Segundo maior campeão inglês da história, Liverpool conquistou o primeiro título na era Premier League |
Os 100 anos de história da National Football League, para quem não lembra, são divididos em dois grandes períodos: a era clássica, entre 1920 e 1969, e a era Super Bowl, iniciada em 1967 entre o campeão da NFL e da antiga liga rival AFL, e persistente até os dias atuais, sendo, de fato, a decisão da NFL após a sua quarta edição, em 1970. E o fato de ter dois períodos diferentes em um século não diminui o feito de uma equipe em ter sido campeã no período atual ou no anterior. O que vale, como sempre, é levar a taça para casa ao final do campeonato.
Só que a NFL não é a única competição com eras distintas, ao definir formato, nome ou organização da competição. Até mesmo o Brasil tem histórias assim. Basta ver que o Brasileirão como conhecemos, surgiu em 1971, porém, é o Bahia o primeiro campeão nacional, em 1959, na antiga Taça Brasil, que durou até 1968. Em 1967, paralelo à Taça Brasil, surgiu outro torneio nacional, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o "Robertão", que durou até 1970. Neste caso, apenas em 2010 que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu os vencedores dos torneios nacionais entre 1959 e 1970 como campeões brasileiros, de fato, como nunca deixaram de ser.
E, nesta semana, o contexto de ser campeão em uma nova era, depois de múltiplos títulos antigamente, voltou à tona. O Liverpool, tradicional clube de futebol da Inglaterra, se tornou campeão inglês na quinta-feira, 25 de julho, depois de uma longa espera. O clube é o segundo maior vencedor da liga nacional, com 19 títulos desde a criação do Campeonato Inglês, em 1888-89, e apenas com um título a menos que o Manchester United. No entanto, os Reds, como são chamados, nunca haviam vencido na era atual da competição, a Premier League, iniciada na temporada de 1992-93. E desde 1990, ou seja, antes do atual ciclo, não haviam levantado a taça.
Vendo este contexto do glorioso Liverpool, retomo à NFL e lhes faço uma pergunta: quais das 32 franquias da NFL são campeãs do passado, mas nunca levaram um Super Bowl? Abaixo, as histórias dos times campeões das antigas que continuam até hoje sem o Troféu Vince Lombardi.
Cleveland Browns
Quem viu o Cleveland Browns dos últimos anos, quase sempre brigando para não ser o pior da NFL, pode não saber, mas a franquia tem muita história para contar no seu passado. Entre os campeões da liga sem Super Bowl, a equipe é a maior campeã, junto com o Detroit Lions. Ambas com quatro conquistas. O Browns levou o título em 1950, 1954, 1955 e 1964. Mesmo na era Super Bowl, Cleveland teve seus bons anos, em especial na década de 80, quando chegou três vezes à final da Conferência Americana (AFC). Porém, nestas três vezes, perdeu a chance de ir para a grande decisão. O Browns é um dos quatro times da NFL sem jamais ter pisado nos gramados no Super Bowl.
Detroit Lions
Campeão da NFL em 1965, 1952, 1953 e 1957, o Detroit Lions também jamais chegou a um Super Bowl. Nesta era atual da liga, a franquia busca retomar suas glórias, mas já faz tempo em que não chega tão longe. Apenas uma vez que o Lions esteve na final da Conferência Nacional (NFC), na temporada de 1991. Foi também o último ano em que a franquia de Detroit venceu um jogo de Playoff.
Minnesota Vikings
O Minnesota Vikings foi o último time a vencer a antiga NFL, em 1969. E isso credenciou a equipe a jogar o seu primeiro Super Bowl, o quarto da história até aquele momento, em janeiro de 1970. Porém, naquela oportunidade, perdeu para o Kansas City Chiefs. O Super Bowl IV foi o último com a AFL e NFL separadas, e a partir de 1970 que as duas ligas viraram uma única NFL. Voltando ao Vikings, a franquia chegou à decisão em outras três oportunidades, mas em todas elas, saiu derrotada – em 1973, para o Miami Dolphins, em 1974, para o Pittsburgh Steelers, e em 1977, para o Oakland Raiders.
Arizona Cardinals
O maior jejum entre quem já ganhou a NFL, mas nunca um Super Bowl, é do Arizona Cardinals –considerando as 32 franquias que existem até hoje. Em 1947, quando o time ainda se chamava Chicago Cardinals, foi o último título conquistado. A franquia também foi campeã em 1925. Na era Super Bowl, o time do Arizona fez o confronto apenas uma vez, em 2009, e quase saiu da fila. Quase porque, a poucos segundos do fim, o Pittsburgh Steelers virou o jogo, e acabou com os sonhos da franquia naquele ano.
E os campeões da antiga AFL?
A American Football League (AFL), que rivalizou com a NFL nos anos 1960, também gerou campeões que nunca venceram um Super Bowl – lembramos que o texto se remete aos vencedores da era antiga da National Football League. O Houston Oilers, hoje Tennessee Titans, venceu as duas primeiras edições daquela liga, em 1960 e 1961. Porém, quando houve a fusão entre AFL e NFL, só chegou ao Super Bowl uma única vez, no ano 2000, e perdeu para o St Louis Rams. O então San Diego Chargers, levou a liga em 1963, e na era Super Bowl, foi derrotado para o San Francisco 49ers, em 1995, na sua única ida para a decisão. E também aparece nesta lista o Buffalo Bills, que foi duas vezes vencedor da AFL, em 1964 e 1965. Porém, tem a amarga estatística de ter sido a equipe que mais vezes consecutivas foi ao Super Bowl, entre 1990 e 1993, perdendo em todas as vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário