Decisão da NFL é neste domingo, 7 de fevereiro |
Chegamos aos últimos dias de espera para o Super Bowl LV, entre Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs. Ambas as equipes se classificaram para a decisão da NFL após grandes campanhas, tanto na temporada regular quanto nos Playoffs.
Enquanto o duelo não vem, resta recordarmos como foi o caminho de cada time até a cidade de Tampa, a sede deste Super Bowl LV. Que fique claro que, quando falamos desta trajetória, é até o Super Bowl, e não até cada jogo do Buccaneers em casa, time que será o primeiro a jogar o Super Bowl em seu estádio. É bom lembrar também que, mesmo assim, para os campeões da NFC, o jogo é como se fosse em campo neutro, pois o público será composto de pessoas convidadas da NFL, tanto entre os profissionais da saúde homenageados no combate à Covid-19, quanto entre as demais pessoas presentes no Raymond James Stadium.
Nem faz tanto tempo em que a temporada regular de 2020/21 começou, ali em setembro. Mas de lá para cá, muita coisa mudou. Até mesmo houve um período em que haviam desconfianças de até onde Chiefs e Buccaneers iriam. Portanto, confira a campanha de cada um dos representantes do Super Bowl LV.
Primeiras semanas
Chiefs abriu a temporada regular da NFL com vitória |
A temporada de 2020 começou com jogo em casa para o Kansas City Chiefs, atual campeão do Super Bowl. E a estreia foi relativamente tranquila, com vitória sobre o Houston Texans por 30 a 24. Foi também o jogo em que caímos na real de que esta temporada seria atípica por causa da Covid-19, pois o Arrowhead Stadium até tinha público, mas bem menos do que a capacidade total, além da obrigatoriedade do uso de máscaras para todos os que estavam fora do campo.
Já o Tampa Bay Buccaneers sofreu em sua estreia. Era o primeiro jogo de Tom Brady em sua nova equipe, após 20 anos no New England Patriots. Contra o New Orleans Saints, em um Mercedes-Benz Superdome vazio, Brady jogou mal, lançando duas interceptações (uma delas, retornada para touchdown) e o Buccaneers perdeu por 34 a 23. Naquela semana 1, muita gente deu boas vindas à NFC para o camisa 12, de forma irônica, por tudo o que ele havia conquistado anteriormente pelo Patriots. Mal sabiam estas pessoas o que estaria por vir.
Já Tom Brady passou alguns maus bocados nas primeiras semanas |
A partir da semana 2, as coisas melhoraram para o Buccaneers. Na segunda rodada, vitória sobre o Carolina Panthers por 31 a 17. No jogo seguinte, outro triunfo, agora sobre o Denver Broncos, por 28 a 10. O jogo da semana 4, contra o Los Angeles Chargers, marcou a primeira grande virada da franquia, que perdia por 24 a 14 no intervalo, e virou para 38 a 31, com direito a uma interceptação decisiva em Justin Herbert nos minutos finais.
Voltando agora para o Chiefs, se na semana 1, Patrick Mahomes e companhia tiveram tranquilidade, no jogo seguinte, não foi bem assim. O time sofreu para bater o Chargers, na estreia do quarterback Justin Herbert como profissional, em que ele foi tão bem que, por um momento, parecia que Kansas City sofreria a primeira derrota. Mas o triunfo veio, na prorrogação, pelo placar de 23 a 20, depois de uma importante recuperação no placar no último quarto. Pela semana 3, novamente o Chiefs entrou em campo no horário nobre, e venceu sem sustos o Baltimore Ravens, por 34 a 20. A franquia atual campeã do Super Bowl foi uma das primeiras a serem afetadas com mudanças atípicas no calendário por causa da Covid-19, e na semana 4, jogou contra o New England Patriots em uma segunda-feira, em horário diferente do Monday Night Football, após o teste positivo no quarterback Cam Newton. Apesar de a equipe treinada por Bill Bellichick ter dado um trabalho contra o forte ataque de Kansas City, o Chiefs venceu por 26 a 10, no momento em que a defesa anulou o reserva Brian Hoyer, que substituiu Newton naquele dia.
A sequência da temporada até o primeiro duelo entre Chiefs e Buccaneers
Na semana 5, Chiefs e Buccaneers viviam uma boa fase. Enquanto Kansas City era um dos invictos de 2020, Tampa tinha 3-1, uma campanha relativamente boa, principalmente se compararmos com os anos anteriores. Porém, na quinta rodada, ambos perderam. O Buccaneers foi derrotado pelo Chicago Bears, enquanto o Chiefs sofreu sua primeira derrota, para o Las Vegas Raiders. Pela semana 6, Tom Brady enfrentou Aaron Rodgers pela primeira vez como um jogador do Buccaneers. O que o Green Bay Packers não esperava era uma impressionante derrota por 38 a 10. Na mesma rodada, o Chiefs teve outro jogo difícil, mas venceu o Buffalo Bills por 26 a 17.
Pela sétima rodada, o Buccaneers teve outra vitória expressiva, sobre o Las Vegas Raiders por 45 a 20, mas passou por um jogo duro contra o New York Giants, apesar da vitória por 25 a 23. O favoritismo de Tampa dentro da NFC passou a diminuir a partir da semana 9, em que Tom Brady lançou três interceptações na derrota para o New Orleans Saints por 38 a 3. Nestas mesmas semanas, o Chiefs só teve vitórias, duas delas mais tranquilas, como os 43 a 16 no Denver Broncos e os 35 a 9 no New York Jets. Já contra o Carolina Panthers, um pouco mais difícil, por 33 a 31.
Enquanto a semana 10 foi de folga para Kansas City, a equipe de Tampa voltou a vencer após o tombo contra o Saints, e derrotou o Panthers por 46 a 23 – neste jogo, Brady lançou para três touchdowns e correu para mais um. Uma semana depois, o Chiefs vingou a derrota sofrida para o Raiders há algumas rodadas, e venceu por 35 a 31. Nesta mesma rodada, o Bucs sofreu mais um revés. 27 a 24 para o Los Angeles Rams.
Patrick Mahomes e Tom Brady já se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada um |
Até chegarmos na semana 12. Quis o destino que os agora postulantes ao Super Bowl LV se enfrentassem na temporada regular. Não é comum isso acontecer, até porque um time de uma conferência enfrenta o da outra conferência uma vez a cada quatro anos. Se olharmos apenas pelo placar, 27 a 24 para o Chiefs, diremos que foi um duelo equilibrado. Mas a verdade é que, no primeiro período, houve domínio total de Kansas City, que vencia por 20 a 7. Patrick Mahomes estava em um dia inspirado, e passou para 462 jardas e três touchdowns. Houve uma reação do Buccaneers no final do jogo, e Tom Brady lançou ao todo para 345 jardas e três TDs, mas as duas interceptações custaram caro.
A arrancada final na temporada regular
Depois da semana 12, o Buccaneers não perdeu mais em 2020. A equipe derrotou o Minnesota Vikings, duas vezes o Atlanta Falcons e, na semana 16, o triunfo por 47 a 7 sobre o Detroit Lions, deu à franquia de Tampa o retorno aos Playoffs, o que não acontecia desde 2007. Enquanto isso, o Chiefs manteve sua sequência de vitórias até garantir a primeira posição geral da Conferência Americana, a AFC. As vítimas foram, Denver Broncos, Miami Dolphins, New Orleans Saints e Atlanta Falcons. É verdade que na semana 17 o Chiefs perdeu para o Los Angeles Chargers, mas usou diversos reservas em campo.
Decisões nos Playoffs
Por ter sido o quinto melhor da NFC, o Tampa Bay Buccaneers chegou à pós-temporada como um dos times do Wildcard, tendo que jogar sempre fora de casa. Na primeira fase do mata-mata, o time foi até a capital dos Estados Unidos para enfrentar o Washington Football Team. A vitória foi mais sofrida que o esperado, por 31 a 23. O adversário seguinte: New Orleans Saints, justamente a equipe que havia vencido Tampa duas vezes na temporada regular. Uma grande atuação defensiva deu ao time a vantagem que precisavam no último quarto, e o Buccaneers venceu por 30 a 20, no duelo que possivelmente pode ter sido o último da carreira de Drew Brees.
Após duas derrotas para o Saints na temporada regular, Buccaneers eliminou os rivais nos Playoffs |
O último passo até o Super Bowl seria na gelada Green Bay, em outro duelo contra o Packers. Desta vez, também dramático, pois após o time abrir 28 a 10, com direito a uma atuação de destaque de Tom Brady, a vantagem foi se esvaindo aos poucos, pois Brady lançou três interceptações. Apesar disso, novamente a defesa apareceu bem, e impediu Aaron Rodgers e companhia de uma virada. No final, o Buccaneers garantiu sua classificação ao Super Bowl com vitória por 31 a 26, retornando à decisão da NFL depois de 18 anos.
A caminhada do Chiefs na pós-temporada foi um pouco menor. Como melhor time da AFC, a equipe de Kansas City foi a única da conferência que não passou pelo Wildcard (lembrando que em 2020/21, o número de vagas aos Playoffs passou a ser de sete times por conferência). No Divisional Round, o time recebeu o Cleveland Browns. e vencia com tranquilidade até que Patrick Mahomes sofreu uma concussão e deixou o campo. O Browns apertou e o jogo ficou por uma posse de bola, mas a defesa e, no final do jogo, o quarterback reserva Chad Henne, seguraram Cleveland e evitaram a zebra, em vitória por 22 a 17.
Chiefs bateu Browns e Bills na pós-temporada |
Novamente o Buffalo Bills estava no caminho do Chiefs na final da conferência. Desta vez, se esperava um duelo até mais difícil do que o realizado na temporada regular, mas não foi o que aconteceu. Após sair perdendo por 9 a 0, mas virou o jogo ainda no primeiro tempo, e, apesar do susto inicial, não correu perigo. Mahomes já estava de volta e foi nome importante na vitória por 38 a 24, para colocar a franquia de Kansas City no Super Bowl pela segunda vez consecutiva, e para tentar o terceiro título de sua história.
Programe-se para o Super Bowl LV
A decisão da NFL será neste domingo, 7 de fevereiro, às 20h30, com transmissão da ESPN para todo o Brasil. O jogo também pode ser visto por assinantes do Game Pass, o serviço de pay-per-view da liga. Além disso, o Left Tackle Brasil fará sua tradicional cobertura do confronto em nossas redes sociais, seja no Twitter, no Facebook e Instagram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário