Cubs venceu a MLB após 108 anos amargurando derrotas traumáticas |
Na madrugada desta quinta-feira (3), um dos feitos mais épicos da história dos esportes coletivos aconteceu. Depois de longos 108 anos, o Chicago Cubs conquistou o título da World Series, a glória máxima da Major League Baseball. O jejum de várias gerações se encerrou após uma épica e dramática vitória sobre o Cleveland Indians por 8 a 7, depois de 10 entradas do último duelo em uma série melhor de sete jogos. A seca de títulos do Cubs era a maior entre todos os esportes americanos, contando MLB, NFL, NHL e NBA.
Para quem ama esportes, como eu, este ano está sendo incrível, com diversos tabus quebrados, ou com feitos improváveis acontecendo em diversas modalidades coletivas. Além do Cubs, 2016 foi marcado pelo primeiro título do Cleveland Cavaliers na NBA, pelo primeiro título de Portugal em sua história no futebol, o da Eurocopa, e pelo feito improvável do Leicester na Premier League, que conquistou o campeonato inglês de futebol sendo uma equipe cotada para ser rebaixada - e estamos falando da liga de futebol mais cara e equilibrada do mundo. Com a temporada regular do futebol americano em andamento, e em uma época com tantas equipes coletivas conseguindo o improvável, será este o ano em que algo semelhante ocorrerá na NFL?
Em fevereiro, vimos o Denver Broncos levar o Super Bowl 50, mas o time de Denver não era considerado uma zebra na decisão, nem mesmo uma equipe com um longo jejum de títulos, ou sem nunca ter vencido a liga, além do fato de que os playoffs da NFL equivalem a temporada do ano anterior - ou seja, o Broncos foi campeão da temporada 2015, mesmo com a final sendo realizada em 2016.
Na era Super Bowl, 19 das 32 equipes venceram pelo menos uma das 50 edições da grande decisão da liga. Entre os campeões neste período, quem vive o maior jejum é o New York Jets, que venceu o Super Bowl III em 1969, contra o Baltimore Colts (hoje Indianapolis Colts). Este jogo foi o que sacramentou de vez a fusão entre a NFL e a AFL (a liga que foi a grande rival da NFL nos anos 60), mas também foi a primeira e única aparição do Jets no Super Bowl. Só que a atual temporada da equipe não é boa, com três vitórias e cinco derrotas, ocupando a lanterna da sua divisão. Provavelmente, este não será o ano em que o Jets sairá do jejum.
Na época antiga da NFL, ou seja, antes do Super Bowl, foram quase 50 temporadas. A maioria das equipes da atual Conferência Nacional surgiu neste ciclo, além de algumas que hoje estão na Conferência Americana após a grande reformulação da liga no início dos anos 70. Um dos maiores campeões da era antiga foi o Cleveland Browns, que venceu quatro vezes, sendo seu último título em 1964 - outro longo jejum da liga. Mas desde que o Super Bowl passou a existir, o Browns sequer jogou a decisão. Nos anos 80, a equipe esteve próxima de vencer a Conferência Americana duas vezes, mas os momentos conhecidos como "The Drive", e "The Fumble", adiaram os sonhos. Atualmente, Cleveland vive uma grande maré de azar desde sua refundação, em 1999, com uma constante troca de quarterbacks titulares - além do fato de que, em 2016, o Browns é o único time que ainda não venceu na NFL.
Ainda explorando a NFL "guaraná com rolha", temos o caso do Detroit Lions, também quatro vezes campeão da liga. Entre os 32 atuais times da liga, o Lions amargura o segundo maior tempo de secura de títulos. A franquia de Detroit venceu a NFL pela última vez em 1957, isso antes mesmo da Seleção Brasileira de futebol conquistar seu primeiro título mundial. Na era Super Bowl, o Lions também nunca foi à decisão, junto com o Cleveland Browns, Jacksonville Jaguars e Houston Texans - estes dois últimos, equipes bem mais jovens, sendo o Jaguars inaugurado nos anos 90 e o Texans disputando a liga desde 2002. Se fizermos um ranking atual da NFL, talvez o Lions não esteja entre os 16 melhores, mas a atual campanha é de quatro vitórias e quatro derrotas, ocupando a terceira posição na NFC Norte. Sua divisão, e a Conferência Nacional estão equilibradas, se contar com muita sorte, talvez o Lions brigue por playoffs neste ano. Mas ir ao Super Bowl, e vencer, já é uma tarefa que, se acontecer nesta temporada, renderia outro feito épico na história do esporte.
Entre os campeões das antigas sem Super Bowl, dois times chegaram mais perto da glória máxima na era atual: o Arizona Cardinals e o Philadelphia Eagles. É o Cardinals a equipe campeã da NFL há mais tempo sem vencer, considerando apenas as atuais 32 que disputam atualmente. Seu último título foi em 1947, apenas dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando ainda se chamava Chicago Cardinals. Somente em 2009 que a franquia, já residida no Arizona, chegou ao Super Bowl, e por muito pouco não venceu o Pittsburgh Steelers, que virou aquela decisão a menos de 30 segundos do fim do jogo. Atualmente vice-líder da NFC Oeste, e atual vice-campeão da Conferência Nacional, a equipe vem tendo uma temporada abaixo do esperado após o grande desempenho de 2015, mas ainda não é descartada a possibilidade do Cardinals de ir à pós-temporada.
Vice campeão do Super Bowl em 1981 e 2005, o último título do Philadelphia Eagles foi em 1960. Nesta atual temporada, a equipe passou por uma grande reformulação no seu elenco, e faz uma campanha com maior número de vitórias do que de derrotas (4-3), mas os Eagles estão na divisão mais equilibrada da liga, e a briga por playoffs está bem acirrada. Quanto a título em 2016, também é bem difícil, principalmente porque o quarterback de Philadelphia é calouro, o jovem Carson Wentz. Ele tem se mostrado um bom QB, mas a pós-temporada é praticamente outro campeonato, e acreditar que o Eagles jogará o Super Bowl neste ano fica bem difícil.
Vice campeão do Super Bowl em 1981 e 2005, o último título do Philadelphia Eagles foi em 1960. Nesta atual temporada, a equipe passou por uma grande reformulação no seu elenco, e faz uma campanha com maior número de vitórias do que de derrotas (4-3), mas os Eagles estão na divisão mais equilibrada da liga, e a briga por playoffs está bem acirrada. Quanto a título em 2016, também é bem difícil, principalmente porque o quarterback de Philadelphia é calouro, o jovem Carson Wentz. Ele tem se mostrado um bom QB, mas a pós-temporada é praticamente outro campeonato, e acreditar que o Eagles jogará o Super Bowl neste ano fica bem difícil.
Em uma liga tão disputada como a NFL, são estes cinco times os que amarguram as maiores secas de títulos. Há muito o que se administrar dentro e fora de campo para que Cleveland Browns, Detroit Lions, Arizona Cardinals, Philadelphia Eagles e New York Jets possam sonhar em levantar o troféu Vince Lombardi ao final de uma temporada. Entre os que estão muito bem em 2016 e não vencem a liga há muitos anos, estão o Kansas City Chiefs e o Oakland Raiders. Passamos da metade da temporada, e é difícil cravar se estes dois chegarão tão longe, mas é fato de que são os times que tem mais chances de encerrar seu jejum lá em fevereiro. Se vão mesmo fazer isso, aí teremos que aguardar mais algumas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário