sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Raiders vence Chiefs no último lance, em épico Thursday Night Football

Decisivo, Derek Carr foi um dos grandes destaques desta incrível partida

Não há dúvidas. O Thursday Night Football desta semana 7 da NFL, entre Oakland Raiders e Kansas City Chiefs, foi o melhor jogo da temporada 2017 da liga até agora. Foi uma partida intensa, do início ao fim, e terminou da maneira mais dramática e emocionante.

Resumir este jogo em um simples lead é impossível. Lead é um termo jornalístico que indica o primeiro parágrafo de um texto informativo, com as principais informações expressas nele. Seria pouco, diante de tantas situações incríveis que aconteceram no Coliseu de Oakland, nesta quinta-feira (19). O Oakland Raiders venceu o Kansas City Chiefs por 31 a 30, no último lance, com o relógio zerado, após uma série de jogadas faltosas que davam uma chance extra aos donos da casa.  Mas toda a partida teve uma grande mostra de quão emocionante o futebol americano pode ser, principalmente, em um duelo tão ofensivo.

Derek Carr e Alex Smith, quarterbacks de Raiders e Chiefs, combinaram para 759 jardas, seis touchdowns e nenhuma interceptação, e mostraram que são, de fato, os líderes de suas equipes. Pelo lado do Raiders, o wide receiver Amari Cooper foi o principal alvo, completando 210 jardas de recepção e dois touchdowns, em sua melhor partida no ano, e o tight end Jared Cook completou seis recepções para 109 jardas. Pelo Chiefs, o WR Tyrek Hill recebeu para 125 jardas e um TD, e o running back Kareem Hunt teve mais uma gigantesca atuação, com 117 jardas totais.

Com a vitória, o Oakland Raiders reage na AFC Oeste, e agora tem três vitórias e quatro derrotas. Continua em terceiro, mas não está mais tão distante do Kansas City Chiefs, que ainda lidera a divisão, mas que agora tem sua segunda derrota consecutiva na temporada, e conta com uma campanha em 5-2.

A partida foi pegada ofensivamente desde o início. Com a primeira posse de bola, o Chiefs rapidamente avançou pelo campo, quando a defesa de Oakland apareceu de forma efetiva, forçando aos visitantes apenas um field goal de Harrison Buttker. Logo, o Raiders conseguiu a virada. Em uma jogada conhecida como "flea flicker", Derek Carr entregou a bola para Marshawn Lynch, que devolveu para o QB, que lançou um passe longo para Amari Cooper, em uma recepção de 38 jardas para touchdown.
Na sequência, o Chiefs caminhou bem em sua campanha, principalmente com Kareem Hunt, além de uma falta de "roughing the passer" que deu first down automático. Na linha de 10 jardas, Alex Smith passou para o tight end Travis Kelce, que colocou Kansas City na frente do placar. Logo após, a dupla AC/DC (não estou falando da banda de rock) voltou a funcionar. Derek Carr lançou outro longo passe para Amari Cooper, desta vez, de 45 jardas, resultando em outro TD para Oakland.
O segundo quarto começou com mais faltas ofensivas, e campanhas que resultaram em punt para os dois lados. Marquette King, o punter do Raiders, deu um chute que forçou o Chiefs a iniciar sua campanha da linha de uma jarda. Em apenas três jogadas, Alex Smith tirou o time do buraco, e em uma big play de 64 jardas, o QB lançou para Tyrek Hill, que foi até a endzone para o touchdown.
Teve confusão também. Após uma falta de violência desnecessária do cornerback Marcus Peters,  do Chiefs, houve um empurra-empurra generalizado, e nessa situação, o running back Marshawn Lynch, do Raiders, empurrou um dos árbitros. Por conduta anti-desportiva, Lynch foi expulso de campo. E na sideline de Oakland, o wide receiver Michael Crabtree e o offensive tackle Donald Penn brigaram, e precisaram ser apartados pelo técnico de linha ofensiva da equipe. Ainda antes do intervalo, o Chiefs ampliou sua vantagem para 20 a 14 com mais um field goal.

Foi o Oakland Raiders quem teve a primeira posse no terceiro quarto. Quem já carregava o jogo terrestre na partida antes da expulsão de Lynch era o running back DeAndre Washington. E foi o próprio quem entrou na endzone para o touchdown, o primeiro dele na temporada. Foi a quinta troca na liderança do placar no jogo.

Não demorou muito para haver outra virada na partida. Alex Smith fez mais um passe muito longo. Ele quase foi interceptado (seria a primeira interceptação dele no ano), mas o defensor Keith McGill deixou escapar a bola, que acabou parando nas mãos do wide receiver Albert Wilson, com caminho livre para anotar o touchdown de 63 jardas. Na posse de bola seguinte, o Chiefs ampliou sua vantagem, com mais um field goal de Harrison Buttker.
A vantagem dos visitantes era de nove pontos no início do último quarto, por 30 a 21. O Raiders precisava diminuir sua desvantagem no placar, para seguir sonhando com a vitória. Depois de errar dois field goals, Giorgio Tavecchio, enfim, acertou um chute, para que seu time voltasse a ficar a uma posse da virada.

Foi aí que o excelente jogo terrestre do Chiefs passou a castigar, gastando o relógio para deixar Oakland com o menor tempo possível para reagir. Mais uma vez, Kareem Hunt passou das 100 jardas totais, sendo o primeiro calouro a ter pelo menos 100 jardas nos seus sete primeiros jogos. Apesar da longa campanha, a posse terminou em punt.

Houve ainda duas campanhas sem primeira descida para os dois lados, até que o Raiders ainda teve mais uma oportunidade de atacar, restando pouco mais de dois minutos. O touchdown com extra point daria a vitória aos donos da casa. Neste momento que o ataque desta equipe, e de seu quarterback, Derek Carr, cresceram de vez no jogo. Mas claro, isso não veio de forma tão fácil. Teve uma conversão de quarta descida, e uma terceira descida que também resultou em first down. Até que vieram os intermináveis 17 segundos finais da partida.

Na linha de 29 jardas, Carr fez um passe longo, em profundidade, nas mãos do tight end Jared Cook. O árbitro ergueu os braços, sinalizando o touchdown. Mas a revisão do lance no replay constatou que Cook tocou o chão pouco depois da linha de uma jarda, mas fora da endzone. O TD foi anulado, mas a recepção foi válida. Os árbitros marcaram oito segundos para o fim, porque a jogada magnífica terminou dentro de campo.
Primeira para gol na linha de uma jarda. Mas o drama persistiu. Carr fez um passe perfeito para o wide receiver Michael Crabtree, que pegou a bola, mas o próprio fez falta de interferência de passe. Cinco segundos se foram, e a primeira descida que era na linha de uma jarda foi para a linha de 11 jardas. Veio outro passe de Derek Carr, agora para Jared Cook, e ele dropou sem completar a recepção. Mas teve falta defensiva. Pelas regras do futebol americano, uma partida não pode terminar com falta defensiva, mesmo que o relógio tivesse zerado. De novo, o camisa 4 foi para o passe, agora para Cordarrelle Patterson, mas também foi incompleto, só que teve outra falta defensiva do Chiefs, dando mais uma chance.



Na terceira tentativa com o relógio zerado, Derek Carr lançou a bola para Michael Crabtree, aquele que havia cometido a falta na endzone algumas jogadas antes, viraria um dos heróis desta memorável recuperação. O touchdown dá seis pontos, então o jogo estava empatado e haveria a jogada derradeira para a vitória. Seria Giorgio Tavecchio, o homem que errou dois field goals no jogo, o cara a ter a missão de cravar a virada. O chute foi dramático, mas o kicker acertou, confirmando a épica virada do Oakland Raiders, para assim, manter as esperanças da franquia para seguir adiante na NFL.
Ainda há vida para o Raiders nesta temporada, e nem tudo está perdido para o Chiefs, apesar da derrota. Foi a melhor partida do ano e fomos felizes de assistir a este histórico confronto. E ainda tem mais. Domingo (22) a liga volta com mais jogos, e esperamos que sejam tão bons e tão emocionantes quanto este Thursday Night Football.

Nenhum comentário:

Postar um comentário