Packers de Davante Adams e Aaron Rodgers se aproxima da melhor campanha da NFC (foto: CBS Sports) |
Onze jogos foram realizados pela rodada de domingo da NFL, e emoção não faltou nestes confrontos. Não foi confirmado nenhum novo classificado aos Playoffs com relação ao sábado. Porém, a disputa dentro das divisões e pelas vagas restantes de Wildcard continuam, com algumas eliminações já confirmadas. Além disso, dois times que estavam dentro da zona de classificação até a semana 16 perderam os seus jogos, e agora correm o risco de ficar de fora da pós-temporada.
A semana 16 ainda não terminou. Nesta segunda-feira tem o Monday Night Football entre New England Patriots e Buffalo Bills. Mas o jogo é praticamente um amistoso, pois o Patriots já está eliminado e o Bills é o campeão da AFC Leste. Agora é o momento de você acompanhar o que teve de mais importante na grande maratona de partidas de domingo, a penúltima da temporada regular de 2020.
Na neve, Packers bate Titans e fica a um passo da primeira posição geral da NFC
O Sunday Night Football tinha expectativas de ser um grande jogo, pois poderia valer a primeira posição geral ao Green Bay Packers, ou o título da AFC Sul ao Tennessee Titans. Mas aí, a neve caiu em Green Bay, e quando há neve em seu Lambeau Field, não há adversário que resista ao poderio ofensivo do Packers.
Foi uma vitória por 40 a 14, com Aaron Rodgers, cada vez mais favorito para ser o MVP da temporada, lançando para 231 jardas, quatro touchdowns e uma interceptação. A defesa de Green Bay também congelou as ações ofensivas do Titans, limitando o running back Derrick Henry a "apenas" 98 jardas – para os padrões dele, é um número baixo, além de fazer duas interceptações no quarterback Ryan Tannehill.
Com o resultado, o Packers precisará vencer o Chicago Bears na semana 17 para garantir a folga do Wilcard. Se perder, terá de torcer contra o Seattle Seahawks. Já o Tennessee Titans precisará vencer o Houston Texans para garantir o título da AFC Sul, mas se perder, terá de torcer pela derrota de pelo menos um dos seguintes times: Indianapolis Colts, Miami Dolphins, Baltimore Ravens e Cleveland Browns.
Chiefs sofre, mas vence Falcons e se consolida como líder da AFC
Enfrentando o já eliminado Atlanta Falcons, o Kansas City Chiefs teve um jogo mais difícil. Apesar disso, venceu por 17 a 14, e o resultado confirma a primeira colocação geral dentro da AFC, e o consequente avanço direto ao Divisional Round. O principal nome do Chiefs foi o quarterback Patrick Mahomes, que fez dois passes para touchdown e foi peça fundamental para que o Chiefs não corresse o risco de sair derrotado na partida.
Steelers vence a AFC Norte e complica Colts
Após três derrotas consecutivas, o Pittsburgh Steelers voltou a vencer, e confirmou o título da AFC Norte com o resultado. O jogo foi um duríssimo duelo contra o Indianapolis Colts, e vencido por Pittsburgh por 28 a 24. A franquia de Pittsburgh ainda pode terminar com a segunda posição geral da AFC, mas não briga mais pela liderança da conferência.
Foi uma tarde especial para o quarterback Ben Roethlisberger, que passou para 342 jardas e três touchdowns, sendo fundamental para o duelo. Na atuação defensiva, o destaque também vai para a marca alcançada de 50 sacks nos quarterbacks adversários em quatro temporadas consecutivas, algo inédito nos últimos 40 anos na NFL.
Derrotado, o Colts, que ainda pode ser campeão da AFC Sul, saiu da zona de classificação à pós-temporada. Precisará vencer o Jacksonville Jaguars na última semana e torcer por derrota de Baltimore Ravens, Miami Dolphins ou Cleveland Browns.
Seahawks bate Rams e conquista a NFC Oeste
No duelo que valia a liderança da NFC Oeste, o Seattle Seahawks, que já estava classificado, bateu o Los Angeles Rams por 20 a 9. O resultado confirma o time do quarterback Russell Wilson como o melhor da divisão, e mantendo ainda a franquia na possibilidade de tentar a primeira colocação geral na NFC, se vencerem o San Francisco 49ers no próximo domingo e o Green Bay Packers perder.
Por outro lado, a derrota do Rams adia a classificação à pós-temporada e ainda complica o time para o próximo confronto, contra o Arizona Cardinals. Se perder, a equipe de Los Angeles pode não avançar aos Playoffs, e precisará torcer contra o Chicago Bears também.
Ravens entra na zona de classificação aos Playoffs após vencer Giants
Depois de tanto se complicar ao longo da temporada, o Baltimore Ravens voltou a entrar na zona de classificação aos Playoffs após vencer o New York Giants por 27 a 13. Agora, a equipe depende apenas de suas forças para avançar à pós-temporada, e na semana 17 enfrenta o Cincinnati Bengals, já eliminado.
A situação do Giants é mais complexa, mas ainda é possível vencer a NFC Leste. Na última rodada, a equipe precisará vencer o Dallas Cowboys, e torcer para o Philadelphia Eagles vencer o Washington Football Team.
Washington perde e fará o último SNF da temporada precisando vencer
Os resultados conspiraram a favor do Washington Football Team se classificar para os Playoffs. Era só vencer o Carolina Panthers que a pós-temporada iria se confirmar. Mas o time perdeu. A derrota por 20 a 13 foi em uma atuação sofrível da equipe localizada na capital dos Estados Unidos.
O jogo também marcou o fim da paciência da franquia de Washington com o quarterback Dwayne Haskins. Mesmo com o atleta sendo flagrado numa festa sem máscara, desrespeitando os protocolos de prevenção à Covid-19, ele começou o jogo de domingo como titular, pois Alex Smith ainda não estava 100% recuperado de sua lesão. Durante a partida, o técnico Ron Rivera o sacou de campo, depois do QB lançar duas interceptações, e foi até o final da partida com Taylor Heinicke.
Nesta segunda-feira, veio a confirmação por parte de Washington: Dwayne Haskins foi demitido pela equipe. Rivera declarou que esta era a melhor decisão para ambas as partes. O jogador está apenas em seu segundo ano como profissional, e foi escolhido na primeira rodada do Draft de 2019. Haskins nunca foi uma afirmação na franquia, e em 2020, Rivera só o definiu como titular próximo da temporada começar. Depois de quatro semanas, Haskins foi tirado da titularidade por não estar gostando de suas atuações. Assim, Kyle Allen virou o titular até quebrar a perna, permitindo o retorno de Alex Smith após dois anos afastado por uma lesão que quase tirou sua vida. Haskins só voltou a jogar porque Smith se machucou e ainda não está recuperado de seu problema atual, mas o episódio da festa o queimou de vez em Washington.
Cowboys elimina Eagles e ainda respira por uma vaga
Já dissemos algumas vezes que a NFC Leste de 2020 é uma festa, dada a imprevisibilidade dos jogos dos quatro times. E como o Washington perdeu, a vitória do Dallas Cowboys deu vida ao time, e ainda tirou outro da disputa pela divisão, já que o derrotado Philadelphia Eagles está fora. A vitória por 37 a 17 deixa Dallas com campanha em 6-9, obrigando a equipe a vencer o New York Giants na semana 17, e a torcer para o Washington Football Team perder o Sunday Night Football.
Bears depende agora só de si para avançar, e Jaguars vai para a primeira escolha
Com a derrota do Arizona Cardinals, o Chicago Bears entrou em campo contra o Jacksonville Jaguars para depender de suas forças para se classificar aos Playoffs. E conseguiu. O time de Mitchell Trubisky venceu por 41 a 17, dominando as ações adversárias desde o início. O Bears tem agora a campanha de 8-7, e se vencer o Green Bay Packers na semana 17, garante sua classificação à pós-temporada.
A situação do Jacksonville Jaguars já é oposta. O time chega a campanha de 1-14, e por causa da vitória do New York Jets, a equipe tem confirmada a pior campanha geral de toda a NFL em 2020. Assim, o Jaguars será o time com a primeira escolha geral no Draft de 2021.
Com desfalques no ataque, Browns cai para o Jets e complica sua situação
O Cleveland Browns entrou em campo com quatro wide receivers afastados na lista da Covid-19, incluindo Jarvis Landry. Com isso, Baker Mayfield teve em seu corpo de recebedores praticamente só jogadores reservas, ou que estavam no Pratice Squad da equipe. O time jogou mal contra o New York Jets e saiu de campo derrotado pelo placar de 23 a 16. O Jets, que até semana passada sequer tinha uma vitória, agora está com 2-13, e afastou de vez da possibilidade de ser o pior time da NFL. Já a situação do Browns fica complicada, pois o time caiu para sétimo na classificação da AFC, e jogará pressionado a vencer o Pittsburgh Steelers. Se perder, e o Indianapolis Colts vencer, Cleveland novamente estará fora da pós-temporada.
Ranking da classificação
Abaixo, acompanhe como está a classificação para os Playoffs dentro da AFC e na NFC. Vale lembrar que, em 2020, serão sete classificados por conferência, sendo os campeões de divisão mais os três melhores entre os não-campeões divisionais. Em asterisco, os times já classificados.
AFC
Líderes das divisões
Kansas City Chiefs*** (14-1)
Pittsburgh Steelers** (12-3)
Buffalo Bills** (11-3)
Tennessee Titans (10-5)
Wildcard
Miami Dolphins (10-5)
Baltimore Ravens (10-5)
Cleveland Browns (10-5)
Ainda na briga
Indianapolis Colts (10-5)
NFC
Líderes nas divisões
Green Bay Packers** (12-3)
New Orleans Saints** (11-4)
Seattle Seahawks** (11-4)
Washington Football Team (6-9)
Wildcard
Tampa Bay Buccaneers* (10-5)
Los Angeles Rams (9-6)
Chicago Bears (8-7)
Ainda na briga
Arizona Cardinals (8-7)
Dallas Cowboys (6-9)
New York Giants (5-10)
***Time com vantagem no mando de campo dos Playoffs da conferência
** Campeão de divisão
* Vaga garantida nos Playoffs
Nenhum comentário:
Postar um comentário