Duelo entre Falcons e Panthers vale a divisão para um e a permanência nos playoffs para outro |
Todos os 16 jogos ocorrem no próximo domingo. Sete deles às 16h (horário de Brasília), e outros nove às 19h25. Na primeira faixa, serão confrontos entre times já eliminados, ou com classificados em busca das melhores posições na AFC e na NFC. Já o segundo horário tem duelos entre times que ainda disputam uma posição no ranking das duas conferências, ou que estão na caçada pelas vagas restantes à pós-temporada.
Vale lembrar que a NFL é composta por 32 times. Dos quais, apenas 12 avançam aos playoffs, sendo seis pela Conferência Americana, e outros seis pela Conferência Nacional.
Na AFC, New England Patriots, Pittsburgh Steelers, Jacksonville Jaguars e Kansas City Chiefs estão garantidos. Baltimore Ravens, Tennessee Titans, Los Angeles Chargers e Buffalo Bills brigam pelas duas últimas vagas. Já na NFC, estão dentro dos playoffs: Philadelphia Eagles, Minnesota Vikings, Los Angeles Rams, New Orleans Saints e Carolina Panthers, com Atlanta Falcons e Seattle Seahawks na disputa por uma única vaga restante.
Falaremos sobre cada jogo desta rodada final, e o que vale para cada participante, ou se será apenas uma despedida de alguma equipe.
New England Patriots (12-3) x New York Jets (5-10) - 16h - ESPN
Já classificado e com o título da AFC Leste assegurado, o New England Patriots jogará em casa em busca da primeira colocação geral da sua conferência. Para isso, basta vencer o eliminado New York Jets. Em caso de derrota, terá de torcer contra o Pittsburgh Steelers.
Pittsburgh Steelers (12-3) x Cleveland Browns (0-15) - 16h - ESPN Extra
O Steelers também está classificado, e é o campeão da AFC Norte. A equipe enfrenta o Browns tentando a melhor colocação da AFC, e precisa vencer, além de torcer para que o New England Patriots perca.
Cleveland já está garantido com a primeira escolha geral no Draft de 2018, por ser o pior time da NFL. Contra Pittsburgh, será a última chance para evitar a assombrosa campanha de 0-16, que só aconteceu uma vez - com o Detroit Lions em 2008 (o Tampa Bay Buccaneers de 1976 também perdeu todos os jogos, mas na época, eram 14 partidas por temporada).
Detroit Lions (8-7) x Green Bay Packers (7-8) - 16h
Ambos os times já estão eliminados.
Indianapolis Colts (3-12) x Houston Texans (4-11) - 16h
Colts e Texans também já estão eliminados. Por terem as piores campanhas de toda a NFL, quem perder ficará em uma melhor posição no Draft de 2018.
Minnesota Vikings (12-3) x Chicago Bears (5-10) - 16h
A equipe do Minnesota Vikings já está classificada como campeã da NFC Norte. No momento, o time é o segundo da Conferência Nacional. Se vencer o Chicago Bears, confirma a posição, o que dá direito a uma rodada de folga nos playoffs. Em caso de derrota, terá de torcer contra o Carolina Panthers e a favor do New Orleans Saints. O Bears encerrará sua participação em 2017.
New York Giants (2-13) x Washington Redskins (7-8) - 16h
Ambos os times já estão eliminados. Se perder, o Giants se confirma como o segundo pior de toda a NFL - e terá a segunda escolha geral do Draft de 2018.
Philadelphia Eagles (13-2) x Dallas Cowboys (8-7) - 16h
Este jogo também se enquadra na categoria entre clássicos de fim de ano que não valem mais nada. O Cowboys se despede da temporada, e o Eagles está classificado como o melhor time da NFC - e jogará todas as partidas dos playoffs em casa. Provavelmente Philadelphia irá se poupar em campo.
Atlanta Falcons (9-6) x Carolina Panthers (11-4) - 19h25 - ESPN
É o grande jogo da rodada, e vale muito para ambas as equipes. Falamos primeiro do Carolina Panthers, já classificado. Se vencer, e o New Orleans Saints perder, garante a NFC Sul. E se vencer, somadas as derrotas de Saints e Vikings, o time ainda garante a segunda posição geral da NFC - com direito a uma folga nos playoffs.
Já para o Atlanta Falcons, só a vitória interessa. O time precisa vencer para garantir a última vaga restante nos playoffs, como o sexto colocado da Conferência. Se perder, precisará torcer contra o Seattle Seahawks para que a temporada não seja encerrada.
Seattle Seahawks (9-6) x Arizona Cardinals (7-8) - 19h25 - ESPN+
O Seattle Seahawks é o time que pode tirar a vaga do Falcons nos playoffs, mas não depende apenas de si. Além de vencer o já eliminado Arizona Cardinals, Seattle precisará torcer para Atlanta perder. Só assim para se garantir como o sexto colocado via Wildcard.
Baltimore Ravens (9-6) x Cincinnati Bengals (6-9) - 19h25
Como o Cincinnati Bengals está eliminado, o que resta é tentar fazer com que o Ravens também não jogue a pós-temporada. Para Baltimore, basta vencer que a ida aos mata-matas via Wildcard está garantida. O time também se classifica se perder e o Buffalo Bills perder também, ou se perder e o Tennessee Titans também ser derrotado.
Tennessee Titans (8-7) x Jacksonville Jaguars (10-5) - 19-25
Para o Jacksonville Jaguars, a partida será um amistoso de luxo antes da sua volta aos playoffs após 10 anos. Sacksonville (esse apelido é bom) já está garantido com a terceira posição na AFC, e pode enfrentar o próprio Titans no Wildcard (se este se classificar). Se vencer, Tennessee garante sua volta aos playoffs desde 2008, mas se sair derrotado, o time terá de secar Los Angeles Chargers e Buffalo Bills para avançar.
Los Angeles Chargers (8-7) x Oakland Raiders (6-9) - 19h25
O Raiders já pensa em 2018, por também estar eliminado. Enquanto isso, o Los Angeles Chargers precisa vencer para seguir sonhando com playoffs. E não só isso. Além da sua vitória, terá de torcer por vitória do Baltimore Ravens e derrota do Tennessee Titans. Em outro cenário, no caso de derrota do Ravens, precisará vencer e ainda esperar para que o Titans e o Buffalo Bills percam.
Miami Dolphins (6-9) x Buffalo Bills (8-7) - 19h25
Em despedida de 2017, ao Miami Dolphins resta apenas evitar que o Buffalo Bills volte aos playoffs depois de 18 anos. Nenhuma equipe da NFL está há tanto tempo fora da pós-temporada que Buffalo, que precisa vencer, e ainda dependerá de dois cenários. Em um deles, o Bills terá de torcer por derrota do Baltimore Ravens, se o Tennessee Titans vencer. Em outro, caso o Ravens vença, o time terá de torcer por derrota do Titans e também do Los Angeles Chargers.
Tampa Bay Buccaneers (4-11) x New Orleans Saints (11-4) - 19h25
O jogo pode definir o campeão da última divisão ainda em aberto na NFL, a NFC Sul. Se o Saints vencer, o título está assegurado, ou se perder e o Carolina Panthers também perder. Em caso de New Orleans não ser o vencedor da divisão, o time entra nos playoffs via Wildcard - pois já está garantido. Eliminado, o Tampa Bay Buccaneers tentará complicar o final da temporada de seus rivais.
Los Angeles Rams (11-4) x San Francisco 49ers (5-10) - 19h25
Classificado como campeão da NFC Oeste, o Rams já tem a garantia de fazer uma partida em casa nos playoffs. Se vencer, fica com o terceiro lugar geral da NFC. Mas o técnico Sean McVay já confirmou que vai poupar seus titulares nesta última rodada, pois a terceira ou a quarta posição não muda muita coisa para a equipe. Com isso, aumentam as possibilidades para Jimmy Garoppolo encerrar a temporada do 49ers de forma invicta, desde que assumiu a titularidade do time.
Denver Broncos (5-10) x Kansas City Chiefs (9-6) - 19h25
Será o único jogo das 19h25 que não terá grande relevância nesta semana 17. O Broncos já está eliminado e se despede jogando em casa. Do outro lado, o Chiefs está classificado como campeão da AFC Oeste. Independente do resultado, Kansas City irá para o Wildcard como o quarto melhor time da Conferência Americana.
Agora, todos os olhos se voltam para a última rodada. O dia 31 de dezembro tem tudo para ser incrível na NFL. Quem puder ver os jogos, veja, porque vai ser emocionante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário