segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Três equipes confirmam classificação aos playoffs na rodada da semana 15

Vitória diante do Steelers deixa Patriots na liderança da AFC - e confirma vaga aos playoffs
Está quase encerrada a rodada da semana 15 da NFL. Falta apenas o jogo entre Tampa Bay Buccaneers e Atlanta Falcons para fechar a antepenúltima semana da temporada regular. Mais três equipes já se confirmaram nos playoffs, enquanto mais algumas equipes já não tem mais o que fazer. Veja aqui no Left Tackle Brasil o melhor destes últimos jogos.

Chiefs ressurge como a Fênix no sábado

Por já ter acabado a temporada do College Football, agora é possível que tenham jogos na NFL no sábado. Neste dia 16, o Detroit Lions (8-6) venceu o Chicago Bears por 20 a 10 e ainda briga pelo Wildcard da NFC. Mas o grande jogo deste dia foi feito pelo Kansas City Chiefs, franquia que quase implodiu depois de um início arrasador, mas que volta a se destacar diante de uma vitória sobre o Los Angeles Chargers por 30 a 13. A campanha em 8-6 deixa o time de Alex Smith e companhia a uma vitória do título da AFC Oeste, e consequentemente, a classificação aos playoffs. O Chargers, depois de ter feito uma boa recuperação, está com 7-7, e próximo de ficar pelo caminho em 2017. Nesta temporada mitológica, Kansas City ressurge como uma Fênix.

Patriots vira sobre Steelers, e leva a AFC Leste em jogo marcado por discussões

Como esperado, o grande jogo do domingo (17) foi entre New England Patriots e Pittsburgh Steelers. Jogando fora de casa, o Patriots venceu por 27 a 24 em um jogo duríssimo. A equipe teve algumas dificuldades em campo, tanto na defesa como no ataque. Mas quando a situação passou a ser dramática, o quarterback Tom Brady e o tight end Rob Gronkowski foram decisivos. Brady teve 298 jardas totais e um touchdown, e Gronk teve 168 jardas de recepção. Um TD de Dion Lewis a menos de um minuto para o fim deu a virada à New England.

A vitória ainda não estava selada. Com a ausência de Antonio Brown na maior parte do jogo (já falamos disso), foi JuJu Smith-Schuster o principal wide receiver do Steelers. Quando Ben Roethlisberger passou para JuJu, em momento que um field goal levaria à prorrogação, o calouro conseguiu em uma jogada 69 jardas. Na sequência, a jogada mais polêmica da partida. O passe de Big Ben foi para o tight end Jesse James, que levou a bola à endzone - o que seria o touchdown da virada. Mas segundo as regras da NFL, um passe só é completo se o jogador tem o controle da bola durante toda a movimentação do lance até cair. Não foi o que aconteceu. Pittsburgh ainda tentou o TD com uma "fake spike" de Roethlisberger, mas ele foi interceptado.

Pelas regras da NFL, jogada de Jesse James foi considerada passe incompleto, e não touchdown

Com o resultado, o Patriots (11-3) agora conquista a AFC Leste pela nona vez seguida - a maior sequência na história da NFL. Já o Steelers (11-3) cai para segundo, e agora, terá de se virar sem Antonio Brown. A lesão na panturrilha tira o wide receiver do restante da temporada regular. Talvez nos playoffs o camisa 84 tenha chances de voltar.

Jaguars volta aos playoffs após dez anos


Equipe dominou sobre o Houston Texans, garantindo a vaga para a pós-temporada

O Jacksonville Jaguars vai jogar em janeiro, e não mais para cumprir tabela em um jogo da semana 17. Depois de uma década inteira vendo outros times irem aos playoffs, agora é a vez de Jacksonville voltar a disputar a pós-temporada. A franquia dominou o Houston Texans por 45 a 7, alcança 10-4 e, na pior das hipóteses, se classifica como Wildcard (uma vitória confirma o título da AFC Sul).

Em campo, a melhor defesa da NFL dominou mais uma vez, limitando o quarterback TJ Yates (o terceiro titular de Houston no ano) a 128 jardas lançadas, sofrendo apenas um touchdown e interceptando-o uma vez, além de conseguir quatro sacks. No ataque, Blake Bortles fez um belo jogo, lançando para três TD's e 326 jardas. Além da divisão, o Jaguars ainda pode brigar para ficar uma rodada de folga nos playoffs, desde que vença os dois últimos jogos e Steelers ou Patriots percam mais um.

Vikings se classifica, Bridgewater volta a jogar, e Bengals deve trocar de técnico


Time vai para a pós-temporada na esperança de ser o primeiro a jogar o Super Bowl em casa

O bom ano do Minnesota Vikings oficialmente é coroado com o título da NFC Norte. A vitória por 34 a 7 sobre o Cincinnati Bengals deixa o time com 11-3, na segunda posição geral da Conferência Nacional, e leva a equipe na pós-temporada pela segunda vez nos últimos três anos. Foi uma vitória tão tranquila que permitiu a volta do quarterback Teddy Bridgewater nos minutos finais, para o delírio da torcida de Minnesota. Ele havia se lesionado seriamente no joelho antes da temporada passada, e só agora conseguiu retornar para jogar. O titular segue sendo Case Keenum, que foi bem novamente, lançando para 236 jardas e dois touchdowns.

Derrotado, o Bengals oficialmente está fora dos playoffs, e provavelmente irá trocar de técnico. Após 15 temporadas, Marvin Lewis deve deixar o comando da franquia. Segundo Ian Rapoport, do NFL Network, o treinador não pretende renovar seu contrato com Cincinnati, e pretende procurar outras equipes.

Rams atropela Seahawks, e se aproxima da classificação aos playoffs

Nem mesmo a imponência do Century Link Field impediu que o Seattle Seahawks sucumbisse para o Los Angeles Rams, e perderam por 42 a 7. O time visitante dominou em todos os fundamentos, e foi para o intervalo já vencendo por 34 a 0. Na metade final, bastou apenas poupar o time com a vitória já garantida. A campanha em 10-4 deixa o Rams praticamente classificado aos playoffs como campeão da NFC Oeste. Basta apenas mais uma vitória para confirmar. Já o Seahawks, com 8-6, se vê próximo de uma eliminação.

Panthers vence, e franquia será vendida após denúncias contra o dono

O Carolina Panthers dominou o Green Bay Packers, e venceu por 31 a 24. Foi uma boa atuação, que deixa o time com 10-4 e na cola do New Orleans Saints, líder da NFC Sul. Apesar disso, também foi um jogo tenso para o Panthers, que vencia por 14 pontos até o fim do jogo, quando Aaron Rodgers (voltando de lesão) passou para um touchdown. O Packers recuperou um onside kick, só que a recepção de Geronimo Allison resultou em fumble, recuperado por Carolina.

Após o jogo, o Panthers também gerou destaque fora dos gramados. O dono do time, Jerry Richardson, anunciou que irá vender a franquia. Richardson foi acusado de ter cometido assédio sexual contra funcionárias e ex-funcionárias do Panthers, além de ter feito declarações racistas. Ainda não há um comprador definido, mas o negócio deve ser efetivado após o fim desta temporada.

Mesmo sem Carson Wentz, Eagles confirma folga na primeira rodada dos playoffs

Não foi fácil, mas o Philadelphia Eagles venceu o New York Giants por 34 a 29, em resultado que garante a primeira ou a segunda posição geral da NFC. Com isso, o Eagles só entra nos playoffs após o Wildcard, no Divisional Round, a semifinal da Conferência. Na ausência de Carson Wentz, foi Nick Foles o quarterback titular, e ele não comprometeu. Foram 24 passes completos para 238 jardas e quatro touchdowns.

First down de papel e erro decisivo marcam o Sunday Night Football

Provavelmente o Sunday Night Football foi de dois times que não devem jogar a pós-temporada em janeiro. Mas foi um bom jogo mesmo assim. O Dallas Cowboys venceu o Oakland Raiders por 20 a 17, e ainda tem chances de classificação. Foi um jogo muito bom, independente da possibilidade dos dois não avançarem aos playoffs.

Raiders e Cowboys alternaram a liderança do placar algumas vezes, mas o jogo sempre foi de muito equilíbrio, com direito a um dramático fim de jogo. Nos últimos minutos, e com o jogo empatado, o Cowboys converteu uma quarta descida em first down graças a um pedaço de papel (ver imagem), e na sequência, conseguiu um field goal.



Já o Raiders teve a chance de empatar também com um chute. Com o caminho livre, e nas jardas finais do campo, o quarterback Derek Carr resolveu partir para a corrida até a endzone, para se consagrar com um touchdown, mas perdeu o controle da bola a centímetros do plano de gol, sofrendo o fumble. A bola quicou na endzone e saiu de campo, no que configura em touchback e bola para o Cowboys. Foi uma amarga derrota do Raiders, praticamente eliminado.

Saints volta a vencer e se mantém na frente da NFC Sul

A NFC Sul continua bastante acirrada, mas o líder continua o mesmo. O New Orleans Saints venceu o New York Jets por 31 a 19. O time de Drew Brees e Alvin Kamara tem agora 10-4, mesma campanha que a do Panthers, mas está longe de estar garantido nos playoffs, devido a uma divisão tão acirrada, além de outros postulantes na pós-temporada via Wildcard. Já o Jets está eliminado.

Bills e Ravens vencem, e Titans perde - a luta pelo Wildcard da AFC

Estes três times brigam pelas duas vagas de Wildcard. Todos estão com 8-6 e só dois times deste trio jogarão em janeiro (outras equipes da AFC ainda têm chances, apesar de mais remotas). Começamos primeiro pelo Buffalo Bills, que venceu o Miami Dolphins por 24 a 16, em um jogo muito duro. Perdendo por 15 pontos, Miami conseguiu um touchdown e recuperou um onside kick, mas a interceptação do Bills sobre Jay Cutler confirmou a vitória, e o provisório sexto lugar na AFC.

Se a temporada terminasse hoje, o Ravens estaria fora dos playoffs pelos critérios de desempate. Mas a equipe ainda pode sonhar, por ter vencido o Cleveland Browns por 27 a 10. Como Buffalo e Tennessee enfrentam Patriots e Jaguars respectivamente, Baltimore pode subir nesta classificação e garantir uma vaga.

Já o Titans sofreu o revés diante do San Francisco 49ers, por 25 a 23. O resultado afasta a equipe de chances de título da AFC Sul, e complica também para o Wildcard, devido a ascensão dos demais postulantes. Para piorar, Tennessee tem confronto direto com o Jaguars na semana 17, e contra o Rams na próxima semana (este precisando de uma vitória para já confirmar sua vaga). Pelo lado do 49ers, a se destacar que é a terceira vitória seguida da franquia eliminada, todas com Jimmy Garoppolo de QB titular.

Veja a classificação na AFC e na NFC para os playoffs, citadas em ordem de posição:

AFC

Líderes de divisão: New England Patriots (11-3)*, Pittsburgh Steelers (11-3)*, Jacksonville Jaguars (10-4)* e Kansas City Chiefs (8-6)

Wildcard: Tennessee Titans (8-6) e Buffalo Bills (8-6)

Ainda na disputa: Baltimore Ravens (8-6), Los Angeles Chargers (7-7), Oakland Raiders (6-8) e Miami Dolphins (6-8)

Já eliminados: New York Jets, Cincinnati Bengals, Denver Broncos, Houston Texans, Indianapolis Colts e Cleveland Browns.

NFC 

Líderes de divisão: Philadelphia Eagles (12-2)*, Minnesota Vikings (11-3)*, Los Angeles Rams (10-4) e New Orleans Saints (10-4)

Wildcard: Carolina Panthers (10-4) e Atlanta Falcons (8-5)**

Ainda na disputa: Detroit Lions (8-6), Seattle Seahawks (8-6), Dallas Cowboys (8-6) e Green Bay Packers (7-7)

Já eliminados: Washington Redskins, Arizona Cardinals, Tampa Bay Buccaneers, San Francisco 49ers, Chicago Bears e New York Giants

*Times classificados

** Atlanta Falcons ainda não jogou nesta semana 15 da NFL, mas mesmo se perder, continuará em sexto devido aos critérios de desempate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário