo e 158,3). E não só isso. O jogador, outrora tão criticado por não fazer passes em profundidade, se aperfeiçoou em lançar bolas à longa distância. Atualmente, o Chiefs está com duas derrotas consecutivas, mas mesmo assim, Smith continua sendo uma das peças principais para fazer com que a equipe possa sonhar com algo muito além de uma ida à pós-temporada.
Tom Brady, New England Patriots
Campanha da sua equipe até o momento: 5-2
Estatísticas da temporada: 174 passes completos, 2208 jardas, 15 touchdowns e 2 interceptações
Estes números são suficientes para colocar Tom Brady no "top 3" dos candidatos a MVP, principalmente se lembrarmos que o lendário QB do Patriots tem 40 anos. Deste trio, Brady é o único que já foi MVP da liga, em 2007 e em 2010. O camisa 12 de New England continua como o líder de sua franquia. Mesmo com a idade avançada, o sucesso do Patriots em 2017 é muito por mérito de seu quarterback, especialmente devido ao declínio da sua defesa. Brady atualmente é o jogador com mais jardas lançadas nesta temporada. Se seguir em alto nível, ele se mantém na briga para ser o melhor atleta, e ainda bota seu time como favorito para mais um título de Super Bowl - que seria o sexto na carreira do jogador.
Correm por fora pelo prêmio
Marcus Mariota, Tennessee Titans
Campanha da sua equipe até o momento: 4-3
Estatísticas da temporada: 110 passes completos, 1301 jardas, 4 touchdowns e 4 interceptações
Os números de Mariota são mais discretos. Ele perdeu um jogo por conta de uma lesão, e seu time, o Tennessee Titans, não começou a temporada tão bem como se imaginava. Mas o QB tem um braço potente, e sabe fazer passes precisos em profundidade. Além disso, é um atleta que sabe improvisar e, quando necessário, pode castigar as defesas adversárias correndo com a bola. Mariota já tem 124 jardas terrestre e três touchdowns corridos. Por isso ele ainda não pode ser descartado na disputa.
Derek Carr, Oakland Raiders
Campanha da sua equipe até o momento: 3-4
Estatísticas da temporada: 124 passes completos, 1341 jardas, 11 touchdowns e 4 interceptações
Assim como Marcus Mariota, Derek Carr também perdeu um jogo por lesão. Quando esteve em campo, fez boas atuações pelo Oakland Raiders. O que também pesa contra Carr é o mau início do seu time, que perdeu quatro jogos consecutivos. Mas o jogador é um grande líder, e mostrou que tem talento na semana 7, quando liderou o Raiders no drive da épica vitória sobre o Kansas City Chiefs, fazendo o passe para o touchdown decisivo com o relógio já zerado. As próximas semanas são cruciais para ver os rumos de Carr.
Dak Prescott, Dallas Cowboys
Campanha da equipe até o momento: 3-3
Estatísticas da temporada: 128 passes completos, 1426 jardas, 14 touchdowns e 4 interceptações
Após ser eleito o Calouro Ofensivo do Ano em 2016, ficou uma incerteza a respeito de como seria o 2017 de Dak Prescott. Em seus seis primeiros jogos, Dak se mostrou um líder confiável para o Cowboys, apesar de ter tido um início de temporada mais irregular que no ano passado. Se conseguir mais vitórias na NFC Leste, e com atuações de alto nível como na semana 7 contra o San Francisco 49ers, Prescott pode entrar na briga para ser o MVP.
Drew Brees, New Orleans Saints
Campanha da sua equipe até o momento: 4-2
Estatísticas da temporada: 152 passes completos, 1652 jardas, 11 touchdowns e 4 interceptações
Brees é outra lenda viva da NFL. Com 38 anos e um título de Super Bowl, o QB do New Orleans Saints é também um dos líderes em passes para touchdown na história da NFL. Quanto a este ano, o jogador segue jogando em alto nível. E desta vez, sua equipe está ficando cada vez mais completa, melhorando mais na defesa e também no jogo terrestre. Brees é um quarterback de respeito, e seus números para este ano fazem por merecer por continuar na lista.
Matthew Stafford, Detroit Lions
Campanha da sua equipe no momento: 3-3
Estatísticas da temporada: 136 passes completos, 1428 jardas, 12 touchdowns e 4 interceptações
Matthew Stafford faz mais uma boa temporada, e é um verdadeiro líder do Detroit Lions. Sua capacidade de comandar seu time para viradas no último quarto é impressionante. Ele pode até sair derrotado de campo, mas nas últimas temporadas, Detroit não é mais uma presa fácil. O Lions briga por playoffs em 2017, e dependendo das atuações de Stafford, a equipe pode sonhar com um grande ano.
Atletas que já estão fora da disputa
Aaron Rodgers, Green Bay Packers
Campanha da sua equipe até o momento: 4-3
Estatísticas da temporada: 128 passes completos, 1385 jardas, 13 touchdowns e 3 interceptações
Se não tivesse fraturado a clavícula, Aaron Rodgers teria números para ser candidato a MVP, e a levar o prêmio pela terceira vez (venceu em 2011 e 2014). Mas infelizmente, a grave lesão na semana 6 o tira da disputa, e provavelmente estará fora da temporada. A lesão do jogador também prejudica o Packers, que agora tem duas derrotas consecutivas, e começa a se afastar da briga por playoffs.
Jameis Winston, Tampa Bay Buccaneers
Campanha da sua equipe até o momento: 2-4
Estatísticas da temporada: 131 passes completos, 1643 jardas, 10 touchdowns e 4 interceptações
Os números individuais de Jameis Winston não são ruins. O problema maior é que o Tampa Bay Buccaneers de 2017 não está conseguindo fluir sob todos os aspectos. A equipe era cotada como a provável surpresa do ano, antes da temporada começar, mas todo o hype foi caindo semana a semana, e hoje o Bucs é lanterna da NFC Sul. Winston não está lançando tantas interceptações como em seus dois anos como profissional, mas está pecando em momentos decisivos, como nos passes errados contra o New England Patriots no último drive, e o fumble sofrido contra o Buffalo Bills na última semana.
Matt Ryan, Atlanta Falcons
Campanha da sua equipe até o momento: 3-3
Estatísticas da temporada: 135 passes completos, 1590 jardas, 7 touchdowns e 6 interceptações
MVP de 2016, Matt Ryan não está conseguindo repetir o mesmo desempenho que na incrível temporada que fez, que levou Atlanta ao Super Bowl, apesar da derrota. O quarterback do Falcons convive com problemas que não eram comuns no ano anterior, em que ele foi interceptado 7 vezes em toda a temporada regular. Só em seis jogos de 2017, Ryan já tem 6 interceptações. O Falcons tem um bom time, e deve brigar por playoffs, mas o desempenho inconstante de Matt Ryan o afasta da disputa de MVP.
Cam Newton, Carolina Panthers
Campanha da sua equipe até o momento: 4-3
Estatísticas da temporada: 148 passes completos, 1687 jardas, 9 touchdowns e 10 interceptações
De todos os jogadores desta nossa lista, Cam Newton é o único que tem mais interceptações que touchdowns nesta temporada. Apesar de ter tido algumas boas atuações no ano, Cam também tem feito jogos bastante irregulares, como na derrota para o Chicago Bears, na semana 7. Ele é um jogador talentoso, mas faz tempo que seu futebol nível de MVP da temporada 2015 não aparece. O Panthers pode ir para os playoffs, mas os torcedores da franquia já podem esperar que seu quarterback não será eleito o melhor jogador neste ano.
Esta foi a análise que fizemos para quem está disputando o prêmio de MVP da NFL. Se faltou algum nome importante na lista dos candidatos, não deixe de opinar em nosso
Twitter e em nosso
Facebook.