No domingo à tarde, Matt Ryan (E) e Drew Brees farão um acirrado jogo - que pode valer a NFC Sul |
Chegamos à penúltima rodada da temporada regular da NFL. Neste feriadão de Natal, todos os 32 times entram em campo, neste estágio final da primeira fase da competição. Das 16 partidas realizadas no sábado, domingo e segunda-feira, em 13 delas contam com pelo menos um time brigando por uma vaga aos playoffs, ou já classificado à pós-temporada tentando uma posição melhor, para ter mais jogos como mandante em janeiro.
Neste guia pré-rodada, desta vez será mais abrangente, e vamos oferecer um resumo de cada duelo que ainda vale algo importante, independente deste ser ou não transmitido para o Brasil (nestes estará indicado o canal que irá exibir). Não serão inclusos aqui os jogos entre Chicago Bears (4-10) e Cleveland Browns (0-14), Washington Redskins (6-8) contra Denver Broncos (5-9), e Arizona Cardinals (6-8) versus New York Giants (2-12), pois todos estes times já estão eliminados.
Sábado, 23/12
Baltimore Ravens (8-6) x Indianapolis Colts (3-11) - 19h30 - ESPN
O primeiro jogo da semana será entre Ravens e Colts. Somente para a equipe de Baltimore a partida vale. No momento, o Ravens de Joe Flacco estaria fora da zona de classificação aos playoffs, mas tem 8-6, assim como Buffalo Bills e Tennessee Titans, que também brigam por Wildcard. Uma vitória sobre o já eliminado Indianapolis Colts deixará os corvos ainda com chances de ir à pós-temporada.
Green Bay Packers (7-7) x Minnesota Vikings (11-3) - 23h30 - ESPN
Apesar de ser num sábado, este confronto é o Sunday Night Football - que é a "marca" da NBC com suas transmissões de horário nobre. O Packers já está eliminado, e não terá mais Aaron Rodgers como QB titular. A franquia o preservou colocando de volta na injury reserve, justamente por não haver mais chances de playoffs. Já Minnesota está garantido como campeão da NFC Norte, mas uma vitória deixa a equipe viva para encerrar a temporada com a melhor campanha da Conferência Nacional - permitindo jogar todos os mata-matas em casa, incluindo o Super Bowl, que será na casa do Vikings.
Domingo, 24/12
Carolina Panthers (10-4) x Tampa Bay Buccaneers (4-10) - 16h
O jogo vale apenas para o Carolina Panthers, pois o Bucs já está fora da disputa. O Panthers tem a quinta melhor campanha geral da NFC, e estaria indo aos playoffs neste momento. Mas sua divisão, a NFC Sul, está acirradíssima, e uma vitória garante o time pelo menos no Wildcard, e ainda mantém Carolina brigando pelo título divisional. Uma derrota, porém, pode complicar o time para avançar.
Cincinnati Bengals (5-9) x Detroit Lions (8-6) - 16h
Já eliminado, o Bengals jogará em casa para cumprir tabela. O Detroit Lions, porém, continua na briga pelo Wildcard. Se vencer, e Atlanta Falcons e Carolina Panthers perderem, o time de Matthew Stafford continua na disputa - deixando a semana 17 acirradíssima. Se o Lions perder, somada a uma vitória de Atlanta, acaba a temporada para os azuis de Michigan.
Kansas City Chiefs (8-6) x Miami Dolphins (6-8) - 16h
Matematicamente, o Miami Dolphins ainda tem alguma chance de classificação. Mas para isso, precisa fazer sua parte e vencer o Kansas City Chiefs, que depois de ter um início avassalador, e uma metade final dramática, está a uma vitória de garantir o título da AFC Oeste.
New England Patriots (11-3) x Buffalo Bills (8-6) - 16h
Com o nono título consecutivo da AFC Leste já assegurado, o Patriots enfrenta um rival de divisão pensando agora na primeira posição geral da Conferência Americana. E para isso, precisa vencer para depender apenas de suas forças pelo lugar de honra. Porém, o Buffalo Bills está mais motivado do que nunca. No momento, o time tem a sexta vaga do Wildcard, e quer a vitória para ficar próximo de voltar aos playoffs. Dos 32 times da NFL, é o Bills quem está há mais tempo fora da pós-temporada. A última vez que isso aconteceu foi em 1999.
New Orleans Saints (10-4) x Atlanta Falcons (9-5) - 16h - ESPN
Este duelo entre rivais da NFC Sul é o grande jogo da rodada, apesar de não ser em horário nobre. Quem vencer, termina a semana 16 como líder da divisão, e com sua ida aos playoffs praticamente assegurada. No momento, o Saints está na ponta e o Falcons é o terceiro (tem o Panthers em segundo também com 10-4), mas caso Atlanta vença a partida, assume na frente, igualando em 10-5 com New Orleans, mas levando a vantagem por ter vencido os dois confrontos diretos. Para o Saints, a vitória já garante pelo menos o Wildcard.
New York Jets (5-9) x Los Angeles Chargers (7-7) - 16h
A equipe do New York Jets já pensa em 2018. Mas o Chargers ainda está vivo na disputa, apesar de a derrota na semana passada ter reduzido muito as chances de classificação. Los Angeles precisa vencer seus dois últimos jogos, e depender de duas derrotas do Kansas City Chiefs para levar a AFC Oeste, ou então precisar secar Buffalo Bills, Baltimore Ravens ou Tennessee Titans, e tentar avançar via repescagem.
Tennessee Titans (8-6) x Los Angeles Rams (10-4) - 16h - ESPN+
Este jogo, que outrora foi um Super Bowl lá no ano 2000 (temporada de 1999), é decisivo para os dois times. Quem vive melhor momento é o Los Angeles Rams, que está a uma vitória de confirmar o título da NFC Oeste, e retornar aos playoffs depois de 13 anos. Enquanto isso, o Tennessee Titans vive uma situação mais dramática. A divisão Sul da AFC ainda pode ser conquistada, mas a franquia não depende mais só de si. Enquanto isso, existem dois times brigando por Wildcard na AFC com campanha idêntica - sem esquecer o Chargers, com uma vitória a menos. Em caso de derrota do Titans, as chances de estar de férias em janeiro aumentam consideravelmente.
San Francisco 49ers (4-10) x Jacksonville Jaguars (10-4) - 19h05 - ESPN Extra
Os torcedores do 49ers estão empolgados com Jimmy Garoppolo como quarterback titular, que está invicto com 3-0 desde que assumiu o time em campo. Mas quanto a 2017, a franquia cinco vezes vencedora do Super Bowl já não tem mais o que fazer. Do outro lado, o Jaguars está mais empolgado do que nunca. Já classificado aos playoffs, uma vitória confirma o título da AFC Sul, e a garantia de jogar uma partida em casa. Além disso, se Pittsburgh Steelers ou New England Patriots perderem, somada a uma vitória de Jacksonville, a franquia da Flórida sobe na AFC, e entraria de vez na briga para ter uma rodada de folga na pós-temporada. No que depender de Sacksonville, esta possibilidade é bem provável.
Dallas Cowboys (8-6) x Seattle Seahawks (8-6) - 19h25 - ESPN
Este é um dos últimos jogos da véspera de Natal, e dá para se dizer que é um playoff antecipado. Quem perder, dá adeus à temporada. Já para quem levar a melhor, o sonho de jogar em janeiro ainda continua, apesar de Cowboys e Seahawks estarem em uma briga acirrada pelo Wildcard junto com Detroit Lions e Atlanta Falcons. Para Dallas, será a volta de Ezekiel Elliott aos gramados, após cumprir seis jogos de suspensão.
Segunda-feira, 25/12
Houston Texans (4-10) x Pittsburgh Steelers (11-3) - 19h30 - ESPN+
Por ser o feriado de Natal, a NFL permitiu um jogo vespertino na segunda-feira (será às 15h30 pelo horário local). O Houston Texans implodiu quando DeShaun Watson rompeu os ligamentos do joelho, e a franquia já está eliminada há algum tempo. Mas o Pittsburgh Steelers está classificado, e precisa da vitória para seguir sonhando com o primeiro lugar geral da AFC (que no momento é do New England Patriots), e também para evitar cair na classificação para o Jacksonville Jaguars.
Philadelphia Eagles (12-2) x Oakland Raiders (6-8) - 23h30 - ESPN
O último Monday Night Football de 2017 pode ser bem interessante. Para o Oakland Raiders, é tudo ou nada, apesar de as chances de classificação beirarem a escassez, a equipe pode ir à campo já eliminada, dependendo do que acontecer nos outros jogos. Melhor time da NFL no ano, o Philadelphia Eagles já se mostrou que há vida na franquia mesmo sem Carson Wentz. Nick Foles comandou bem a equipe na semana passada, e Philadelphia segue na briga pela primeira posição geral da NFC. Se o Eagles vencer, já garante o lugar de honra na Conferência Nacional.
Que venha a rodada, e as decisões neste estágio final da NFL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário