Jogadores trocarão de camisa em 2021 (foto: Paul Sancya/AP) |
Na calada da noite de sábado nos Estados Unidos, ou nos primeiros minutos da madrugada de domingo, 31 de janeiro, no Brasil, o Detroit Lions e o Los Angeles Rams confirmaram uma troca que agita completamente o mercado antes mesmo do fim da atual temporada da NFL. Os dois times fizeram uma movimentação de grande impacto, envolvendo também os seus quarterbacks. Matthew Stafford, que na semana anterior havia pedido para sair de Detroit, agora vai para Los Angeles. Já Jared Goff, que desde 2016 era o titular do Rams, desembarcará no estado de Michigan para jogar pelo Lions.
Mas esta troca em questão não é apenas entre os quarterbacks, e impacta diretamente no futuro de ambas as franquias. Além de receber Jared Goff, o Lions ganhará uma escolha de terceira rodada do Draft de 2021, e as escolhas de primeira rodada dos Drafts de 2022 e 2023. A movimentação só será oficializada quando começar a Free Agency, a partir de 17 de março.
Segundo o repórter Ian Rapoport, o Detroit Lions recebeu seis ofertas por Matthew Stafford, que tem 32 anos e desde 2009 era o QB titular da franquia. A opção de escolher a proposta do Rams se deu porque o atual contrato de Jared Goff com o time está por terminar, e assim ficaria mais fácil de fazer uma renovação de acordo com o que há de verba disponível em seu teto salarial.
Analisando a troca friamente, para o Lions, o time não tem muito a perder. Stafford fez história na franquia, e se consolidou como o melhor que já jogou como QB da equipe em todos os tempos, sendo o líder em jardas lançadas (41.025), em porcentagem de passes completos (62,48%) e em passes para touchdown (256). Porém, o camisa 9 resolveu deixar o time diante das constantes mudanças de técnico e general manager, além de contratações ruins que fizeram a franquia ficar sempre mais distante da briga por Playoffs. Para o futuro de Detroit com Jared Goff, significa uma importante renovação, já que o time também contratou um novo treinador, Dan Campbell, e um novo coordenador ofensivo, Anthony Lynn, ex-treinador do Los Angeles Chargers.
Já a situação do Rams é o oposto disso. Na temporada 2020/21, o time foi até o Divisional Round, mas há anos têm feito movimentações com o objetivo de ir além e vencer o Super Bowl através da contratação de veteranos de grande impacto. O time está com o técnico Sean McVay desde 2017, e ele é um dos melhores treinadores da NFL na atualidade. A franquia de Los Angeles já foi a um Super Bowl neste período, e perdeu para o New England Patriots após uma atuação decepcionante. O problema em adquirir Stafford nem é só pelo fato de ter 12 anos de carreira na NFL, mas sim pelo fato de o Rams comprometer duas escolhas de primeira rodada no Draft para um QB que não é jovem. E isso também complica para o futuro da equipe. Inclusive, desde 2016, justamente quando o Rams escolheu Jared Goff, que a franquia não tem uma escolha de primeira rodada no Draft. E em 2021, sua primeira escolha já está há tempos com o Jacksonville Jaguars, pois o time a usou para ter o cornerback Jalen Ramsey. O problema nem é trocar a escolha de primeira rodada, mas sim fazer deste artifício tantas vezes e possivelmente prejudicar os seus próximos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário