Saints é o primeiro time a garantir classificação para os Playoffs (foto: Brynn Anderson/AP) |
Neste domingo, 6 de dezembro, começou a semana 13 da temporada 2020 da NFL. E já iniciou com rodada, com a realização de 12 jogos, em uma semana na qual não houve a realização do Thursday Night Football. O jogo seria entre Baltimore Ravens e Dallas Cowboys, mas diante de um surto de Covid-19 no elenco do Ravens, a partida foi adiada para esta terça-feira, 8, concluindo a semana.
E após 13 semanas, ou após 12 jogos para todos os times, finalmente saiu o primeiro classificado aos Playoffs: o New Orleans Saints, que tem a melhor campanha da NFC no momento, mas ainda pode cair para uma das vagas de Wildcard se perder. Outras equipes encaminharam suas vagas aos mata-matas em janeiro, enquanto Los Angeles Chargers e Cincinnati Bengals confirmaram suas eliminações neste ano. Confira abaixo o resumo da rodada.
Saints mantém invencibilidade mesmo sem Drew Brees, e garante classificação
O New Orleans Saints conquistou sua décima vitória nesta temporada, ao bater o Atlanta Falcons por 21 a 16. A partida foi a terceira sem a presença de Drew Brees pela equipe de New Orleans, e o reserva Taysom Hill jogou bem. Passando com a bola, ele lançou para 232 jardas e dois touchdowns (os primeiros TDs de passes dele desde que virou titular), e correndo para mais 83 jardas. O running back Alvin Kamara foi outro destaque, correndo 88 jardas e anotando também um TD.
Com a vitória, o Saints garante a primeira vaga aos Playoffs desta temporada. Com 10-2, o time lidera a classificação geral da NFC, mas ainda pode perder este posto ou até mesmo a liderança da sua divisão, a NFC Sul. Portanto, New Orleans ainda tem mais algumas batalhas até o final da temporada.
Chiefs se aproxima do título da divisão
Em um jogo mais difícil do que se esperava, o Kansas City Chiefs venceu o Denver Broncos por 22 a 16 no Sunday Night Football, e fica muito próximo do título da AFC Oeste. A campanha do Chiefs, em 11-1, ainda pode ir além, pois o time briga pela primeira posição da Conferência Americana. Basta uma vitória apenas para que os atuais campeões do Super Bowl cheguem aos Playoffs.
Foi uma noite mais difícil para Patrick Mahomes e companhia, já que a defesa do Denver Broncos freou bem as ações ofensivas adversárias. Apesar disso, Mahomes lançou para 318 jardas e um touchdown, para o tight end Travis Kelce, que fez história ao ser o primeiro atleta da posição a conseguir cinco temporadas com 1000 jardas de recepção. Derrotado, o Broncos fica cada vez mais distante de qualquer possibilidade de ir à pós-temporada. Desta vez, o time foi à campo com seu quarterback titular, Drew Lock, e não com alguém improvisado na posição, como contamos aqui na semana passada.
Packers domina Eagles e fica perto do título da NFC Norte
Com muita tranquilidade, o Green Bay Packers venceu o Philadelphia Eagles por 30 a 16, e está próximo de conquistar a NFC Norte. E não só isso, a equipe do Wisconsin briga pela primeira posição geral dentro da NFC, com uma vitória a menos que o New Orleans Saints, porém levando a vantagem no confronto direto caso os dois times tenham a mesma campanha.
Mais uma vez, Aaron Rodgers jogou bem, e lançou três passes para touchdown. Com 36 anos, ele continua firme na briga para ser o MVP da temporada de 2020. Dois deles foram para o wide receiver Davante Adams, que completou 121 jardas de recepção.
Por outro lado, a derrota do Eagles, que agora está com 3-8-1, pode ter significado o fim da era Carson Wentz como quarterback titular. Assim como já vinha fazendo em 2020, ele jogou muito mal novamente, acertando seis passes apenas, para 79 jardas. No terceiro quarto, o técnico Doug Pederson o tirou de campo para dar chance ao calouro Jalen Hurts, que foi melhor que Wentz mesmo tendo sido interceptado uma vez. Philadelphia anotou 13 pontos no último quarto, contra apenas 3 nos três períodos anteriores, e Hurts fez um passe para touchdown.
Colts volta a vencer e novamente fica na briga pela AFC Sul
O Indianapolis Colts venceu o Houston Texans neste domingo, por 26 a 20, e chega agora à campanha de 8-4. Com o resultado, a equipe encosta na liderança da divisão junto com o Tennessee Titans, que leva a vantagem pelo desempenho contra rivais da AFC Sul. A vitória veio com muito drama, já que o Houston Texans (que tem 4-8 agora) tentou a virada até o último lance, quando o ataque de Houston perdeu o controle da bola na redzone após um snap mal feito. O fumble deu a posse de bola para o Colts, que se recupera após o atropelo sofrido contra o Titans na semana passada.
Rams vira líder da NFC Oeste após vencer o Arizona Cardinals
A NFC Oeste está sendo a divisão mais imprevisível de 2020. E após a semana 13, é o Los Angeles Rams o líder deste grupo, por ter vencido o Arizona Cardinals por 38 a 28, prejudicar o rival na busca por uma vaga nos Playoffs, e ainda ter contado com a sorte do Seattle Seahawks ter perdido. No duelo equilibrado, se destacou o jogo terrestre do Rams, que anotou três touchdowns, com os running backs Cam Akers e Darrell Henderson, e com o quarterback Jared Goff. Apesar da vitória, não está nada garantida a situação do Rams para a pós-temporada, já que há muita disputa dentro da NFC Oeste.
Giants surpreende Seahawks, e emplaca quatro vitórias seguidas
Vindo da NFC Leste – a divisão da NFL que é uma festa, dadas as más campanhas de todas as quatro equipes –, sem o seu quarterback titular, e enfrentando um dos melhores times da liga, o New York Giants estava longe de ser o favorito contra o Seattle Seahawks. Mas a National Football League é imprevisível, e nem sempre a lógica se confirma. O Giants venceu Seattle em pleno Lumen Field – novo nome do estádio do Seahawks – por 17 a 12.
O jogo foi muito esquisito no primeiro tempo. Seattle vencia por um estranho placar de 5 a 0, vindos de um field goal e um safety. Na etapa final, o Giants virou o jogo, e não deixou mais a vantagem no placar. Sem Daniel Jones, lesionado, o quarterback foi Colt McCoy, que passou para 105 jardas, um touchdown e uma interceptação. Já Russell Wilson tá se afastando da briga para ser o MVP da temporada, e teve outro jogo sem uma grande atuação. Wilson passou para 263 jardas, um touchdown e uma interceptação.
Com a vitória do Giants, a equipe emplaca uma ótima sequência de quatro triunfos consecutivos, e tem agora a campanha em 5-7, liderando a NFC Leste. Já o Seahawks perdeu a liderança da NFC Oeste, e tem agora a campanha de 8-4.
Cleveland Browns chega à nona vitória e bate Tennessee Titans
Se você olhar pelo placar final, de 41 a 35, sem ter visto a partida, poderá dizer que o Cleveland Browns sofreu para derrotar o Tennessee Titans. É bem verdade que os minutos finais foram de drama. mas a atuação de Cleveland no primeiro tempo foi irrepreensível, com o time pontuando em todas as suas campanhas. Na segunda etapa, houve sim a reação de Tennessee, com direito ao último touchdown anotado a segundos do fim, e com o kicker Stephen Gostkowski tentando um onside kick sem sucesso.
Com este resultado, o Cleveland Browns chega à 9-3, e está firme na luta para retornar à pós-temporada, o que não acontece desde 2002. Mesmo derrotado, o Tennessee Titans continua líder da AFC Sul, com 8-4, porém com a vantagem ameaçada pelo Indianapolis Colts. Vale lembrar que a liderança da divisão permite ao time jogar a primeira partida dos Playoffs em casa.
Jets quase vence a primeira, mas vacila no fim, e coordenador defensivo é demitido
O New York Jets é atualmente o pior time da NFL. Mas neste domingo, contra o Las Vegas Raiders, por muito pouco a equipe não venceu o primeiro jogo. A equipe estava com a vantagem no placar, por 28 a 24, e a defesa havia causado um turnover on downs contra o Raiders a pouco mais de um minuto do fim. Porém, ainda houve tempo para mais uma posse de bola de Las Vegas. E a cinco segundos do final, o quarterback Derek Carr lançou o passe de 46 jardas para Henry Ruggs III anotar o touchdown da virada. O resultado deixa o Jets com a inglória campanha em 0-12, enquanto Las Vegas tem agora 7-5, e firme na briga pelos Playoffs.
Só que o lance derradeiro da partida foi totalmente estranho. O técnico Adam Gase mandou sete jogadores de defesa para cima de Derek Carr, sabendo que ele lançaria um passe em profundidade para o touchdown. A marcação em Ruggs III foi praticamente nula. E a ESPN traz um dado que prejudica o Jets. Desde 2006 (ano de início da coleta deste tipo de dados), nenhum time da NFL havia colocado sete jogadores para cima do QB adversário a segundos do fim, com o time vencendo por quatro ou mais pontos.
Este dado dá a entender que o time abriu sua defesa intencionalmente para perder a partida, e assim ser o pior da NFL e ter a primeira escolha geral no Draft do ano que vem. Como consequência do lance polêmico, a franquia demitiu nesta segunda-feira, 7, o coordenador defensivo, Gregg Williams.
This is from ESPN’s Stats and Info team, @ESPNStatsInfo.
— Adam Schefter (@AdamSchefter) December 7, 2020
And it’s off the charts: pic.twitter.com/h6fjRE1chC
Outros resultados e próximos jogos
A semana 13 ainda teve a vitória do New England Patriots sobre o Los Angeles Chargers, por 45 a 0, mantendo as esperanças de classificação do time treinado por Bill Bellichick; a vitória, na prorrogação, do Minnesota Vikings sobre o Jacksonville Jaguars por 27 a 24; o Miami Dolphins venceu o Cincinnati Bengals por 19 a 7, se mantendo firme na briga pelo título da NFC Leste e por uma das vagas de Wildcard; e ainda, a virada do Detroit Lions sobre o Chicago Bears por 34 a 30, no primeiro jogo de Detroit sem o técnico Matt Patricia, demitido após a partida do Dia de Ação de Graças.
Fechando a rodada, nesta segunda-feira, às 19h, o Pittsburgh Steelers recebe o Washington Football Team, em jogo remarcado porque a partida anterior de Pittsburgh foi na quarta-feira passada. Na sequência, às 22h15, tem o Monday Night Football entre San Francisco 49ers e Buffalo Bills. E a rodada encerra com o jogo entre Baltimore Ravens e Dallas Cowboys.
Nenhum comentário:
Postar um comentário