Field goal perdido por Cody Parkey no último lance confirmou a vitória do Philadelphia Eagles |
O primeiro final de semana de janeiro traz novos rumos no universo da NFL com a rodada de Wildcard, a primeira fase dos Playoffs. Oito times entraram em campo neste sábado (5) e domingo (6). Quatro deles, derrotados, deixam a competição, enquanto os quatro vencedores enfrentam as quatro equipes de melhores campanhas na NFC e AFC na próxima semana.
Abaixo, você vai ter um resumo de como foram estes confrontos, bem como ver como fica o Divisional Playoffs, a fase seguinte da pós-temporada, com as semifinais das conferências.
Colts domina, e derruba Texans na abertura do Wildcard
Andrew Luck encaminha classificação do Colts |
Os Playoffs começaram no sábado (5) com o único duelo do Wildcard envolvendo rivais de divisão, a AFC Sul. Tanto Houston Texans quanto Indianapolis Colts tiveram um início de ano sofrível, mas conseguiram alcançar a pós-temporada com grande recuperação.
E por falar em recuperação, o Colts teve sua superação provada mais uma vez. Após começar a temporada com uma vitória e cinco derrotas, o time superou o Houston Texans por 21 a 7, em grande jogo do quarterback Andrew Luck. Ele teve 222 jardas lançadas e dois passes para touchdown, além de uma interceptação.
O ataque de Indianapolis começou com tudo, com dois touchdowns no primeiro quarto, em recepção do tight end Eric Ebron e em corrida do running back Marlon Mack. No segundo período, a vantagem ainda foi ampliada com um TD em passe de Luck para Dontrelle Inman. Enquanto isso, o Texans não conseguia reagir. O QB Deshaun Watson, que estreava em Playoffs na carreira, teve muitas dificuldades em campo, e o único touchdown que lançou (para o wide receiver Keke Coutee) já foi no terceiro período.
O primeiro touchdown do jogo foi em passe de Andrew Luck para Eric Ebron. pic.twitter.com/YvsVi4bQbJ— Left Tackle Brasil (@LeftTackleBR) 6 de janeiro de 2019
Como foi o sexto colocado da AFC, o Colts volta à campo no próximo sábado, e duela contra o Kansas City Chiefs (melhor time da conferência).
Cowboys resiste à pressão e bate Seahwks
Virada no segundo tempo confirmou a classificação do Dallas Cowboys de Dak Prescott |
Na segunda partida do dia, o Dallas Cowboys levou a melhor jogando em casa, e venceu o Seattle Seahawks por 24 a 22. Foi a única vitória de um time mandante nesta primeira fase da pós-temporada. Com o resultado, o Cowboys enfrenta o Los Angeles Rams no próximo sábado, às 23h15.
O começo do jogo foi bastante travado, com as defesas tendo maior destaque na partida. Chamou também a atenção a grave lesão sofrida pelo wide receiver Allen Hurns, que quebrou a perna esquerda em uma jogada - ele só volta na próxima pré-temporada. Até o final do primeiro tempo, somente field goals haviam sido marcados (estava 6 a 3 para Seattle), até que o quarterback Dak Prescott (226 jardas, 1 touchdown e 1 interceptação) conectou passe para Michael Gallup anotar o primeiro touchdown da partida, que dava a vantagem ao Cowboys.
Pelo início da segunda etapa, a equipe de Seattle passou a conviver com o drama de jogar sem kicker. Sebastian Janikowski, que havia marcado os seis primeiros pontos do jogo, se machucou e não voltou mais para a partida. O quarterback Russell Wilson garantiu a virada com um touchdown, e a conversão de dois pontos deixou o Seahawks vencendo por 14 a 10.
Quando começou o último quarto, o Cowboys reagiu, e passou a controlar o placar. Dak Prescott e o running back Ezekiel Elliott correram para um touchdown cada, deixando o jogo em duas posses de bola. O Seahawks ainda tentou reagir, com um TD em passe de Russell Wilson para JD McKissic, e outra conversão de dois pontos bem sucedida, mas o onside kick chutado com muita força pelo punter Michael Dickson tirou as chances de uma virada.
Esta jogada de Dak Prescott foi sensacional! Uma das grandes jogadas deste final de semana nos Playoffs. pic.twitter.com/m5lTwwgLOE— Left Tackle Brasil (@LeftTackleBR) January 7, 2019
Chargers controla o jogo e supera Ravens
Melvin Gordon correu para um touchdown para o Chargers no último quarto |
Foi um confronto bastante defensivo, mas desde o início, foi o Chargers quem dominava no placar. Apesar da atuação discreta do quarterback Philip Rivers (160 jardas e nenhum touchdown), a equipe chegou quatro vezes no campo de ataque no primeiro tempo, e pontuou em todas elas com field goals do kicker Michael Badgley.
A defesa do Ravens não sofreu touchdowns nos dois primeiros períodos, e garantia que o jogo ficasse parelho. Porém, o ataque comandado pelo QB Lamar Jackson estava sofrível. Ele lançou dois passes completos na primeira etapa, e ainda havia sofrido uma interceptação e dois fumbles. Houve nas redes sociais quem pedia a volta de Joe Flacco para a posição - ele perdeu a titularidade após 11 temporadas de serviços prestados na franquia.
Na volta dos vestiários, Los Angeles vencia por 12 a 0, e o Ravens manteve Lamar Jackson como titular. Ele começou a melhorar nos seus passes, e colocou seu time no ataque pela primeira vez, permitindo ao kicker Justin Tucker acertar um field goal.
Durante os minutos finais, o running back Melvin Gordon marcou o primeiro touchdown do Chargers no jogo, com a conversão de dois pontos garantida. Na sequência, outro field goal de Badgley deixou a equipe com uma vantagem de 23 a 3. Deste ponto em diante, o Ravens tentou reagir, com dois passes para TD de Lamar Jackson, mas quando o jogo estava em uma posse de bola, ele sofreu fumble - no turnover derradeiro para o fim do jogo.
Foi com Melvin Gordon que saiu o único touchdown do Los Angeles Chargers contra o Baltimore Ravens. O TD foi crucial para a vitória de LAC por 23 a 17. pic.twitter.com/CMqLDXAxT0— Left Tackle Brasil (@LeftTackleBR) 6 de janeiro de 2019
O Chargers enfrenta no próximo domingo o New England Patriots, às 16h05.
Eagles vira no último minuto, e conta com FG perdido para garantir a vitória
Nick Foles foi destaque importante para confirmar a classificação do Philadelphia Eagles |
Os três duelos anteriores dos Playoffs não foram tão emocionantes. Coube a Chicago Bears e Philadelphia Eagles protagonizarem a melhor partida, justo no último confronto do Wildcard. Em campo, o Eagles levou a melhor, vencendo de forma dramática por 16 a 15 com touchdown no último minuto, e com o field goal perdido pelo Bears no último lance. O quarterback Nick Foles teve mais um capítulo de seu conto de fadas, passou para 266 jardas, dois touchdowns e duas interceptações.
Este jogo também começou bastante defensivo. No primeiro tempo, o Eagles pontuou com um field goal, e o Bears com outros dois chutes. A defesa de Chicago estava jogando muito bem, com duas interceptações sobre Foles.
Com o placar em 6 a 3, havia a expectativa para um segundo tempo emocionante. E foi. O Eagles retomou a vantagem com um touchdown lançado por Nick Foles para o tight end Dallas Goedert, ainda no terceiro período. O Bears voltou a assumir a liderança no placar com um field goal de Cody Parkey (guardem este nome) e com um touchdown em passe do QB Mitchell Trubisky para Allen Robinson. Como a conversão de dois pontos não deu certo, o jogo ficou 15 a 10 para Chicago.
Somente um touchdown daria a virada ao Eagles nos minutos finais. E Nick Foles, mais uma vez, foi protagonizando grandes passes, levando seu time ao ataque. O Eagles chegou na linha de duas jardas, mas não conseguia anotar o TD. Até que na quarta descida, Foles passou para o wide receiver Golden Tate na endzone. Teve virada faltando 1:01 para o fim do jogo, com a vantagem em apenas um ponto, devido a conversão de dois pontos sem sucesso.
Passe de Nick Foles para Golden Tate em uma quarta descida. O Eagles vira o jogo no finalzinho! pic.twitter.com/7qkV2QkDso— Left Tackle Brasil (@LeftTackleBR) 7 de janeiro de 2019
O Bears precisava atravessar o campo, e acertar um field goal. Mitchell Trubisky levou o time até a linha de 25 jardas no campo de ataque, de maneira incrível. Mas era necessário acertar o chute. Cody Parkey se posicionou para a tentativa... e errou! A bola teve um leve desvio no momento da tentativa, e bateu em duas traves antes de cair no chão sem garantir os pontos. O Philadelphia Eagles venceu por 16 a 15, e agora vai enfrentar o New Orleans Saints na próxima fase.
O Cody Parkey estava a um field goal para classificar o Bears para a semifinal da NFC. Ele errou! pic.twitter.com/qtpBCg1w0Z— Left Tackle Brasil (@LeftTackleBR) 7 de janeiro de 2019
Semifinais da conferência serão na semana que vem
No próximo sábado (12) e domingo (13) ocorre o Divisional Playoffs, a fase semifinal das conferências. Os vencedores do Wildcard jogam contra os dois melhores da AFC e da NFC, completando oito times que ainda tentam a vaga ao Super Bowl LIII. Veja abaixo o calendário com as próximas partidas - todas com transmissão da ESPN para o Brasil.
Resultados do Wildcard
Houston Texans 7x21 Indianapolis Colts
Dallas Cowboys 24x22 Seattle Seahawks
Baltimore Ravens 17x23 Los Angeles Chargers
Chicago Bears 15x16 Philadelphia Eagles
Semifinais de conferência
Sábado, 12/1
19h35 - Kansas City Chiefs x Indianapolis Colts
23h15 - Los Angeles Rams x Dallas Cowboys
Domingo, 13/1
16h05 - New England Patriots x Los Angeles Chargers
19h40 - New Orleans Saints x Philadelphia Eagles
Nenhum comentário:
Postar um comentário