Líder da NFC Norte, Detroit Lions tem a tradição de entrar em campo no Dia de Ação de Graças (foto: Detroitlions.com) |
Começa hoje (24) a semana 12 da NFL. E nesta última quinta-feira de novembro, tem a tradicional rodada de Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças. Se aqui no Brasil é dia útil (exceto em Sete Lagoas-MG, que está de aniversário), lá nos Estados Unidos a data é o principal feriado norte-americano, com importância maior até que o Natal e o Ano Novo. Por isso, serão três confrontos da NFL, em mais de nove horas de transmissões.
A tradição de ter jogos de Thanksgiving é quase centenária - assim como a NFL. E há mais de 50 anos, Detroit Lions e Dallas Cowboys fazem uma partida na data, em suas casas. Desde 2006, visando com que mais equipes entrem em campo neste feriado, a liga adicionou uma terceira partida, no horário nobre, equivalente a um Sunday Night Night Football.
Os jogos do Dia de Ação de Graças foram escolhidos na offseason, muito antes da temporada regular começar. Mas quis o destino que as seis esquipes que entram em campo nesta quinta-feira estivessem na disputa por uma vaga nos playoffs. E uma notícia ainda melhor, é que os três jogos terão transmissão na TV brasileira.
Às 15h30, o Detroit Lions enfrenta o Minnesota Vikings, no Ford Field, em Detroit. As duas equipes estão com 6-4 na temporada, e dividem a ponta da NFC Norte. Quem vencer, assume a liderança isolada da divisão, e ainda deixa o rival em uma situação complicada. Não é um clássico do futebol da bola redonda, mas o termo "jogo de seis pontos" pode ser aplicado a esta partida. O Vikings teve um ótimo início de ano, e uma grande queda de rendimento nas últimas quatro semanas (começou 5-0 e depois sofreu quatro derrotas consecutivas), mas a vitória na última semana sobre o Arizona Cardinals recolocou a equipe nos trilhos. Será um grande duelo entre a forte defesa do Vikings contra o bom ataque do Lions, liderado pelo quarterback Matthew Stafford, que faz uma grande temporada. Na TV, a ESPN exibe o confronto com exclusividade.
No início da noite aqui no Brasil, mas ainda na tarde nos Estados Unidos, o Dallas Cowboys recebe o Washington Redskins em sua casa, no AT & T Stadium, às 19h30, com transmissão da ESPN e Esporte Interativo. Assim como a primeira partida do dia, este também é um clássico de divisão, mas da NFC Leste. O Cowboys (9-1) vive a melhor sequência vencedora de sua história. São nove vitórias consecutivas da equipe que conta com um dos melhores trios ofensivos, com o quarterback Dak Prescott, o running back Ezekiel Elliott e o wide receiver Dez Bryant. Com a melhor campanha entre toda a NFL, o Cowboys quer vencer mais uma partida, e ampliar seu recorde histórico, com um objetivo ainda maior, ser o melhor time da NFC, e assim, fazer todos os confrontos de playoffs em casa. O Redskins (6-3-1) também faz uma boa temporada, mas está em terceiro na divisão. No momento, se classificaria aos playoffs com a sexta vaga de Wildcard, mas uma derrota hoje poderá tirar o time desta condição. Portanto, Washington precisa ir com tudo para parar o Cowboys.
Fechando o dia, às 23h30, tem o confronto entre Indianapolis Colts e Pittsburgh Steelers, no Lucas Oil Stadium, casa do Colts. As duas equipes vivem situações semelhantes. Estão com 5-5 na temporada, e ocupam a segunda posição em suas divisões, a AFC Sul e a AFC Norte, respectivamente. Mas no momento, nenhum dos dois estaria classificado aos playoffs. Quem vencer o confronto, pode terminar a rodada na liderança da divisão, desde que Houston Texans e Baltimore Ravens, respectivamente, também percam. Jogando em casa, o Colts não terá seu principal jogador. O quarterback Andrew Luck sofreu concussão no último domingo, contra o Tennessee Titans, e não entra em campo. Scott Tolzien será o QB titular, e fará sua estreia por Indianapolis. Em toda sua carreira, atuou em seis partidas em 2013 e 2015, pelo Green Bay Packers, sempre que precisou substituir Aaron Rodgers. Como titular, está 1-1, em dois jogos de 2013. Pelos Steelers, a equipe vem de uma boa vitória sobre o Cleveland Browns, e reencontrou o caminho das vitórias após o retorno do quarterback Ben Roethlisberger (que perdeu algumas partidas desta temporada). O duelo que encerra a rodada também é exibido pela ESPN e Esporte Interativo.
Se você ama o futebol americano, tente dar uma conferida nestes jogos, mesmo se você estiver no trabalho (o Watch ESPN e o EI Plus, plataformas online dos dois canais, exibem as partidas). Todos eles são importantes e podem fazer uma grande diferença ao final do ano. E tenham todos um bom Thanksgiving.
Nenhum comentário:
Postar um comentário