Jogo será no Raymond James Stadium, em Tampa, na Florida (foto: divulgação NFL) |
Talvez a temporada de 2020/21 da NFL foi a mais desafiadora na história centenária da liga. Não seria por menos, pois a competição, famosa por seus estádios gigantescos lotados de torcedores, foi também afetada pela pandemia da Covid-19. A doença de rápido contágio, e que já vitimou mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Universidade Johns Hopkins, impactou diretamente na competição, seja por estádios vazios, ou com poucas pessoas presentes, seja por centenas de casos positivos dentro das instalações das franquias. Mas mesmo com todos estes percalços, a temporada seguiu. Foram 17 semanas de temporada regular, mais três semanas de Playoffs, sem que nenhum jogo fosse cancelado, apenas com alguns adiamentos, e sem nenhum abalo drástico na realização do campeonato, como em diversos outros grandes eventos esportivos do mundo.
E neste ciclo tão atípico, agora resta apenas o seu último jogo, que é o ápice da competição, tão aguardado como o último capítulo de uma novela brasileira. É chegada a hora do Super Bowl LV.
A decisão da NFL, entre Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs, é repleta de grandes expectativas. O duelo será às 20h30 da noite, diretamente do Raymond James Stadium, em Tampa, nos Estados Unidos, com transmissão da ESPN para o Brasil. O jogo também pode ser assistido em inglês, com o sinal da CBS, através do NFL Game Pass.
Depois de ter conquistado o título no ano passado, o Chiefs agora tenta ser o primeiro bicampeão de forma consecutiva desde os anos de 2004 e 2005, quando o New England Patriots conseguiu tal façanha. Se vencer, será a terceira conquista de Super Bowl na história da franquia, que, além de vencer em 2020, foi campeã em 1970. Já o Buccaneers está na decisão da NFL apenas pela segunda vez em sua história, e tenta repetir o feito de 2003, quando conquistou o troféu Vince Lombardi. Além disso, a equipe também terá o privilégio de ser a primeira a jogar o Super Bowl em casa.
Os protagonistas
O duelo entre os quarterbacks Patrick Mahomes e Tom Brady também promete |
Uma das principais expectativas do Super Bowl LV está na presença dos dois quarterbacks. Pelo lado do Buccaneers, Tom Brady, de 43 anos, tenta o sétimo título de Super Bowl na carreira. É o maior quarterback de todos os tempos, e, se vencer, terá mais conquistas de Super Bowl que qualquer time da NFL. No Kansas City Chiefs, o QB é Patrick Mahomes, de 25 anos, e apenas em sua quarta temporada como profissional, porém, com a segunda ida consecutiva ao Super Bowl, e tentando o seu segundo título. Há quem diga que, por seu inegável talento, Mahomes venha a ser o futuro maior de todos os tempos. Só o tempo dirá.
O duelo não é apenas só dos quarterbacks. Há outros grandes nomes em ambas as equipes. Em Kansas City, podemos destacar o tight end Travis Kelce, o running back Clyde Edwards-Helaire, o safety Tyrann Mathieu e o cornerback Bashaud Breeland, por exemplo. No Buccaneers, citamos aqui o wide receiver Chris Godwin, o tight end Rob Gronkowski, o defensive end Ndamukong Suh e o linebacker Jason Pierre-Paul.
Há dois desfalques certos para o Super Bowl, ambos no Kansas City Chiefs. O offensive tackle Eric Fischer, com um problema no tendão de Aquiles, e o linebacker Willie Gay, lesionado no joelho e tornozelo. No elenco do Chiefs, o wide receiver Sammy Watkins está com status questionável para a partida, pois está com uma lesão na panturrilha. No Tampa Bay Buccaneers, não há nenhum desfalque confirmado, porém, estão citados como questionáveis na lista de lesionados o tight end Cameron Brate, com um problema nas costas, e o wide receiver Antonio Brown, lesionado no joelho.
Homenagens e entretenimento
O Super Bowl é muito mais que apenas um jogo de futebol americano. Há diversos outros momentos que chamam a atenção para a grande partida decisiva. Um deles, é uma série de homenagens inéditas. A liga convidou 7,5 mil médicos e demais profissionais da saúde atuantes no combate à Covid-19, como forma de agradecimento por sua atuação na pandemia. Além disso, estão previstas homenagens de médicos diretamente dos hospitais espalhados pelos Estados Unidos ao longo da transmissão. Ao todo, a expectativa é para que 22 mil pessoas acompanhem o jogo diretamente do estádio, com o devido distanciamento social.
Os intervalos comerciais, tidos como os mais caros do mundo, também chamam a atenção. Em 2021, pela primeira vez o custo de uma inserção de 30 segundos estará estável, ao valor de US$ 5,5 milhões (cerca de R$ 29,54 milhões, na atual cotação do dólar para o real), em razão dos impactos econômicos da Covid-19. Algumas marcas doaram seus espaços de inserção para a divulgação de serviços públicos de vacinação contra o novo coronavírus.
Antes mesmo do jogo, a música terá espaço. A cantora Miley Cirus fará o show "TikTok Tailgate", que será exibido uma parte na cerimônia de abertura da partida (entre 20h e 20h30, horário de Brasília), e a apresentação completa poderá ser acompanhada na rede social TikTok. Outro momento emocionante é quando o hino dos Estados Unidos é cantado. Neste ano, a performance será de Eric Church e Jazmine Sullivan.
E no Halftime Show, no intervalo da partida, a apresentação será de The Weeknd. O show dele promete, pois é um dos principais cantores da atualidade. Um de seus maiores sucessos é a música "Blinding Lights". O tempo de apresentação será entre 12 ou 13 minutos, como costuma ser durante os intervalos do Super Bowl.
Seja pelo duelo entre Buccaneers e Chiefs, seja pelos comerciais ou pelo show do intervalo, o Super Bowl LV será um completo espetáculo, e você não pode perder. O Left Tackle Brasil estará ativo com as suas redes sociais durante a partida, trazendo fotos, vídeos e muito mais. Siga-nos no Twitter, Facebook e Instagram. Não perca!
Serviço
Super Bowl LV
Tampa Bay Buccaneers x Kansas City Chiefs
Local: Raymond James Stadium, Tampa, Flórida, EUA
Horário: 20h30 (Brasília), 19h30 (MT, MS, RO, AM, RR) ou 18h30 (AC e oeste do Amazonas)
Transmissão: ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário