Buccaneers de Tom Brady volta a uma final de conferência após 18 anos (foto: Brett Duke/AP) |
É difícil falar deste domingo, 17 de janeiro, sem mencionar o fato de que a vacinação contra a Covid-19 começou no Brasil, dada a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford, que estão sendo produzidas em nosso país. Mas além desta notícia maravilhosa, e que nos enche de esperanças, este dia foi também de termos a oportunidade de ver mais dois jogos do Divisional Round, a segunda fase dos Playoffs da NFL.
E os dois duelos foram bem marcantes. No primeiro deles, o Kansas City Chiefs venceu o Cleveland Browns, em partida em que os atuais campeões viveram uma dramática situação, sem o quarterback Patrick Mahomes na metade final da partida, dada uma concussão sofrida. E o segundo confronto, o último desta fase, o Tampa Bay Buccaneers bateu o New Orleans Saints fora de casa, em um jogo que pode ter significado o fim da carreira do lendário quarterback Drew Brees, e que permite a Tom Brady a chance de disputar mais uma final de conferência.
Agora, o Chiefs vai receber o Buffalo Bills em sua casa no próximo domingo, 24 de janeiro, na decisão da AFC. E na final da NFC, o Green Bay Packers, que venceu no sábado, 16, jogará contra o Buccaneers. Os vencedores destes confrontos irão ao Super Bowl LV, agendado para o dia 7 de fevereiro, no Raymond James Stadium, em Tampa, na Florida. Veja abaixo como foram estes dois duelos.
Leia também: Packers e Bills abrem o Divisional Round com vitória
Mahomes sofre concussão e, no drama, Chiefs elimina Browns
Reserva do Chiefs, Chad Henne vira herói improvável (foto: Charlie Riedel/AP) |
Quem viu o primeiro tempo do jogo entre Kansas City Chiefs e Cleveland Browns, imaginou que o time atual campeão do Super Bowl avançaria para a final de conferência com tranquilidade. Afinal de contas, o placar estava em 19 a 3. Mas no futebol americano, assim como na vida, em um lance, tudo pode mudar. No terceiro quarto, o Chiefs conviveu com o drama de ficar sem o quarterback Patrick Mahomes, diagnosticado com uma concussão. Soma-se isso ao fato de o Browns encostar no placar perigosamente até os minutos finais. Mas ao final de tudo, veio o alívio. Cleveland não conseguiu virar, e Kansas City venceu o jogo por 22 a 17.
Antes da lesão, Mahomes havia passado para 255 jardas e um touchdown, além de ter tido um TD terrestre. A equipe também estava sem o seu principal running back, Clyde Edwards-Helaire, lesionado, e quem mais apareceu correndo com a bola foi Darrel Williams, com 78 jardas. Pelo lado do Browns, Baker Mayfield foi peça importante para comandar a quase recuperação, passando para 204 jardas, um touchdown e uma interceptação.
Logo no começo da partida, o Chiefs teve a primeira campanha ofensiva já mostrando para o que veio. Ora os passes de Mahomes funcionavam, ora as corridas. Na linha de uma jarda, coube ao camisa 15 correr pelo lado direito da linha ofensiva para anotar o primeiro touchdown do jogo – o extra point foi perdido. Logo na sequência, o Browns diminuiu no placar com um field goal do kicker Cody Parkey.
Em sua segunda posse de bola, entre o primeiro e segundo quarto, o Chiefs ampliou sua vantagem. A jogada foi mais um touchdown, em passe de Mahomes para Travis Kelce. Enquanto isso, o Browns ofensivamente não conseguia avançar muito pelo campo. Aproveitando-se disso, Kansas City voltou a pontuar, agora com um field goal de Harrison Buttker. Nos instantes que antecederam o intervalo, finalmente Cleveland conseguia fazer uma boa campanha. Baker Mayfield começou a conectar grandes passes, até que Rashard Higgins sofreu um inglório fumble na linha de uma jarda. A bola não foi recuperada por ninguém e só saiu de campo depois de entrar na endzone. Pela regra, quando isso acontece, é turnover consumado e o time de defesa começa atacando da linha de 20 jardas em seu próprio campo. E com um erro tão duro, o Chiefs logo aproveitou para anotar mais três pontos, em mais um field goal.
A vantagem de Kansas City era de 19 a 3 no intervalo, e tudo ainda parecia conspirar para a vitória, pois logo no início do terceiro quarto, Mayfield foi interceptado em seu campo de defesa, mas o Chiefs não aproveitou o turnover e Buttker errou sua tentativa de field goal. Na sequência, o Browns se recuperou até que finalmente veio o primeiro touchdown, com Mayfield lançando a bola para Jarvis Landry.
Depois disso, veio o drama para o Chiefs. Em uma terceira descida curta, Mahomes foi correr com a bola para garantir o first down. No tackle sofrido, bateu a cabeça e claramente não parecia estar saudável. Imediatamente foi retirado de campo para o protocolo de concussão. Assim, entrou em campo Chad Henne, o reserva, até o restante da partida. Nesta posse de bola, a equipe pontuou com mais um field goal, pois o jogo terrestre fluiu.
No último período, o Browns protagonizou uma longa campanha, alternando entre passes e corridas, até o touchdown terrestre. O jogo ficava em uma posse de bola. Parecia que o momento todo seria de Cleveland, pois na posse de bola seguinte, Chad Henne, tentando se consagrar com um touchdown com o Chiefs em área de field goal, lançou um passe imenso para ser interceptado. Porém, a defesa de Kansas City funcionou, e impediu que o Browns capitalizasse o turnover com pontos. Quando os atuais campeões do Super Bowl recuperaram a posse, nunca mais a perderam, mas não sem antes ter mais drama. Na jogada seguinte ao Two Minute Warning, quando o relógio para faltando dois minutos para o fim, o Chiefs tinha uma terceira descida para 14 jardas, e Henne quase a converteu. O lance seguinte, uma quarta descida em seu campo de defesa, foi a jogada derradeira, com o quarterback reserva lançando um passe curto para Tyrek Hill, curto, mas suficiente para a jogada da vitória por 22 a 17.
Chad Henne, o quarterback reserva, que tinha vacilado antes, fazendo o passe da vitória do Kansas City Chiefs! Inacreditável! #NFL #NFLnaESPN pic.twitter.com/XGZcfZPIOE
— Left Tackle Brasil (de 🏡) 🏴 (@LeftTackleBR) January 17, 2021
Será a terceira final de conferência consecutiva do Kansas City Chiefs, que tenta em 2021 o seu terceiro título de Super Bowl, o segundo de forma consecutiva. A preocupação agora é com a situação de Mahomes. Por estar com concussão, um médico independente avaliará o atleta diariamente. É incerto dizer neste momento se o camisa 15 jogará a próxima partida.
Brady comanda virada do Buccaneers, e vai para a sua 14ª final de conferência
Brady passou para dois touchdowns e também correu para um TD |
Tom Brady tem 43 anos de idade. Por mais consagrada que já seja sua carreira, chega a um nível insano o fato de ele seguir como um dos melhores quarterbacks da NFL na atualidade com mais de 20 anos de carreira profissional. E neste domingo, liderando o Tampa Bay Buccaneers, foi o principal destaque na vitória por 30 a 20 sobre o New Orleans Saints. Brady passou para 199 jardas e dois touchdowns, e também correu para um TD. Com a vitória, o jogador irá para a sua 14ª final de conferência na carreira. Se o camisa 12 fosse uma franquia da NFL, ele seria o quarto com mais presença no jogo que antecede o Super Bowl, atrás de Pittsburgh Steelers (16), San Francisco 49ers (16) e New England Patriots (15).
Além da classificação do time de Tampa, o jogo pode ter marcado o fim de uma era na National Football League. Ainda não está confirmado, mas provavelmente foi o último jogo da carreira de Drew Brees, o quarterback do New Orleans Saints. Segundo Adam Schefter, da ESPN dos Estados Unidos, o atleta penduraria as chuteiras após o final da temporada de 2020/21. Com 41 anos, Brees teve uma atuação difícil, passando para 134 jardas, um touchdown e três interceptações.
Desde o início, o jogo se mostrou bastante equilibrado. Quem abriu o placar foi o Saints, com um field goal de Will Lutz, pouco depois de um grande retorno de punt de Deonte Harris. Na posse de bola seguinte, New Orleans ampliou, novamente com um field goal. Já no início do segundo quarto, o Buccaneers teve seus primeiros pontos garantidos, também através de um chute, por Ryan Succop. A equipe de Tampa virou o jogo depois da primeira interceptação lançada por Drew Brees, que quase virou pick six. Na jogada seguinte, veio o primeiro touchdown, em passe curto de Tom Brady para Mike Evans.
Logo depois, o Saints virou o jogo. Sem Taysom Hill, o famoso quarterback reserva versátil, que é um verdadeiro faz tudo em New Orleans, o time fez das suas graçolas com outro QB. Jameis Winston entrou em campo em uma jogada para lançar um passe de 56 jardas ao wide receiver Tre'Quan Smith, e assim virar no placar. Antes do intervalo, houve tempo ainda para o Buccaneers empatar, novamente através de um field goal.
Já no terceiro quarto, o Saints voltou à liderança no placar com um touchdown, agora com Drew Brees fazendo o passe para Tre'Quan Smith. Na posse de bola seguinte, mesmo quando o Saints ainda vencia, a equipe passou a conviver com os turnovers. Brees fez o passe para Jared Cook, que sofreu fumble. Pouco depois do turnover, o Buccaneers empatou o jogo, com passe curto de Tom Brady para o running back Leonard Fournette.
Nos 15 minutos finais, veio a virada da equipe de Tampa, com mais um field goal. Ainda teria muito tempo de jogo pela frente, mas o equilíbrio que se viu durante todo o confronto não foi visto no quarto período. Drew Brees lançou sua segunda interceptação, o que deixou o Buccaneers na linha de 20 jardas. Pouco depois, o time visitante ampliou sua vantagem, com Brady fazendo a famosa "QB sneak", quando o próprio quarterback dá a cara à tapa e avança sobre a linha ofensiva para tentar ganhar poucas jardas.
Tom Brady não tem medo de pancada, nem mesmo aos 43 anos. Olha aí o homem anotando um importantíssimo TD para o Buccaneers. #NFL #NFLnaESPN pic.twitter.com/mW8VxKy8jn
— Left Tackle Brasil (de 🏡) 🏴 (@LeftTackleBR) January 18, 2021
Ainda houve uma última posse de bola para o Saints, que também terminou com interceptação de Drew Brees, que ficou visivelmente abatido, já que poderia ser seu último jogo como profissional. Com o turnover, o Buccaneers foi ganhando jardas o suficiente até deixar o relógio zerar.
Com a vitória, o Tampa Bay Buccaneers volta a uma final da NFC após 18 anos. Na última vez em que disputaram a decisão da Conferência Nacional, chegaram ao Super Bowl XXXVII, em 2003. Além disso, a equipe de Tampa tentará ser a primeira na história a jogar o Super Bowl em sua casa.
Finais de conferência serão no dia 24
Agora restam apenas mais quatro equipes na disputa pelo Super Bowl LV. No próximo domingo, 24 de janeiro, ocorrerão as decisões das duas conferências. Na NFC, Green Bay Packers e Tampa Bay Buccaneers abrem os trabalhos, e entram em campo às 17h05 (horário de Brasília). A decisão da AFC será na sequência, às 20h40, entre Kansas City Chiefs e Buffalo Bills.
Nenhum comentário:
Postar um comentário